Estratégias de Custos

Logística agroindustrial: como ter um fornecedor parceiro pode impactar na sua produtividade

Manter uma boa logística agroindustrial é fundamental para que os calendários do campo sejam cumpridos. Porém, em um país de dimensões continentais, onde 75% das cargas transportadas utilizam o modal rodoviário, nem sempre isso é fácil. Especialmente para o agro, que fica, normalmente, em regiões mais afastadas e de difícil acesso. Outro ponto que torna a logística ainda mais delicada é a dependência de insumos importados. Em 2020, isso custou, inclusive, a safra de alguns produtores.

Por outro lado, existem parceiros nacionais qualificados e que conseguem oferecer maior previsibilidade à logística agroindustrial. A PETRONAS Lubricants Internacional é um bom exemplo. Com centros de distribuição espalhados pelo Brasil, conta com transporte de lubrificantes em caminhões traçados. Isso garante que os produtos necessários para o trabalho com as máquinas chegue, mesmo em épocas de chuvas, onde as estradas ficam em péssimas condições.

Porém, a confiabilidade na entrega é apenas uma das formas pelas quais a logística agroindustrial se beneficia. Para entender quais as outras, conversamos com o  gerente comercial da PETRONAS, Frederico Figueira. Na entrevista que você lerá a seguir, ele comenta sobre a importância de contar com fornecedores nacionais para aumentar a produtividade do campo. Acompanhe!

Logística agroindustrial: os desafios de manter o abastecimento no campo

De acordo com o especialista da PETRONAS, o fator climático é um grande desafio para a logística do agronegócio. Em estados como o Mato Grosso, o período de chuvas impede até mesmo que os caminhões com suprimentos acessem as fazendas. Por ser um setor que depende de condições favoráveis, tanto para o plantio quanto para a colheita, é preciso que o trabalho inicie assim que houver uma circunstância apropriada. Então, o cronograma não é fácil de ser seguido e isso tem impacto direto na produtividade.

Dessa forma, o abastecimento dos estoques fica à mercê dessas variações. “Não aproveitar essa janela de plantio, seja pela falta de insumos ou por conta da indisponibilidade das máquinas, significa perder quase um ano de trabalho. Ou seja, na hora em que houver chance, é preciso aproveitar o mais rápido possível”, pontua Frederico. Isso pode levar a outro problema que o agronegócio deve evitar: o excesso de estoque. “Ter muitos produtos na propriedade significa capital parado, maior complexidade na logística interna, além de aumentar as chances de perda por contaminação, em especial dos lubrificantes”, completa.

Ainda segundo o gerente comercial, esses são os principais motivos que tornam a logística agroindustrial tão delicada. Afinal, dela dependem todas as atividades do campo e, por isso, é tão importante contar com fornecedores que garantam as entregas. “Só depois que o produtor conseguir solucionar esse problema junto a um fornecedor, ele poderá aprimorar a gestão do campo. Existem muitos outros aspectos administrativos, de manutenção, de controle de estoque, que ainda precisam evoluir no Brasil. Porém, é difícil dedicar-se a isso quando o foco está em não perder a janela produtiva da safra”, finaliza.

 

Agricultura de Precisão

Produtividade no campo: como um fornecedor parceiro pode ajudar a aumentá-la

Máquina parada é sinônimo de perdas irreparáveis. Além daquilo que ela deixa de produzir, nem sempre os reparos são feitos imediatamente, visto que as grandes extensões da terra do agronegócio dificultam a logística da manutenção. Então, é imprescindível que os equipamentos estejam sempre disponíveis, com as rotinas de manutenção preventivas e preditivas em dia. Um fornecedor que ajuda a garantir que o ativo estará pronto para o trabalho quando necessário já está atuando, diretamente, no aumento da produtividade.

Entretanto, existem outros pontos, menos diretos, em que um parceiro atua em prol da produtividade do campo. Confira os 3 principais abaixo.

Treinamento

Muitos segmentos da indústria têm contado com a parceria de fornecedores de insumos na atualização do quadro de colaboradores. A PETRONAS ministra diversos cursos com os envolvidos nas rotinas de lubrificação, não apenas direta, como, também, indiretamente. É importante que todos tenham conhecimento acerca dos produtos utilizados. Por isso, os treinamentos englobam não apenas os profissionais de manutenção, mas os colaboradores que interagem diariamente com as máquinas e os responsáveis pela compra dos insumos e setor financeiro.

Dessa forma, há um alinhamento entre os setores que otimiza os trabalhos durante a safra. Os operadores aprendem a identificar problemas e realizar as rotinas diárias de cuidados. O setor de suprimentos, por sua vez, entende a necessidade de determinadas especificações técnicas e, assim, consegue pleitear as melhores opções com fornecedores. Enfim, com o compartilhamento de informações, todo o processo interno se torna mais ágil e coeso. O que acarreta, claro, no ganho de produtividade.

Assistência técnica

Para os produtores rurais, esse é um diferencial bastante atrativo. A assistência técnica da PETRONAS está disponível em todo o país e, em todas as regiões, há um especialista pronto para prestar atendimento e tirar dúvidas. Os profissionais atuam de forma a garantir o melhor custo-benefício para a fazenda, buscando identificar quais os insumos mais apropriados para cada caso. “Muitas vezes, não é necessário um produto premium ou de alta complexidade. Mas isso só é possível de identificar após um estudo do maquinário e dos objetivos que se espera atingir com a troca”, comenta Frederico.

A assistência técnica também desempenha outros papéis. Com esse serviço, pode-se fazer um mapeamento dos principais ativos e pontos de lubrificação mais delicados. Após, é traçado um plano adequado para suprir as necessidades do maquinário e feito o acompanhamento dos resultados. O objetivo é sempre otimizar o uso do fluido, fazendo com que a vida útil dele seja maior ― assim como a dos equipamentos.

Desenvolvimento e tecnologia

Em Contagem, em Minas Gerais, a PETRONAS tem instalado o seu Centro de Desenvolvimento e Pesquisa. No laboratório, engenheiros químicos, mecânicos e de produção, junto a outros profissionais, trabalham na criação e aperfeiçoamento de uma vasta linha de lubrificantes e graxas industriais.

Para os agricultores, contar com esse respaldo técnico é importante para encontrar soluções aos gargalos produtivos. “Muitas das máquinas são fabricadas em países frios, portanto, não estão totalmente de acordo com o ambiente brasileiro. A severidade do trabalho, aqui, também é maior, o que exige muito mais dos lubrificantes utilizados”, comenta Frederico.  Com base nos testes realizados, é possível trabalhar em soluções tailor-made, acompanhar análises comparativas e definir, com base em estudos, lubrificantes que estendam o intervalo de troca. Se os equipamentos operam por mais tempo, menos paradas são necessárias e, assim, a produtividade aumenta.

Case de sucesso: como o agronegócio ganhou performance com PETRONAS Hydraulic 68

Mesmo que a logística agroindustrial seja um entrave para o produtor, já existem opções nacionais que podem garantir a confiabilidade, tanto das entregas quanto dos insumos. Para conhecer o portfólio completo de soluções PETRONAS para o agronegócio, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em lubrificação.

 

Aproveite e cadastre-se na lista exclusiva Inovação Industrial no Telegram para ficar informado sobre o mercado nacional e as últimas novidades do portal.

 

Acompanhe o que há de novo na industria também pelo Telegram

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %