Lubrificação

Por que as indústrias preferem os lubrificantes PETRONAS?

Conteúdo patrocinado

Falar em PETRONAS e não pensar em Fórmula 1 é simplesmente impossível. Afinal, a empresa se tornou referência ao patrocinar a Mercedes Motorsport, uma das mais bem-sucedidas equipes do automobilismo internacional.

Com 4 vitórias mundiais consecutivas de 2014 a 2017, a Mercedes-AMG PETRONAS Motorsport associou o ronco dos motores à tecnologia PETRONAS de lubrificação automotiva. Mas você sabia que a PETRONAS também é referência em lubrificação industrial?

Em entrevista ao blog Inovação Industrial, o Gerente de Marketing Industrial Américas Bruno Reis Bechtlufft revelou os principais motivos que fazem da PETRONAS uma marca diferenciada no mercado. Continue lendo e descubra por que as indústrias preferem os lubrificantes PETRONAS!

Player global, com portfólio e performance internacionais

Com sede baseada na Malásia, a PETRONAS conta com décadas de atuação no mercado global, com escritórios, produção, desenvolvimento e cadeia produtiva nos 5 continentes do mundo.

Bruno Bechtlufft explica as vantagens dessa globalização: “além da homogeneização de performance e qualidade dos produtos, a globalização da PETRONAS coloca a empresa entre os big players da indústria, o que denota robustez financeira e posição consolidada no mercado. A indústria enxerga a PETRONAS como uma empresa internacional. Sabe que ela tem processos globais estruturados, com propriedade financeira e atuação no mundo”.

O gerente Américas reitera ainda que a PETRONAS atua em todos os segmentos do mercado, não se restringindo aos lubrificantes, mas englobando todos os produtos da cadeia de derivados do petróleo. “Produzimos todo tipo de material voltado para a indústria, desde óleos e graxas a líquidos de arrefecimento e fluidos de corte para processos industriais”, explica ele.

A variedade do portfólio e a padronização de processos fazem da PETRONAS uma marca diferenciada frente aos concorrentes, em um mercado que exige alta performance de resultados. “Ao firmar parceria com fornecedores, a indústria busca insumos que gerem o desempenho esperado ao final do dia, tanto em qualidade quanto em quantidade. E essa é uma tranquilidade que a PETRONAS é capaz de oferecer”, revela Bruno.

Parceria com os principais fabricantes de máquinas e equipamentos industriais

Quando o assunto é lubrificante, é fundamental verificar se o produto a ser utilizado é recomendado pelo fabricante do equipamento, chamado de Original Equipment Manufacturer (OEM). Bruno Bechtlufft explica a importância de ter produtos que são homologados por empresas OEM: “quando a empresa compra uma máquina nova para sua linha, precisa se certificar de que será alimentada com produtos indicados pelo fabricante do equipamento, seja nos processos diários ou durante os procedimentos de manutenção, diz.

Lubrificantes PETRONAS contam com as certificações dos principais OEMs industriais do mundo, garantindo a performance e os resultados esperados na linha de produção. “Quando destacamos as principais homologações desses fabricantes em nossos produtos, estamos certificando aos clientes que os insumos foram fabricados, testados e aprovados conforme as normas do fabricante do equipamento”, completa Bechtlufft.

Segundo ele, atualmente a empresa conta com parcerias estratégicas com os principais OEM do mundo, aliando-se a grandes produtores de máquinas e componentes industriais. “Isso possibilita um trabalho em conjunto com o mercado, desenvolvendo produtos cada vez mais inovadores em lubrificação”. diz.

Equipe comercial voltada para o universo B2B

A PETRONAS conta com uma equipe comercial estruturada em torno das demandas do setor industrial, com foco integral no universo B2B. Isso é traduzido em suporte diferenciado a seus clientes, com expertise em temas como certificação de precificação, movimentação de mercado, análise de investimentos e alinhamento com fornecedores.

Nossos especialistas comerciais são engenheiros que entendem tecnicamente não só dos produtos PETRONAS, mas dos processos industriais dos nossos clientes. Por meio da venda consultiva, somos capazes de atender às dúvidas e tecnicidades do produto, da venda à primeira aplicação”, explica Bruno Reis.

Suporte técnico diferenciado e especializado

Para a PETRONAS, a parceria com o cliente não se encerra com a venda do lubrificante. “Damos um suporte técnico completo para nossos produtos, com engenheiros que vão a campo entender os problemas do cliente”, conta o gerente de marketing industrial. “Por meio de treinamentos e capacitações, nossos especialistas orientam as equipes de manutenção sobre a aplicação correta do lubrificante, além de solucionar as dúvidas dos times de engenharia e operação”.

Serviços oferecidos pelo suporte técnico PETRONAS incluem ainda análises de performance dos equipamentos, com o objetivo de proporcionar o melhor aproveitamento possível do óleo lubrificante e a redução dos custos na linha de produção.

Logística e gestão de estoques Just in Time, com foco nas demandas do mercado

Máquinas paradas, indisponibilidade de linha, lucro cessante: esses são os principais pesadelos da indústria, podendo representar prejuízos imensos ao faturamento da empresa.

Em tempos de gestão Just in Time, em que tudo deve ser produzido e administrado na hora exata, é essencial que as indústrias mantenham uma logística aprimorada de seus estoques, com o controle completo de toda a cadeia de suprimentos.

A PETRONAS conta com uma frota e um modus operandi logístico completamente diferenciado para o universo B2B”, revela Bruno. “Trabalhamos com transportadoras homologadas em todas as certificações e normas brasileiras, com um fluxo de priorização de entregas nas indústrias. O resultado vem em forma dos menores lead times do mercado, com um OTIF superior”, completa.

Segundo Bruno, a missão é sempre entregar a quantidade determinada no prazo especificado, fazendo com que a indústria tenha os insumos na data exata em que os pediu.

CSC totalmente dedicado à indústria

Além de inovar na oferta de serviços e produtos, a PETRONAS conta ainda com uma equipe de backoffice dedicada integralmente ao universo industrial, focada no mercado B2B.

Nosso Centro de Serviços Compartilhados oferece todo o suporte financeiro aos clientes, incluindo emissão de nota fiscal, pagamentos, limites de crédito, análise de fluxo de caixa e todo o processo de emissão de boletos”, avalia Bechtlufft. “Ao centralizarmos todas as necessidades burocráticas dos clientes, possibilitamos que eles foquem com tranquilidade na estratégia do negócio”, completa.

Centro internacional de excelência em pesquisa e desenvolvimento de produtos

Localizado na fábrica da PETRONAS em Contagem, Minas Gerais, o Centro de Excelência Global oferece o que há de mais inovador em tecnologia de lubrificantes, com foco no Brasil em primeiro lugar.

Esse é outro grande diferencial da marca frente aos concorrentes, esclarece Bruno. “Todos os produtos desenvolvidos no país são disponibilizados primeiro no mercado local, possibilitando o que há de melhor em inovação industrial”, explica. “Outras empresas disponibilizam seus produtos primeiro na Europa. Eles passam por um período de maturação e, só depois de muitos anos, isso é repassado para o Brasil”.

Com a mentalidade Brazil first, a PETRONAS desenvolve soluções e tecnologias voltadas para o mercado local, desde as formulações às matérias-primas utilizadas em seu portfólio de produtos.

Expertise no mercado brasileiro, sendo referência nos principais segmentos industriais

A PETRONAS atua com foco nos principais mercados do segmento industrial, sendo eles:

  • siderurgia;
  • setor sucroalcooleiro;
  • transportadoras de cargas e pessoas (CRT);
  • madeira e papel;
  • setor energético;
  • mineração.

Além disso, somos referência em 3 desses segmentos no Brasil: o setor sucroalcooleiro, a mineração e a siderurgia”, conta Bruno Reis. “São setores-chave nos quais a PETRONAS tem uma maior expertise do conhecimento das etapas de produção, das especificidades e das necessidades das empresas”, continua. O resultado? Produtos de qualidade superior, proporcionando produtividade e economia de custos para os parceiros de negócio.

Com essas razões apresentadas pelo Gerente de Marketing Industrial Américas, ficou fácil entender por que as indústrias preferem os lubrificantes PETRONAS, certo? Entre em contato com a empresa e descubra como ela pode ajudar seu negócio!

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %