Mercado B2B

Qual é o papel da manutenção na transformação da indústria 4.0?

A tecnologia e a robótica têm se tornado uma tendência em todos os setores.  No ramo industrial não é diferente. Atualmente, está ocorrendo uma automatização de todos os processos de produção, que vem sendo tratada como uma nova revolução.

Na manutenção, especificamente, a denominada nova Revolução Industrial vem se fazendo muito presente, promovendo diversos ganhos e operando uma verdadeira transformação no setor fabril.

Ficou interessado em saber mais sobre o papel da manutenção na denominada indústria 4.0? Então este post é para você. Continue a leitura e confira!

Você sabe o que é a indústria 4.0?

Muito se ouve falar em indústria 4.0 como um conjunto de inovações e transformações no ramo de fábricas e usinas, mas poucas pessoas sabem realmente do que se trata esse conceito.

A princípio, deve-se salientar que esse nome representa a quarta revolução industrial, que é caracterizada pelos processos de digitalização de máquinas, inteligência artificial, robotização e conectividade.

Em uma análise mais direta, a indústria 4.0 pode ser entendida como uma nova maneira de pensar os processos de produção, manutenção e organização dentro das fábricas.

Nessa configuração, a tecnologia é utilizada como uma aliada fundamental, em que se investe na digitalização de máquinas, acesso a banco de dados eletrônicos e conectividade de aparelhos, permitindo um compartilhamento constante de informações.

Como vantagens desse novo conceito industrial, podemos verificar uma maior autonomia do maquinário presente nas usinas e melhora do embasamento para que os gestores tomem decisões. Por consequência, verifica-se o aumento exponencial da produtividade, a redução nos custos de operações e  atenuação dos riscos existentes.

Quais foram as mudanças que a quarta revolução industrial já proporcionou?

O conceito da indústria 4.0 remete ao grande momento histórico da Revolução Industrial. Esse acontecimento foi um marco na existência da humanidade, pois promoveu a mudança das pessoas do campo para a cidade, além da alteração do principal pilar da economia, que passou a ser as fábricas em detrimento das plantações rurais.

Ouvir quarta revolução industrial pode causar algum tipo de estranheza, pois, para alguns, todas as mudanças possíveis já teriam acontecido. No entanto, o que se verifica nesse novo processo de industrialização são significativas transformações em todos os processos de produção e manutenção. Os principais pontos característicos da quarta revolução industrial são a união da tecnologia, conectividade e velocidade.

Tais pontos causaram impactos em todo o empreendimento, desde a atuação dos líderes e gestores até os clientes, que se tornaram mais exigente em relação à qualidade dos produtos e serviços e em relação à agilidade no recebimento desses produtos.

Dentre outras mudanças que esse fato já proporcionou no universo industrial e na sociedade como um todo podemos destacar:

  • aumento da produtividade;
  • agilidade no atendimento;
  • melhorias no aproveitamento e priorização do tempo de trabalhadores;
  • redução de custos e riscos aos funcionários, dentre outras.

É necessário ressaltar, no entanto, que essas mudanças no modo de operação das fábricas, como já era previsto, tem causado uma redução na quantidade de trabalhadores nas empresas.

A robótica e a inteligência artificial tendem a diminuir cada vez mais a necessidade do trabalho de esforço físico e promover mais trabalhos com mão-de-obra qualificada.

Qual o papel da manutenção na transformação da indústria 4.0?

A indústria 4.0 na manutenção aparece com grande destaque e apresenta renovações significativas, que têm causado impactos positivos em todo o setor produtivo.

A manutenção, em suma, consiste no processo de correção de falhas ou quebras de maquinário ou de processos. Essa ação pode ser dividida em três estratégias básicas, que serão seguidas de acordo com a providência que necessita ser tomada:

  • manutenção preventiva: procedimento prévio e programado que visa evitar que falhas aconteçam;
  • manutenção corretiva: posterior a um defeito apresentado. Tem por objetivo a correção do erro;
  • manutenção preditiva: tem por característica específica a constatação de falhas anteriormente à ocorrência delas.

Graças à indústria 4.0, os gestores podem aplicar a manutenção preditiva em suas máquinas, sensores e peças. Essa estratégia é a mais indicada, porque ele dá a possibilidade de constatar por completo as condições dos itens que formam o maquinário e verificar facilmente as condições que estes apresentam.

Dessa maneira, caso seja necessário algum reparo, será prontamente realizado. Essa ação prolonga a vida útil da máquina, prolonga o desenvolvimento da sua produtividade e reduz riscos de acidentes com colaboradores.

A característica principal da indústria 4.0 na manutenção é, portanto, a criação de sistemas robotizados, conectados a sistemas integrados e que utilizam a inteligência artificial.

Assim como todo o sistema produtivo, a necessidade de reparos será controlada eletronicamente e permite-se que softwares de comando monitorem a situação de cada peça que compõe o conjunto de máquinas da empresa.

Esse complexo integrado possibilita a detecção de falhas e a necessidade de reparação de algum insumo, que possa prejudicar o processo de produção ou mesmo apresente risco aos trabalhadores. Na prática, esse modelo otimiza ao máximo a manutenção preditiva. Há redução de falhas e prevenção de estragos maiores.

Muitas vezes, inclusive, a manutenção é realizada sem a necessidade de ação humana. A própria inteligência artificial providencia o tipo de correção de que o artefato necessita.

Como as mudanças na manutenção beneficiam as indústrias?

Os aspectos positivos da indústria 4.0 na manutenção são facilmente perceptíveis. Os empresários poderão acompanhar por meio de um sistema tecnológico integrado todo o funcionamento de suas máquinas e processos de produção.

Isso auxiliará na identificação de problemas de modo rápido e efetivo, além de prevenir qualquer tipo de ocorrência que possa prejudicar a integridade física dos colaboradores que operam máquinas. Consequentemente, aumenta-se consideravelmente a produtividade, potencializando também os lucros.

Imagine, por exemplo, que uma peça precisa de lubrificação e isso não pode ser visto a olho nu. Rapidamente um software integrado alertaria os responsáveis por esse reparo e este seria prontamente realizado. É a inteligência artificial sendo utilizada como fator determinante ao sucesso de uma empresa.

Portanto, a indústria 4.0 na manutenção passou por expressivas mudanças decorrentes da quarta Revolução Industrial. Juntamente com os processos produtivos, a reparação de máquinas também passa a ser utilizada com a tecnologia e a inteligência artificial.

Esse fato traz incontáveis benefícios às empresas, já que potencializa a produtividade e os lucros e previne desmantelos que podem gerar riscos aos funcionários e prejuízos variados.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a indústria 4.0 e as transformações verificadas na manutenção do maquinário das fábricas? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos tão interessantes quanto este!

Você também vai gostar

5 Comentários

  1. Olá, gostaria apenas de agradecer ao pessoal do Inovação Industrial pelos e-books que me enviam. Estou trabalhando em meu TCC cujo tema é a Indústria 4.0, estes conteúdos estão sendo de grande ajuda.
    Muito obrigado, Abraços !!!

    1. Olá André,

      Ficamos felizes em colaborar com o seu projeto! Muito obrigado pelo seu feedback!

      Boa sorte no TCC!

  2. Excelente material disponibilizado. Sou professor de Produção para administradores e tenho usado o material como material de atividades em sala de aula.
    Obrigado por compartilhar.

    1. Olá Silvio,

      muito obrigado pelo seu feedback!

  3. Tão de parabéns

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Mercado B2B

×
0 %