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Já não é mais novidade que a área de suprimentos tem saído de uma postura reativa e apenas executora para contribuir ativamente com os resultados, que se tornam cada vez mais satisfatórios. Entre as várias estratégias adotadas nesse sentido está o conceito de saving em compras.
Você já ouviu falar dele? Sabe do que se trata? Neste post, explicaremos o que é, como se aplica ao setor e como pode ser implementado de forma eficaz na sua empresa. Confira!
Afinal de contas, qual é o conceito de saving?
Em geral, o termo significa economia, mas pode ser mais amplo, dependendo da empresa e do foco. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é sinônimo de forçar o fornecedor e obter lucro a qualquer custo.
O saving em compras é um indicador que representa a economia feita e, consequentemente, quanto de custo foi evitado com uma aquisição. Dessa forma, ele ajuda a desenvolver uma estratégia de lucratividade para a empresa.
Podemos dizer, portanto, que a adoção dessa estratégia ajuda o caixa do negócio, visto que não se tem desperdício de recursos ao aproveitá-los da melhor forma possível. E vale ressaltar que estamos falando aqui principalmente de dinheiro.
O que é cost avoidance e qual sua relação com o saving?
Cost avoidance é o custo evitado, um conceito diferente do saving, que se trata do ganho financeiro — se um produto custa mil reais e é comprado por 900, o saving foi de 100 reais.
Para explicar melhor como funciona o cost avoidance, vamos supor que um fornecedor informa sobre um reajuste de 12% no próximo mês e, por meio da negociação, você consegue chegar a 5%. Nesse caso, os 7% de diferença representam o custo evitado por meio da eficiência na transação.
Geralmente, esse mecanismo é muito utilizado em grandes negociações, ligadas a matéria-prima, materiais, óleo básico, embalagens, entre outros, com contratos que sofrem reajustes. Neles, pode-se aplicar o saving ou o custo evitado.
Como o saving em compras ajuda na obtenção de resultados?
Por se tratar de uma metodologia voltada para apurar ganhos com negociação em compras, o saving contribui de diversas formas, como:
- na geração de resultados;
- na redução de custos;
- na diminuição de gastos gerais de fabricação;
- no impacto direto no custo de vendas;
- no impacto sobre o que a empresa lucra com a negociação.
Um exemplo básico para mostrar como funciona na prática: em um kit natalino com preço orçado em 129,90 reais e negociação fechada em 72,80, o saving apurado foi de: valor inicial – valor negociado = 129,90 – 72,80 = 57,10 por kit.
Se por acaso fosse realizada uma compra de 350 cestas, o saving total da negociação seria de 19.985 reais.
Essa é a melhor prática nos quesitos lucratividade e rentabilidade?
Na verdade, trata-se de um conjunto e não de focar apenas no saving. É preciso pensar no melhor atendimento e na qualidade do serviço. A partir daí são realizadas avaliações que envolvem pagar mais caro e garantir a qualidade, gerando uma economia menor, ou aumentar o saving e correr o risco de perder em qualidade, sofrendo com reclamações e insatisfação dos clientes, por exemplo.
O que a redução de desperdício tem a ver com a estratégia?
Há um processo de otimização dos fluxos de trabalho dentro da fábrica. Nele, em vez de buscar desconto com fornecedor, busca-se corrigir desperdícios. Quando eles são identificados, gastos ineficientes deixam de ser feitos e, como consequência, consegue-se um ganho para o negócio — o que não deixa de ser uma forma de saving.
Onde essa estratégia pode ser aplicada?
Além dos ganhos de saving, há ainda a variável do tempo que precisa ser considerada. Se existe urgência na aquisição, a empresa provavelmente vai perder dinheiro. Para exemplificar melhor, vamos supor que houve uma quebra na linha de produção. Nesse caso, pense sobre o que vale mais a pena:
- negociar uma entrega com o prazo de uma semana (com a linha parada) e economizar 10 mil reais na compra;
- encontrar um fornecedor que atenda em caráter de urgência e não deixe perder todo esse tempo na produção.
Podemos dizer, dessa maneira, que o aproveitamento eficaz do tempo também é uma forma de saving em compras, já que traz um ganho para o negócio, mesmo que ele nem sempre possa ser mensurado.
Em muitas oportunidades, tem-se um produto bastante usado e o próprio fornecedor indica um produto similar, com valores mais baixos. Mas saving não é apenas para pedir descontos. O problema é que o mercado já está tão acostumado com isso que os fornecedores mesmos trazem alternativas.
Exemplo prático da aplicação
Em uma negociação com um fornecedor de embalagens, é preciso obedecer às metas de saving. Por isso, tanto os compradores quanto os parceiros precisam pensar em uma alternativa que promova a economia. O que pode ser feito é reduzir a espessura das caixas sem prejudicar a resistência, por exemplo.
Para o consumidor final, esse tipo de decisão não fará diferença. No custo para a empresa, porém, qualquer detalhe gera impactos consideráveis ao longo de um ano.
Como aplicar o saving de forma eficaz?
Apesar de o termo estar relacionado a economia, não quer dizer que apenas adotar uma estratégia de redução de custos é suficiente para promover o saving.
Existem ações ligadas a redução de desperdícios, bom relacionamento com fornecedores e otimização dos processos que contribuem para o alcance desse objetivo. Conheça as principais delas nos próximos tópicos!
Encare-o como ferramenta de ajuste de custos
O saving pode ser encarado como uma ferramenta de ajuste de custos para garantir melhores transações comerciais e manter o mercado em movimento. Enxergá-lo apenas como benefício da área de compras, a fim de assegurar a performance, não é o caminho ideal.
A grosso modo, se um fornecedor abaixa o preço de determinado item, todos os outros precisam fazer reduções a fim de se manterem competitivos. Isso estimula a concorrência e ainda é benéfico para os contratantes, que podem aumentar o volume das aquisições e diminuir o preço para o cliente final. Todos os envolvidos no mercado saem ganhando.
Realize boas parcerias comerciais
Com a realização de boas parcerias, o próprio fornecedor pode apresentar alternativas para manter os custos mais baixos e garantir economia ao comprador na aquisição dos produtos ou serviços.
Com essa estratégia, o cliente sai beneficiado por fechar um contrato por um custo mais atraente, ao mesmo tempo em que o fornecedor preserva a parceria e mantém o faturamento.
Aplique melhorias nos processos
A melhoria nos processos quase sempre aparece quando se trata de aprimorar algum resultado dentro da empresa.
No contexto de compras, otimizar os fluxos de trabalho, fazer substituições inteligentes (produtos que apresentam uma melhor relação custo-benefício) e acompanhar o desempenho de outras áreas são algumas das estratégias que podem ser adotadas.
O saving em compras é uma excelente estratégia para se alcançar a eficiência nas negociações, ao mesmo tempo em que se ganha em qualidade e resultados satisfatórios para o negócio. A aplicação dessa metodologia na empresa contribui para reduzir custos e aproveitar melhor os recursos, por exemplo.
Se gostou deste artigo, aproveite para saber como melhorar o procedimento de compras na sua empresa! Para isso, você não pode deixar de conhecer algumas boas práticas que apresentamos neste post.
Efetivar uma compra com foco no encaixe do fluxo de caixa, distancia e valida o conceito entre gastar e comprar, aproximando a gestão da cadeia de suprimentos do PDI, com uma gestão tática,em alinhamento a visão institucional.
Boa Tarde
Sou comprador de medicamentos , nessa fase de pandemia principalmente entre meses de 03/21 á 09/21 tivemos muitas dificuldade na aquisições dos medicamentos chamado kit intubação na compra por SPOT pelo portal que utilizamos , alternativa que encontrei foi negociar direto com fabricante , tive muito sucesso , porem , agora minha gestão acha que isso não pode ser aplicado como SAVING … Teria uma forma de mostrar isso?
Olá Cleber, tudo bem?
Enviamos sua pergunta para nosso time de especialistas, e eles retornaram com essa resposta aqui:
Cleber, podemos reportar como saving todo valor que você consegue “economizar” frente ao baseline anterior (último valor pago). Se vc negociou direto com o fabricante, deve ter conseguido uma condição melhor do que a compra spot, geralmente feita em distribuidores ou revendedores onde as margem aumentam o custo do produto revendido.
Preço pago no revendedor: 10
Preço pago no Fabricante: 9
Saving : 1
Agora é importante salientar que na pandemia os custos sofreram muitos incrementos, por falta de material, aumento exponencial das demandas e aumento do custo de insumos. Caso isso tenha ocorrido e você tenha pago a mais, mesmo que seja pela situação mercadológica, não irá ser possível dizer que você teve saving, mesmo que tenha negociado uma eventual redução, assim mesmo tenha ficado acima do último preço pago. Isso chamamos de custo evitado.
Preço pago no revendedor: 10
Preço ofertado na pandemia: 13
Preço negociado: 11
Saving: ZERO
Custo evitado: 2
Esperamos ter respondido sua dúvida! Obrigado pelo seu interesse em nossos conteúdos!
Olá, alguém teria alguma planilha legal de Saving com gráficos para compartilhar ?
Olá Thiago, tudo bem?
Todos os materiais que temos estão disponibilizados no link: https://inovacaoindustrial.com.br/materiais-gratuitos/. Como o processo de compra de cada empresa é muito particular, o saving acaba sendo algo não padronizado também, e por isso ainda não conseguimos oferecer este tipo de conteúdo.
Mas fique ligado em nossos conteúdos, pois todo mês postamos materiais exclusivos!
Obrigado pelo seu interesse.