Lubrificação

Distribuidor de óleo lubrificante: 7 dicas para escolher o melhor fornecedor para a sua indústria

Prefere ouvir o áudio deste artigo? Utilize o player abaixo.

Saber escolher o distribuidor de óleo lubrificante é tão importante quanto garantir a manutenção adequada para os equipamentos. Contar com um produto de qualidade e confiável é de suma importância para garantir a eficiência operacional e o ciclo de vida adequado das peças e componentes.

Neste artigo, vamos explicar melhor sobre a importância dessa escolha e oferecer dicas para que a sua empresa escolha o melhor parceiro de negócios. Continue com a leitura e saiba mais sobre o assunto agora mesmo!

Por que a escolha de um distribuidor é tão importante para a gestão industrial

O principal fator de escolha na gestão industrial é a qualidade do produto. Entretanto, a seleção do fornecedor também deve levar em consideração o serviço prestado pelo distribuidor local e o apoio do fabricante.

Ao trabalhar com uma empresa confiável e que oferece produtos de qualidade, aumenta-se a eficiência das operações, já que a utilização dos recursos adequados garante um bom desempenho dos equipamentos. Sem contar a possibilidade de diminuir o risco de quebras e paradas não programadas na linha.

7 dicas para escolher o distribuidor de óleo lubrificante certo para a sua indústria

Existem diversos aspectos que precisam ser avaliados na hora de escolher o distribuidor de óleo lubrificante adequado para a sua empresa. Nos próximos tópicos, vamos oferecer dicas para que a sua decisão seja mais acertada.

1. Pesquise sobre a qualidade do produto oferecido

A qualidade do produto é um fator primordial na escolha. É sabido que não se deve utilizar qualquer óleo na máquina, já que isso acarreta problemas no desempenho e expõe os equipamentos a riscos de danos em seus componentes. Ao longo do tempo, as consequências envolvem desde paradas na linha até um aumento considerável nos custos com manutenções corretivas.

Sendo assim, antes de mais nada, busque por óleos lubrificantes que sejam referência no mercado. É isso que ajuda a garantir um bom desempenho por horas trabalhadas, além de maior segurança e durabilidade das peças.

2. Avalie o preço com cuidado

É inegável que o preço tem um peso considerável na hora de realizar uma aquisição. Porém, não se deve abrir mão da qualidade oferecida somente por conseguir um valor bem menor durante a negociação.

Apesar de isso, a princípio, dar a ideia de economia, o recomendado é analisar a relação custo-benefício que o produto oferece.

Isso quer dizer que de nada adianta conseguir uma economia no preço, mas contar com um óleo lubrificante que tem menor durabilidade e pode causar danos nas máquinas ao longo do tempo.

Por outro lado, um produto que tem um preço superior pode apresentar um desempenho melhor. Nesse caso, no final das contas, o custo do litro por hora trabalhada pode até ser menor do que a opção mais barata — visto que ele tem maior durabilidade e demanda um intervalo de tempo maior entre as trocas.

3. Analise a qualidade do atendimento

A escolha de um distribuidor de óleo lubrificante também envolve a qualidade do atendimento prestado e dos serviços que são oferecidos. Afinal, é bem provável que existirá a necessidade de resolver problemas ou dúvidas antes, durante e depois da aquisição.

Portanto, já comece a observar a atenção já na fase de negociação. Se nesse momento as respostas são demoradas ou o fornecedor não oferece muita atenção, imagine depois do contrato fechado — como quando ocorre um atraso e você não consegue estabelecer contato para entender os motivos e buscar meios de minimizar as consequências.

4. Verifique o prazo de entrega oferecido

O prazo de entrega também é outro aspecto fundamental, já que é com base nele que suas equipes (principalmente de compras e manutenção) vão organizar as rotinas e os pedidos. Porém, ainda mais importante que isso, é a capacidade que o fornecedor tem de cumprir com esses prazos.

5. Pesquise sobre a experiência e reputação da empresa no mercado

Um fornecedor experiente e de qualidade, que seja referência no mercado, sempre terá bastante conhecimento para compartilhar e, em muitos casos, atuará também como um consultor, ajudando a sua empresa a encontrar as melhores soluções. Ele pode auxiliar em questões como:

  • produto ideal para determinada máquina e tipo de operação;
  • quantidades adequadas com base no estoque;
  • solucionar dúvidas durante e depois da compra.

Vale lembrar que esse tipo de parceria vantajosa só pode ser alcançada por meio de parceiros que já se consolidaram no mercado e têm ampla experiência no assunto. Portanto, escolha com cuidado.

6. Preze sempre pela confiança e pelo bom relacionamento

A confiança no produto que se está adquirindo é fundamental. Logo, mais uma vez, o preço não é tão relevante se você não consegue garantir a aquisição de um lubrificante de qualidade. Outro ponto que precisa ser observado é a transparência na comunicação.

Um bom relacionamento é tão importante quanto a qualidade do item. Assim sendo, evite correr riscos fechando acordos com empresas que não são tão conceituadas no mercado e que não conseguem oferecer uma relação de ganha-ganha.

7. Verifique a garantia oferecida

Vale lembrar que um bom distribuidor de óleo lubrificante também sempre vai oferecer uma garantia pelos produtos. Isso acontece devido ao fato de se acumular bastante experiência de mercado e estudos, que garantem que ele trabalha com os melhores produtos do mercado.

Sendo assim, antes de fechar um acordo, procure saber sobre a existência de políticas de garantia, os prazos e o tipo de atendimento prestado. É dessa forma que você consegue garantir os lubrificantes com melhor desempenho para a sua empresa.

A importância de avaliar o investimento em tecnologia

Existem fornecedores diferenciados no mercado, que investem constantemente em tecnologias para aprimorar os produtos e serviços oferecidos. Apostar na parceria com essas empresas é sinônimo de uma relação mais forte e que favorece a vantagem competitiva.

Entre os pontos de que valem a pena incluir na avaliação envolvem:

  • atualização e upgrades constantes dos produtos;
  • serviços de análises em laboratório homologado;
  • personalização de soluções para os clientes;
  • testes e ensaios que garantem a segurança, qualidade e ampliação do tempo de vida das máquinas e componentes.

Como você pôde ver, a escolha do distribuidor de óleo lubrificante ideal deve considerar diversos aspectos, o que é sinônimo de uma seleção mais criteriosa.

Além disso, vale lembrar da importância de se prezar pelo custo-benefício, já que nem sempre a solução mais barata é a melhor.

Gostou deste artigo e quer ficar por dentro das novidades que postamos por aqui? Então, siga nosso perfil no Instagram e acompanhe as notícias em primeira mão!

Você também vai gostar

16 Comentários

  1. Bom dia como , posso está comprando com vocês?

    1. Olá Gerson,

      para falar com a nossa equipe, cadastre-se no link: https://materiais.inovacaoindustrial.com.br/fale-conosco

      Obrigado pelo interesse.

  2. Gostaria de ser um distribuidor de lubrificantes no norte mato-grossense. Gostaria de saber sobre como proceder para montar um centro de distribuição. ATT Marcelo 19982671314

    1. Olá,

      vamos passar os seus dados para o setor responsável e em breve eles entrarão em contato.

      Obrigado pelo interesse.

  3. Olá … Boa noite .
    Estou abrindo uma empresa em Teresina PI para trabalhar com revenda de lubrintes.
    Como podemos ser um distribuidor aqui na região Piauí , Maranhão?

    1. Olá André, tudo bem?

      Nós passamos o seu contato a equipe PETRONAS e eles devem entrar em contato em breve.

      Obrigado pelo interesse!

  4. Bom dia! Eu quero fazer revenda/distribuição de lubrificante, poderiam me ajudar com contatos de fornecedores.

  5. Boa tarde, estamos atuando na cidade de Luis Eduardo Magalhães Bahia e quero muito ser revenda/ distribuição de óleo e filtros, podem me ajudar com contatos?

  6. Estamos atuando na cidade de Luis Eduardo Magalhães Bahia, e queremos ser revenda/ distribuidor de óleo e filtros.
    Conto com possíveis contatos.

    1. Olá Franciele, tudo bem?!
      Passamos seu contato para a PETRONAS e eles vão entrar em contato com você em breve para mais detalhes.
      Fique de olho no seu e-mail.

      Obrigado pelo interesse.

  7. Quero ser um distribuidor

    1. Olá Cleiton, tudo bem?

      Primeiro, obrigado pelo seu interesse em nosso blog.

      E segundo, a PETRONAS trabalha com um time fechado de distribuidores para seus produtos. Para mais dúvidas, entre em contato no link: https://materiais.inovacaoindustrial.com.br/fale-conosco

      Obrigado mais uma vez pelo contato.

      1. Como Fasso p compra da sua mão estou montando uma troca de óleo na minha região manda os preços p mim carro a diesel

        1. Olá Valdeci, tudo bem?

          Para entrar em contato com a equipe comercial da PETRONAS, por favor, cadastre-se nessa página > https://materiais.inovacaoindustrial.com.br/fale-conosco , com suas informações, que a equipe especializada irá te atender!

          Obrigado pelo interesse!

  8. Boa noite, tenho uma troca de óleo automotivo em Niterói RJ, gostaria de trabalhar com Petronas.
    Teria distribuidor em Niterói ou rio de janeiro?

    1. Olá Gilberto, tudo bem?

      Passamos os seus dados para a equipe da PETRONAS e em breve você receberá um contato deles com os dados da distribuidora no Rio. Fique atento ao seu e-mail.

      Obrigado pelo seu interesse.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %