O Fluid Technology Solutions é um conceito desenvolvido exclusivamente pela PETRONAS, com o objetivo de atender aos clientes com o que há de melhor e mais inovador no mercado. A ideia por trás disso é entregar as melhores soluções e melhorar a eficiência operacional dos parceiros.
Quer entender melhor o que é, como funciona e as vantagens que esse conceito pode proporcionar para a sua empresa? Continue conosco e confira agora mesmo!
Breve histórico do Fluid Technology Solutions
O Fluid Technology Solutions (FTS) é um posicionamento da PETRONAS para os clientes (independentemente do mercado de atuação). Esse conceito surgiu com base em uma diretriz global da companhia, há cerca de 5 anos, como forma de conseguir de diferenciar de seus competidores.
Hoje, a cultura de atendimento ao cliente é a de que todos os clientes PETRONAS devem receber as ações e formas de trabalho que o programa FTS guia. Em outras palavras, todos os parceiros passarão pela aplicação do método e vão se beneficiar dele, com a geração de valor para as operações.
Assim, a partir do momento que uma empresa opta pelos produtos e serviços oferecidos, passa a ter um pacote de soluções para fluídos, que tem como objetivo atender a 100% das necessidades em produtos ou serviços — indo além do tradicional fornecimento de produtos.
Como o programa funciona
A principal premissa adotada é a de focar no desenvolvimento e o oferecimento de um produto ou serviço correto para as necessidades de cada cliente de forma específica. Assim, se a empresa tem uma operação muito característica, o produto deve ser criado para trabalhar nas condições apresentadas — ou seja, ele é pensado para as particularidades do segmento.
A partir daí, com a criação da solução ideal, adota-se o pacote adicional de serviços, que visa ajudar a operação do dia a dia. As ações e os serviços implantados incluem:
- análise de lubrificantes;
- análise de vibração;
- videoscopia;
- suporte técnico dedicado;
- possibilidade de desenvolvimento de produto customizado.
Nesse último caso, se nenhum produto de prateleira for adequado para a operação do cliente, a PETRONAS tem a capacidade de criar um produto ideal. Isso é feito levando em consideração as características, as dificuldades e as particularidades da operação, por exemplo.
Trabalho de laboratório
No aspecto de desenvolvimento customizado — que também é chamado de Taylor made —, o processo sempre se inicia com uma demanda de mercado. Por meio de análises químicas laboratoriais e mecânicas (temperatura, vibração, folga, entre outros fatores) fica mais fácil identificar as necessidades específicas que o cliente tem em determinada aplicação.
Assim sendo, o primeiro passo é entender o problema e o déficit de performance. A partir daí, parte-se para o desenvolvimento na prática. Isso envolve ensaios de formulação nos laboratórios da PETRONAS, no qual acontecem vários tipos de testes.
Um ponto que vale destaque e que contribui para o sucesso do Fluid Technology Solutions é a realização de parcerias com fornecedores de aditivos e óleos básicos. Existe um grande escopo de relacionamento para que opções interessantes sejam entregues para o cliente —tudo com um prazo viável.
Posteriormente, é feito o teste do produto em bancada (como uma espécie de simulação do uso real). O objetivo é comprovar que a química alcançada vai mesmo contribuir para um bom desempenho prático — nas condições reais da produção do cliente. Com base nos resultados, vão sendo realizados ajustes até se chegar na melhor versão.
A próxima etapa realmente é a aplicação da solução na prática, na qual é feito o chamado teste de campo. Nesse caso, o produto desenvolvido é colocado em operação e, com base em horas ou quilômetros de trabalho, são feitas novas análises e a obtenção da aprovação junto ao cliente.
Entretanto, é preciso deixar claro que nem sempre o parceiro chega nesse nível de desenvolvimento. Existem situações nas quais é possível obter uma excelente performance já com os produtos disponíveis, que serão indicados por meio de uma consultoria.
Por que o Fluid Technology Solutions foi desenvolvido
O programa foi criado para que a PETRONAS pudesse se destacar dos principais concorrentes, oferecendo soluções completas para os clientes. Assim, em uma relação de ganha-ganha, consegue-se entregar mais do que produtos e serviços, melhorando a performance dos parceiros e entregando mais valor.
Com isso, em vez de apenas focar na comercialização do produto, a PETRONAS realiza reuniões constantes com os principais representantes de cada segmento. O objetivo é entender a demanda, enxergar tendências, adotar novas tecnologias, observar ações que contemplam o produto e fechar parcerias produtivas.
As aplicações e vantagens para os clientes
O programa FTS ajuda a maximizar a produtividade dos clientes, oferecendo produtos e serviços de valor agregado aplicados globalmente. Porém, sempre mantendo o filtro para as necessidades específicas de cada negócio.
Com uma pesquisa detalhada de usuários e mercados, a colaboração entre cientistas e engenheiros e a análise de requisitos legislativos, torna-se possível criar uma abordagem única. É oferecido, dessa forma, o fluido ideal para o usuário certo.
Além disso, pode-se citar como vantagens:
- a conexão dos produtos com a aplicação prática;
- consultoria em lubrificação, que oferece valor no programa e na aplicação do produto certo;
- foco no core business, já que a consultoria fica como responsável por todos os aspectos ligados à lubrificação;
- esclarecimento de dúvidas técnicas e orientações a respeito do uso e manuseio correto do lubrificante;
- sugestão de ações que ajudam a aumentar a produtividade e reduzir custos.
Case de sucesso de produto desenvolvido a partir do Fluid Technology Solutions
O principal case de sucesso de um produto desenvolvido pelo programa FTS é o do Urania K. Ele foi criado para atender às demandas e especificidades de um grande player do setor sucroalcooleiro. Com a troca do lubrificante mineral pelo sintético (o Urania K), conseguiu-se uma redução de custos de mais de R$ 2 milhões por ano nas operações, o que representa cerca de 31% dos custos totais da organização.
O programa Fluid Technology Solutions tem como base conseguir oferecer produtos e soluções que sejam adequados para as particularidades que os clientes têm em suas operações, aumentando a eficiência e a produtividade.
Ele ajuda a agregar valor tanto para os parceiros (que percebem os benefícios já no curto prazo) quanto para a PETRONAS, que faz um trabalho de consultoria — indo bem além de ser apenas mais um fornecedor no mercado.
O que achou das possibilidades? Você se interessou pelo programa e quer saber como adotá-lo em sua empresa, entre em contato com a PETRONAS e fale com um especialista agora mesmo!