Estratégias de Custos

O que é eficiência operacional e como alcançá-la na sua indústria?

A eficiência operacional está relacionada diretamente com a capacidade de aperfeiçoar os procedimentos internos da rotina industrial. Tem o objetivo de produzir mais em menos tempo e, consequentemente, diminuir os custos de produção. Entretanto, implementar esse sistema não é tarefa fácil, e quando feita sem a técnica correta, acaba prejudicando a qualidade dos serviços ou dos produtos prestados.

Por isso, é importante saber que não é a aplicação de mais investimento que torna a capacidade da indústria maior. Pelo contrário, as empresas de maior crescimento do mundo, antes de gastar todo o capital visando crescer no mercado, empenharam-se na busca por soluções para diminuir falhas e potencializar o que já existia. Se quer entender o que é eficiência operacional e as técnicas utilizadas pelas indústrias para colocá-la em prática, acompanhe o texto a seguir.

O que é eficiência operacional?

Muitos investimentos, muita prosperidade. Essa é uma das regras utilizada pelos gestores. O que ocorre é que, muitas vezes, a rentabilidade do negócio não está condizente com os esforços feitos, comprometendo a rentabilidade do negócio e perdendo espaço para concorrentes no mercado.

A eficiência operacional é ressaltada exatamente nesse cenário por ser um conjunto de técnicas administrativas que aprimoram as atividades, das mais simples às mais complexas, presentes no dia a dia industrial.

Lado a lado com a eficiência operacional, o S&OP, Planejamento de Vendas e Operações, promove uma integração desses dois setores no planejamento do negócio. O resultado final é o diagnóstico dos distúrbios nos sistemas e suas correções, atingindo o melhor rendimento de todos os recursos, com o mínimo de dispêndio e erros.

Quais são os benefícios da eficiência operacional nas indústrias?

Os benefícios da eficiência operacional para as indústrias são verificados não apenas nas fábricas, mas em toda a logística industrial, como nos sistemas de transportes, no rendimento dos colaboradores e no monitoramento da efetividade das estratégias. Tudo isso, visa procedimentos mais autônomos, eficientes e focados nos clientes.

A consequência é objetiva: mais rendimento e menos custos usando os mesmo recursos. Ou seja, conforme for sendo implementado a eficiência operacional na indústria, vai ocorrendo a melhoria intensiva em todas as etapas de produção. Verifica-se assim:

  • reconhecimento de falhas;
  • uso consciente de insumos;
  • aceleração de produção;
  • desenvolvimento de novos métodos de qualidade;
  • qualidade de entrega e cumprimento de prazos;
  • sustentabilidade;
  • automação industrial;
  • identificação de tempo versus recursos empregados.

Assim, acontece uma transformação, em que colaboradores, dados, informações, serviços e ativos de produção são conectados aos métodos de eficiência operacional, impulsionando a indústria no mercado por meio de procedimentos mais eficientes.

O que é necessário para alcançá-la?

Agora que já você sabe o que é eficiência operacional e seus benefícios na indústria, saiba como colocá-la em prática. Confira as medidas necessárias:

Acompanhe o desempenho das operações

Não adianta fazer os melhores planejamentos se não houver um acompanhamento da execução. Somente na rotina das atividades industriais é possível aferir a aplicabilidade real das estratégias, verificar suas falhas e melhorar a organização para o dia seguinte. Portanto, não subestime a importância de um profissional líder e qualificado para atuar nesse monitoramento.

Capacite os colaboradores

Nas indústrias que há treinamento e a capacitação constantes, os colaboradores sentem-se mais valorizados, motivados e engajados em suas tarefas. Sabendo da importância dos seus serviços para o desenvolvimento da produção, o colaborador aumenta a sua produtividade.

Eliminar distrações também faz parte do aumento da efetividade de pessoal. É muito comum encontrarmos colaboradores dispersos ao trabalho usando redes sociais.

Para evitar esses momentos de ociosidade, converse com sua equipe, trace metas de desempenho e principalmente, faça feedbacks de cada colaborador individualmente. Provavelmente, a sua indústria não precisa gastar com novas contratações, mas, apenas engrandecer e capacitar a equipe.

Invista em tecnologia

A tecnologia traz para as indústrias novas formas de gerenciamento, com ferramentas capazes de desburocratizar procedimentos, diminuir gastos com pessoal, aperfeiçoar entregas e diminuir prazos de fabricação e entrega.

A modernização permite o progresso dos negócios de forma mais segura, sem comprometer o capital, conforme a demanda do mercado. Busque por softwares de gerenciamento financeiro, de fluxo de armazenamento e transporte, monitore as saídas e entradas de caixa. Quando a administração tem o apoio de tecnologia, a eficiência operacional é mais atingida mais rapidamente.

Ressalta-se a automatização industrial que vem acontecendo. A tecnologia sendo usada diretamente nos produtos para otimizar a qualidade do maquinário, deixando os processos mais eficientes e mais baratos. Por isso, é importante pesquisar bastante os novos conceitos e produtos ofertados pelo mercado.

Quais são os fatores que influenciam

Uma gestão ruim pode significar uma grande perda, aumentando os custos do empreendimento, diminuindo a eficiência no cumprimento de prazos e limitando o envolvimento dos colaboradores. Por isso, a busca pela eficiência operacional na gestão da indústria é tão importante.

Durante esse caminho encontramos vários elementos de interferência. Situações complexas que, quando não são bem dimensionadas e resolvidas com rapidez, acabam gerando uma porção de desajustes e perdas para a indústria. Por isso, é preciso alinhar bem todas as etapas do negócio.

A atividade deve ser bem planejada estrategicamente, dimensionada com as demandas e problemas da rotina industrial.

Boas práticas para alcançar a eficiência operacional das empresas

A análise de uma eficiência operacional é a melhor solução na busca do progresso industrial. É necessário fazer a avaliação dos resultados obtidos com esses métodos de administração e sua influência nos procedimentos em que foram aplicados.

Por exemplo: comportamento de clientes, evolução das vendas, diminuição no uso de insumos, qualidade de atendimento e agilidade nas entregas.

As práticas operacionais devem ampliar as possibilidades de negócios. Quando a empresa mantém uma organização e um planejamento sério, ela pode passar aos seus clientes preços mais acessíveis e começar a investir no que realmente importa: atender as expectativas do mercado.

Conheça a Petronas e entenda como seus produtos auxiliam no ganho de eficiência operacional

Ser operacionalmente eficiente implica em diversas variáveis, que passam pelas etapas internas, treinamento, gestão de atividades, produtividade, eliminação de desperdícios e muito mais. Por isso, necessita de muita dedicação, ampliação do conhecimento e fortes parcerias. Esta é realizada por meio do uso de produtos de qualidade, sendo o diferencial para o sucesso e conquista do mercado.

Por ser o maquinário industrial o principal recurso da produção, geralmente, ele é o que gera os maiores gastos, principalmente no que refere-se a manutenção.

O intenso trabalho do maquinário exige o uso de produtos de alta qualidade, sob pena de serem danificados. A PETRONAS oferece uma solução que diminui esses custos e aumenta a eficiência das máquinas.

A tecnologia dos produtos oferecidos pela PETRONAS representa uma mudança operacional no mercado industrial. Melhorando a produtividade dos recursos, ela alavanca a competitividade. O uso de seus produtos ganharam espaço no mercado, tornando a relação custo-benefício mais vantajosa. Para se ter uma ideia, apenas em uma única usina, o uso de lubrificante sintético da PETRONAS, representaram uma economia de mais de 2 milhões.

Diariamente, as indústrias buscam por soluções que tragam diminuição de custos e evitem as interrupções dos processos de produção. A eficiência operacional traz esses resultados, por meio de um planejamento apropriado, visando a diminuição de desperdícios e melhoria da capacidade de todos os recursos disponíveis.

Achou interessante? Então entre em contato com a empresa, que estará disponível para tirar todas as suas dúvidas e apresentar as melhores soluções para a sua indústria.

Você também vai gostar

1 Comment

  1. Verdade cada passo a eficiencia em certo procedimento, tanto na macroanbiente , como na microanbiente ! Estudo engenharia de produçao ! E cada vez mais gosto da materia de vcs !!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %