Estratégias de Custos

O profissional de compras 4.0 e suas principais habilidades

A chegada da nova Indústria e da sua nova forma de enxergar o mercado, definitivamente, não se restringem à aplicação de tecnologias na linha de produção. E um dos setores mais impactados é o de suprimentos. A volatilidade da cadeia, a busca por diferentes materiais e fornecedores, além da constante corrida pelo saving financeiro fazem com que o responsável pelas compras assuma uma posição muito mais estratégica. Já não basta realizar cotações, o profissional de compras 4.0 precisa assegurar que tudo está alinhado aos objetivos da empresa.

Em suprimentos, muitas tecnologias, também, foram disponibilizadas. Especialmente, no que diz respeito aos softwares. Muitos deles automatizam a função e geram dados que servem de base para a tomada de decisões. Isso fez com que muitos questionassem se as inovações seriam capazes de substituir o trabalho humano. Mas a resposta para esse questionamento é simples: não, as máquinas não têm o poder de substituir os colaboradores. O que acontece é que, agora, os profissionais precisam de outras habilidades.

E quais seriam? É o que o artigo de hoje irá mostrar! Acompanhe e conheça o que, hoje, é imprescindível para se tornar um profissional de compras 4.0!

O que se espera de um profissional 4.0?

Assim como a própria manufatura avançada ainda tem seu conceito discutido e sem consenso, com o profissional de compras 4.0 acontece o mesmo. Entretanto, o perfil dele é bem claro quanto às necessidades da indústria.

Abaixo, listamos algumas características que são imprescindíveis para esse novo cenário:

  • atualização constante: uma das poucas unanimidades que existem entre os especialistas é que as inovações estão apenas no começo. Portanto, é preciso que o profissional se mantenha por dentro das novidades pertinentes à função;
  • ser flexível: a indústria se adapta às novas tecnologias a todo momento e o mesmo é esperado dos profissionais. Isso diz respeito aos processos internos, mudanças de mercado e inserção de novos recursos;
  • senso holístico: ninguém mais será contratado para exercer um trabalho determinado e repetitivo. O profissional de compras 4.0 precisa enxergar projetos, não tarefas;
  • visão analítica: os dados gerados são muitos. Entretanto, é preciso analisá-los para conseguir extrair informações que sirvam de base para a tomada de decisões;
  • relacionamento: mesmo que o foco seja as tecnologias, manter boas relações interpessoais com colegas, clientes e fornecedores nunca foi tão importante.

O que muda na atuação do profissional de compras 4.0

Como citamos acima, a visão holística é um fator fundamental para quem quer atuar na nova indústria. Seja a manutenção, o financeiro ou, mesmo, o chão de fábrica, todos devem estar em consonância aos objetivos da empresa. Com o setor de suprimentos não é diferente. Talvez, nessa área, isso seja ainda mais importante, uma vez que lida diretamente com grandes possibilidades de saving e o trabalho desempenhado tem o poder de impactar toda a produção.

Com o uso de softwares e outras ferramentas, o trabalho dessa área ganha um novo ritmo, muito mais ágil. Isso porque, com os setores interligados, alinhados e cientes de fazerem parte de um único processo, a comunicação é facilitada entre todos os players da cadeia. Assim, é possível uma melhor previsão do que será necessário, além de cruzar essas informações com outros dados, como sazonalidade e capacidade de estocagem.

De todo modo, quem quer se manter ativo como profissional de compras na indústria deve, ainda, apresentar outras habilidades além das já citadas.

Suprimentos na era da transformação

Conhecimento do insumo

Antes, uma breve descrição do que deveria ser adquirido era o bastante para o profissional de compras. No mercado 4.0, é preciso muito mais conhecimento para gerar negócios vantajosos. Estar por dentro dos detalhes técnicos daquilo que se deve comprar ajuda, inclusive, a reconhecer maus fornecedores.

Para isso, o alinhamento entre os setores é fundamental. Com mais detalhes em mãos, é possível procurar por outros insumos que cumpram as demandas do maquinário, por vezes, com preços e condições de negociação melhores.

Intimidade com a estratégia do negócio

Conhecer a estratégia do negócio é o primeiro passo para determinar se as negociações estão sendo vantajosas ou não.

Um exemplo: de nada adianta o responsável pelos suprimentos comemorar a compra de vários lotes de um lubrificante por um preço menor se o objetivo, no momento, é a redução dos estoques. Por esse motivo que o alinhamento entre os departamentos é tão importante. Com todos sabendo onde devem chegar, é mais fácil determinar o caminho a ser seguido.

Uso de indicadores

Hoje, já não há espaço para achismos. Os indicadores de desempenho são, portanto, essenciais para que um profissional de compras 4.0 possa amparar seu trabalho. Além disso, são fundamentais para que o setor possa comprovar o bom desempenho das negociações. Criar, acompanhar e analisar os chamados KPIs é uma tarefa que deve constar na rotina do responsável pelos suprimentos.

O método SMART pode ajudá-lo na hora de definir os indicadores mais importantes para a área de compras. De acordo com ele, um KPI deve ser:

  • Specific (específica): escolha indicadores claros e específicos para o objetivo daquilo que se quer avaliar;
  • Measurable (mensurável): deve ser tangível, que possa ser expressa em números para posterior comparação;
  • Attanable (atingível): defina objetivos reais, que tenham potencial de serem atingidos;
  • Relevant (relevante): a meta precisa ter relevância para o negócio;
  • Time-bound (tempo limite): deve ser estipulado um prazo para o atingimento.

Para evitar o excesso de análise, que gera um entrave para a tomada de decisão, é comum serem definidas entre 3 e 6 KPIs.

Ter as habilidades necessárias para ser um profissional de compras 4.0 não é exclusividade daqueles que estão entrando agora no mercado de trabalho. A atualização dos profissionais que já estão inseridos na indústria é, inclusive, recomendada. Aprimorar e desenvolver competências importantes para os colaboradores é, também, responsabilidade daqueles que querem a implementação bem-sucedida da cultura digital.As informações que você leu neste artigo são apenas um compilado do conteúdo disponível no e-Book Profissional de compras 4.0: quais são as habilidades da nova era. Baixe gratuitamente e tenha acesso ao material na íntegra, com muitos outros detalhes e abordagens. Cadastre-se nosso canal no Telegram e receba, em primeira mão, as novidades da indústria.

Acompanhe o que há de novo na industria também pelo Telegram

Você também vai gostar

2 Comentários

  1. Bárbaro

    1. Olá Norberto,

      obrigado pelo feedback!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %