Os equipamentos para construção civil são peças fundamentais para a realização dos empreendimentos. Quando funcionam de forma correta, proporcionam uma melhor produtividade no canteiro de obras. De acordo com a Pesquisa sobre mercado de construção civil, em 2020, foram injetados R$ 212,5 bilhões no setor. O levantamento ainda diz que o índice de intenção de investimento para 2021 era de 41,7%. Também mostra que 0,9% da composição da cadeia da construção é composta por máquinas e equipamentos.
Uma prática que é indispensável nessa área, assim como em outros da indústria, é a manutenção. Infelizmente, muitos profissionais acabam negligenciando essa etapa que, além de tudo, promove o aumento da vida útil do maquinário.
Então, para que você entenda como criar uma cultura e rotina de cuidados, elaboramos este artigo. Nele, compartilhamos as melhores práticas de manutenção para os principais equipamentos para construção civil. Confira!
Importância da manutenção de equipamentos para construção civil
Mesmo com o aperfeiçoamento de diversos processos, a manutenção de equipamentos para construção civil precisa de atenção. Essa prática é extremamente necessária para garantir que todo o maquinário funcione em condições que proporcionem eficiência nas tarefas, produtividade e segurança aos trabalhadores. Assim, de modo geral, há três pontos relevantes ligados à manutenção de equipamentos da construção civil. Confira!
1. Limpeza
Um fator importante e que faz parte da manutenção é a limpeza de máquinas e equipamentos. Um equipamento sujo pode conter vários agentes que é capaz de causar desgaste e corrosão dos mesmos. Além disso, a umidade também pode danificá-lo.
Por isso, é imprescindível tirar uns minutos, antes de encerrar o expediente, para realizar a higienização dos equipamentos. Guardá-los limpos e de forma organizada é uma ação que ajuda a aumentar a vida útil dessas máquinas.
2. Rotina de cuidados
Deve ser realizada por uma equipe técnica especializada para atender as diversas ocorrências e que entendam dos processos de cada tipo de manutenção. A preditiva, por exemplo, é voltada ao monitoramento de equipamentos para prever falhas. Já a preventiva, programa suas pausas e tem o objetivo de evitar colapsos, contemplando serviços de lubrificação, calibração, aferição, entre outros. Também há a corretiva que consiste na substituição de peças que falharam. Essa, geralmente, é feita em caráter emergencial.
3. Sinalização
Em caso de equipamentos quebrados ou com defeito, é indispensável deixar essa informação à mostra para que toda a equipe tenha conhecimento. Assim, evita que máquinas sejam utilizadas por engano, prevenindo prejuízos e, até mesmo, acidentes.
Confira as melhores práticas de manutenção para 5 equipamentos
Agora que você pôde ver a importância da manutenção, é necessário dizer que cada equipamento para construção civil merece cuidados especiais. Para isso, preparamos um pequeno guia com as melhores práticas para ajudá-lo.
1. Andaime
De modo geral, os andaimes são estruturas de aço, criadas para trabalhos que precisam ser realizados em certas alturas. Dessa forma, há diversos modelos disponíveis no mercado. Uma característica desse equipamento é que há uma norma a ser seguida, no que se refere a sua segurança. A ABNT NBR 6494:1990 é a regra que fixa as condições de segurança dos andaimes.
Como práticas diárias, deve-se respeitar o limite de carga que cada um deles pode suportar. Além disso, é indispensável ter cuidado quanto à limpeza de componentes, como as roldanas. Inclusive, diariamente, deve-se limpar o excesso de respingos de argamassa ou outros agentes que possam grudar nos cabos e outras partes do equipamento.
Periodicamente, é necessário engraxar os pinos e partes móveis do andaime, além de verificar o estado de guarda corpo, e perceber se ele possui deformidades. Da mesma forma, é preciso averiguar as condições e estado de conservação dos rodapés, do piso, base e travamentos diagonais.
2. Compactador de solo
Igual a outros ativos, é necessário realizar uma verificação diária dos níveis de fluido hidráulico, de arrefecimento, de combustível e da situação dos filtros.
Esses são cuidados essenciais para manter o funcionamento desse equipamento, além de prolongar sua vida útil e ajudar a identificar irregularidades. Por exemplo, se parafusos e coxins estiverem frouxos, é preciso reapertá-los.
3. Compressor de ar
Geralmente, é usado em projetos de grande porte, fornecendo ar de maneira contínua para outras máquinas e ferramentas. Para que esse ofereça um ar puro, sem partículas, deve passar por cuidados periódicos.
Assim, são ações indispensáveis para sua manutenção:
- limpeza semanal: para retirar os resíduos que ficam acumulados no equipamento. Não se esqueça de limpar o filtro de admissão;
- checagem de tensão da correia: é preciso verificar todo mês para garantir o bom funcionamento;
- troca de óleo: níveis abaixo do determinado comprometem o desempenho do ativo;
- verificar válvulas: para se certificar de que não há vazamentos.
4. Escavadeira hidráulica
Utilizado para retirar a terra dos terrenos, há várias normas para o uso dessa máquina. Além disso, deve-se realizar uma rotina de cuidados rigorosa, que contenha uma série de práticas. Para facilitar, criamos um pequeno checklist.
- faça um histórico de laudos de conformidade ― e consulte-o sempre;
- examine o estado de conservação e funcionamento do equipamento;
- faça um cronograma diário de reparos, limpezas, ajustes e vistorias;
- observe se há falhas mecânicas ou hidráulicas;
- fique de olho na lubrificação do equipamento;
- verifique as peças expostas a maior trabalho;
- respeite os limites de operação e de carga;
- cheque os itens de segurança.
Ainda, é importante mencionar que o manual de instruções do fabricante deve ser lido e seguido à risca.
5. Guindaste
Assim como alguns outros equipamentos para construção civil, é preciso realizar uma inspeção diária nos guindastes. Além disso, antes de eles entrarem em operação, é necessário verificar os níveis de óleo hidráulico, de motor, dos redutores, além de conferir a água do radiador. Também é recomendado inspecionar os cabos de aço, analisando com atenção, em busca de pontos de corrosão e fios rompidos.
No artigo de hoje, você pôde compreender e conhecer algumas ações de manutenção de equipamentos para construção civil. Comece a colocá-las em prática o quanto antes e ajude a promover a vida útil dos seus ativos e a segurança dos seus colaboradores. Se você quer entender mais sobre manutenção nas diversas áreas da indústria, continue acompanhando o Portal. E para se manter por dentro de todas as novidades, cadastre-se no nosso canal no Telegram.