Quem vive do campo sabe que o calendário de safras deve ser seguido à risca. Entretanto, também entende que tem sido cada vez mais difícil se manter em dia com ele. É inegável que as variações do clima, o período prolongado de secas e outras adversidades já vêm afetando os resultados da lavoura. E, ao que parece, a tendência é que isso aconteça com frequência nos próximos anos. Por isso, a logística PETRONAS é uma forte aliada dos produtores para se manterem em dia com as datas.
O agronegócio, além da forte dependência do clima, tem uma questão que torna esse cumprimento um assunto ainda mais delicado. A logística agroindustrial brasileira enfrenta uma série de desafios, como o acesso às propriedades. No período de chuvas, esse trabalho fica ainda mais complicado, uma vez que a maior parte dos caminhões não consegue acessá-las.
Considerando que esse é um problema bastante corriqueiro no segmento, a logística PETRONAS o leva em conta na hora de oferecer suporte aos produtores. Mas, a seguir, você saberá melhor a respeito desse assunto. Neste artigo, o gerente comercial para o setor de agronegócio da PETRONAS, Frederico Figueira, conta os detalhes. Acompanhe.
Como a logística PETRONAS auxilia o produtor no cumprimento do calendário do campo
No momento em que o solo está pronto para ser cultivado, não há tempo para esperar! Um dia a mais, ou menos, pode fazer muita diferença e o agricultor sabe que a lucratividade da safra depende muito da pontualidade dos trabalhos. Visto isso, dá para imaginar o transtorno que uma máquina indisponível pode causar. E, também, o prejuízo envolvido, tanto no reparo, quanto no atraso do calendário. Para se ter uma ideia do impacto financeiro da ociosidade das máquinas, de um total estimado em R$ 8.688.309,98 de custos indiretos nos meses de colheita, R$4.741.200.00 referem-se apenas aos momentos em que o processo é interrompido.
Não à toa, a manutenção dos equipamentos tem sido um dos temas mais recorrentes quando se fala em agricultura de precisão. Se as rotinas forem feitas de forma eficiente, são responsáveis diretas por aumentar a competitividade do agronegócio. Acontece que a logística envolvida nesse trabalho se torna complexa, também, pela necessidade de estoques mais enxutos. “Nesse segmento, o estoque é encarado como capital imobilizado. Por isso, é difícil vermos fazendas com grandes quantidades de lubrificantes ou peças armazenadas na propriedade”, comenta Frederico.
- Baixe gratuitamente: Agricultura de precisão: Indústria 4.0 no campo
Então, como você pode imaginar, contar com a garantia de entrega é determinante para o produtor. Mas essa é apenas uma das formas que a logística PETRONAS ajuda a cumprir o calendário da safra. Confira mais a seguir.
Garantia de entrega mesmo em locais remotos
No início deste artigo, comentamos que o agronegócio depende do clima, inclusive, para o abastecimento com insumos e matérias-primas.“Em locais de difícil acesso, durante a época de chuvas, apenas caminhões traçados, como os utilizados pela PETRONAS, conseguem chegar às fazendas. Então, mesmo que diversos players tenham os produtos adequados para o maquinário, a logística de suprimentos deve ter peso na hora da negociação. Afinal, para quem depende das condições ideais para o trabalho, não pode comprometer tudo por conta de uma carga que não chegou”, comenta.
A confiabilidade no cumprimento das entregas possibilita ao produtor trabalhar com menos produtos reserva. Como sabe que o insumo chegará no momento determinado, não há motivos para mantê-lo guardado na propriedade. Assim, os estoques ficam mais enxutos e, consequentemente, a gestão de suprimentos é simplificada.
Conhecimento das necessidades dos parceiros
A PETRONAS é uma empresa global, com operação nacional e, para prestar o melhor serviço em logística, precisa conhecer o território. Por isso, cada parceiro tem suas necessidades mapeadas. Afinal, as demandas e o calendário de um produtor no Mato Grosso do Sul são diferentes das do agronegócio do sul do Maranhão. Frederico pontua que isso é levado em conta pela equipe logística.
“Hoje, estamos presentes em todos os estados do país. Temos o atendimento no Centro-Oeste, Norte e parte do Sudeste por meio da matriz, em Minas Gerais. Para o Nordeste, o Centro de Distribuição em Pernambuco cobre a região e outro em Curitiba, para abastecimento do Sul”, completa o gerente.
Assistência técnica
A amplitude do atendimento se estende à assistência técnica prestada pela PETRONAS. “Todas as regiões do Brasil contam com esse respaldo. Nossos assessores comerciais são engenheiros e têm a expertise necessária para oferecer auxílio técnico aos agricultores. É claro que existem lugares onde o agro é a principal atividade e isso exige que a empresa tenha uma assistência técnica especializada disponível”, explica Frederico.
Além de estar à disposição no caso de necessidade, esses profissionais também podem sugerir soluções personalizadas. Na Bom Futuro, uma das maiores empresas brasileiras do segmento agro, esse respaldo ajudou a superar os desafios impostos pela aquisição de novas máquinas. Dessa forma, a logística PETRONAS atua não só na garantia de entrega dos insumos, como, também, está junto ao produtor nos períodos de entressafra.
Logística PETRONAS: ajudando a fomentar a agricultura 4.0
Um dos pontos ressaltados pelo gerente comercial da PETRONAS diz respeito à gestão das propriedades. “O agronegócio é vanguarda quando o assunto é a implementação de tecnologia no plantio, por exemplo. Mas precisa evoluir muito em relação à gestão. Diferente de setores como a mineração ou a siderurgia, onde essa cultura já está mais clara, ainda é possível encontrar muitos produtores que ainda têm processos administrativos defasados. E a logística PETRONAS tem um papel importante em ajudar esses parceiros e se voltarem mais para essa questão”.
Para Frederico, isso acontece, em grande parte, por conta da confiabilidade das entregas. Assim, os gestores da propriedade podem dar atenção a pontos mais estratégicos, como o planejamento da safrinha. Ou, então, em otimizar os processos de manutenção, que têm relação direta com a disponibilidade do maquinário.
A logística PETRONAS tem como principal objetivo dar tranquilidade ao produtor quanto ao cumprimento do calendário da safra. Ao ter as entregas garantidas, independente da adversidade climática ou de acesso, é possível contar que tanto o momento exato do plantio ou da colheita será aproveitado.
Continue acompanhando o Inovação Industrial para mais dicas e insights do agronegócio brasileiro. Aproveite e inscreva-se, também, na nossa lista exclusiva no Telegram para receber todas as novidades em primeira mão.