A otimização do tempo é uma questão essencial para qualquer empresa. Por meio dela, a produtividade aumenta, a mão de obra é mais bem aproveitada, os prazos para entrega aos clientes diminuem e os fluxos de trabalho se tornam mais eficientes, entre tantos outros benefícios.
E no contexto da gestão do tempo temos o chamado lead time. Você conhece ou já ouviu falar dele? Sabe por que ele é tão importante para a indústria alcançar resultados satisfatórios? Continue com a leitura para conferir as respostas para essas perguntas!
O que é o lead time?
Muito usado na área de Engenharia de Produção, o termo lead time pode ser definido como o espaço de tempo entre um pedido de compra e a entrega para o cliente no local acordado entre as partes.
Dentro desse contexto, podemos falar também sobre o Manufacturing Critical-path Time (MCT), que em português pode ser traduzido como caminho crítico da manufatura. O MCT indica os dias decorridos desde o momento em que é inserido o pedido ou a ordem de serviço, passando pelo caminho crítico até que pelo menos um item seja entregue ao cliente.
Por que o lead time é tão importante?
A princípio, o lead time está diretamente ligado ao bom atendimento oferecido aos clientes. Quando controlado, torna-se possível identificar ineficiências e oportunidades de melhorias, que vão contribuir para reduzir o lead time e, consequentemente, permitir que os envios sejam realizados em prazos menores.
Além disso, ele também contribui para otimizar o planejamento empresarial, visto que os colaboradores da área de compras conseguem programar as aquisições com base no giro do estoque e nos prazos de aprovação do pedido, na resposta do fornecedor e entrega dos materiais na empresa.
Já no caso do chão de fábrica, o lead time está ligado ao tempo de fabricação dos produtos, de ponta a ponta, desde quando os insumos e as matérias-primas chegam na linha até quando o item fica efetivamente pronto.
Do ponto de vista da cadeia de suprimentos, o lead time parte do momento em que as áreas entram com as requisições para o setor de compras, passando por todos os processos de recebimento, fabricação, expedição e transporte até o momento em que o cliente assina e atesta o recebimento.
Quais os benefícios de fazer esse controle?
O controle do tempo total do ciclo de vida de um pedido ou produto não é tão simples, mas é por meio dele que as empresas tomam consciência de investir na produtividade e no aumento da eficiência dos fluxos de trabalho, reduzindo custos e melhorando o atendimento aos clientes.
Além disso, podemos citar outros benefícios, como:
- o aumento da integração entre as áreas internas, bem como da empresa com os fornecedores;
- a melhora no planejamento da aquisição dos insumos;
- a melhora na comunicação;
- a maior previsibilidade das compras;
- a otimização da busca e seleção de fornecedores;
- a maior agilidade nos processos de compras.
De modo geral, podemos dizer que o lead time contribui para melhorar o planejamento e a execução das atividades relacionadas a todo o ciclo, incluindo etapas externas — como o alinhamento com a produção dos fornecedores e o nível de serviço alcançado pelas transportadoras.
Como o cálculo deve ser feito?
O cálculo do lead time permite que as empresas criem estimativas mais reais a respeito dos intervalos de cada fluxo de trabalho. Nos próximos tópicos, explicaremos como isso pode ser feito passo a passo. Acompanhe!
Liste todos os produtos necessários para o trabalho
Antes de mais nada, é preciso entender quais materiais são necessários para que o trabalho seja executado. Também vale a pena identificar os itens demandados em processos de reparos e novas instalações, por exemplo.
Identifique o tempo médio necessário para obter cada item
Agora é o momento de identificar o prazo entre a encomenda de um material e seu efetivo recebimento na empresa. É importante, por exemplo, avaliar se o fornecedor trabalha apenas em dias úteis. Se for esse o caso, é preciso acrescentar o final de semana ao lead time do pedido repassado.
Use o item com o maior prazo de entrega no cálculo
Na sua lista, identifique qual é o item que demora mais tempo para ser recebido. É esse o prazo que deve ser considerado no lead time de produção ou de venda. É esse o prazo que deve ser repassado aos clientes. Como é necessário estar com todos os produtos disponíveis para só então concluir o pedido, o ideal é considerar o prazo mais longo, visto que é só depois dele que a liberação será feita.
Defina o tempo necessário para concluir o processo
Depois que o prazo referente à etapa com o fornecedor foi estabelecido, chega o momento de identificar quanto tempo leva para que o produto seja fabricado ou para que o serviço seja concluído.
Aqui também é necessário considerar os finais de semana (se são trabalhados ou não) e ainda os possíveis atrasos que podem ocorrer nas etapas do processo, dando uma margem para não comprometer os resultados e a promessa de entrega feita para os clientes.
Conheça o tempo de espera para recebimento dos produtos
Por fim, é preciso adicionar ao cálculo o tempo necessário para disponibilizar os produtos ou concluir os serviços.
Resumindo, portanto, podemos dizer que os dias totais serão encontrados por meio de: prazo de entrega do fornecedor + prazo necessário para produção + prazo necessário para concluir o processo (burocracia relacionada à expedição dos produtos) + prazo de envio fornecido pela transportadora.
Percebeu como, no final das contas, o lead time trata da junção de todos os intervalos existentes nos processos da cadeia produtiva de uma empresa?
O controle para a redução do lead time é uma estratégia que pode trazer vantagem competitiva frente a concorrência. Adotar essa prática é sinônimo de aumentar o domínio sobre todos os fluxos de trabalho de ponta a ponta em uma cadeia de suprimentos.
Por fim, que tal aproveitar para receber algumas recomendações para aprimorar a gestão de compras na indústria? Então você não pode deixar de conferir este outro conteúdo!