Manutenção IndustrialMercado B2B

Irrigação de precisão: entenda seu papel na Agricultura 4.0

A irrigação de precisão promete amenizar um dos maiores problemas do agronegócio: o alto consumo de água. Para se ter ideia, é estimado que esse setor seja responsável por 72% do consumo nacional. Ainda que isso fosse reduzido 10%, o total economizado poderia abastecer 2 vezes a população mundial. Não à toa essa ferramenta da Agricultura 4.0 vem sendo cada vez mais buscada por produtores de todo o país.

Atualmente, drones, equipamentos com machine learning e sensores são utilizados para reduzir os custos do campo e promover uma agricultura mais sustentável. Com a chegada do 5G, as expectativas são de que essas tecnologias se popularizem nas lavouras brasileiras.

E, neste artigo, traremos mais informações sobre a irrigação de precisão. O que é, como se adequar e quais suas vantagens são apenas alguns dos tópicos que abordaremos logo a seguir. Continue a leitura!

Entenda por que a irrigação de precisão é um dos principais avanços da Agricultura 4.0

Otimizar um recurso importante como a água tem impacto significativo na rentabilidade de qualquer safra. Até porque ela é indispensável não só para evitar a deficiência hídrica, mas para fazer uso de alguns métodos de cultivo onde é utilizada para transportar fertilizantes químicos e orgânicos, produtos de controle químico e biológico.

Na irrigação de precisão, todo o processo de rega é automatizado, o que reduz desperdícios. Para funcionar, são necessários três coisas:

  1. sensores que possam captar a necessidade de água de determinado local;
  2. software de gestão que, com base nas informações coletadas, poderá indicar a irrigação mais adequada, na quantidade e momento certos;
  3. câmeras para monitoramento.

O que, em um primeiro momento, pode parecer custoso se mostra, facilmente, um grande investimento. Ao aderir à irrigação de precisão, é estimado que o agricultor economize até 25% da água usada na operação. Ainda, deve-se mencionar também que esse sistema promove o saving de outras maneiras: menos consumo de energia elétrica e mão de obra são outros exemplos. Além, claro, de ter uma safra melhor e, consequentemente, mais rentável ― estima-se que o lucro fique em cerca de U$ 87 dólares/hectare.

Por outro lado, implementá-lo demanda algum tempo buscando autorizações. Isso porque é preciso licenciamento do órgão ambiental e concessão de outorga de direito de uso de recursos hídricos.

A relação da irrigação de precisão com a Agricultura 4.0

A irrigação de precisão é uma pequena parte de todas as tecnologias que envolvem a Agricultura 4.0. Mas o importante aqui é saber que o foco dessa nova fase do agronegócio não se atém aos equipamentos e softwares, mas sim aos benefícios trazidos por eles.

Os sensores da irrigação de precisão são um ótimo exemplo. Com eles, o produtor tem acesso a uma série de informações que, antes, seriam impossíveis de obter. Densidade e textura do solo e das partículas, condutividade hidráulica, porosidade, aeração e retenção de água são alguns deles. Em posse desses dados e com o auxílio dos softwares especializados, o cuidado dado a cada hectare de terra é individualizado. Assim, a lavoura fica homogênea, recebendo água na quantidade correta e apenas nos pontos necessários, evitando o estresse hídrico.

Baixe gratuitamente: Agricultura de Precisão: Indústria 4.0 no campo.

Esse é um dos principais preceitos da Agricultura 4.0: otimizar recursos, aumentar a produtividade e garantir um resultado de qualidade. As tecnologias empregadas no processo, na verdade, são apenas a ponte que liga o agricultor a esses objetivos.

Conheça os tipos de irrigação de precisão disponíveis para o agronegócio

Irrigação por superfície

Aqui, a água flui de maneira natural pelo solo, o que faz com que ela permaneça nele por mais tempo. Para controlar a entrada, a saída e a quantidade de água que a rega deve ter, sifões e comportas são instalados para realizar esse manejo. A irrigação por superfície ainda pode ser feita de três maneiras:

  • por inundação: é necessária a construção de diques para criar uma área inundada, também chamada de tabuleiro. Recomenda-se esse tipo de irrigação de precisão em solos com baixa capacidade de infiltração;
  • por faixas: diferentemente da anterior, esse método consiste na inundação de algumas faixas, marcadas por diques paralelos. O processo é feito pelo tempo suficiente para aplicar água nas faixas;
  • por sulco: os sulcos são colocados ao lado das linhas de plantio.

Irrigação por aspersão

Neste modelo de irrigação de precisão, os sensores são ligados a aspersores (peças responsáveis por distribuir a água, acionadas por pressão), que contam, internamente, com uma boia. Por meio da análise dos dados, o sistema é acionado conforme o tempo e a necessidade da cultura. É o tipo mais utilizado por ser bastante versátil e adaptável a uma grande variedade de plantas.

Irrigação localizada

Quando feito por gotejamento, esse método consiste em tubos lineares que levam a umidade até o local exato da aplicação. Por cair em gotas, é o sistema mais eficaz para quem busca economia de água. Outro benefício é que as ervas daninhas também são reduzidas. Entretanto, a irrigação localizada ainda pode ser feita por microaspersão, onde a água é alocada diretamente no solo onde estão as raízes. Nesse caso, a vazão é maior que no gotejamento.

Irrigação subterrânea

Como o nome sugere, nesse tipo de irrigação, a água chega às plantas por baixo, diretamente na raiz. Isso pode ser feito de duas formas: por meio do gotejamento subterrâneo ou da elevação do lençol freático. Não é o tipo mais popular por conta dos investimentos iniciais, que são elevados, e por exigir um sistema de filtragem superior. Por outro lado, garante alta eficiência e uniformidade na aplicação.

Como você pôde ver, existem muitas formas de dar início à irrigação de precisão na sua lavoura. Mas é sempre importante lembrar que um especialista deve ser consultado para dar início ao projeto, uma vez que, a depender da cultura, um dos tipos pode ter um melhor aproveitamento.

Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre sustentabilidade e agricultura 4.0. Aproveite e inscreva-se também no canal exclusivo do Portal Inovação Industrial no Telegram. Por lá, você recebe todas as novidades em primeira mão!

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Next Article:

0 %