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Como acelerar seu processo de inovação com parceiros estratégicos

A Indústria 4.0 colocou a  tecnologia no centro do debate. Empresas de todos os segmentos agora têm foco na aquisição de robôs, sensores e softwares. Mesmo com todo esse movimento, o Brasil ainda está bem atrás quando o assunto é o mindset transformador. Na verdade, nosso país ocupa o 62º lugar no Índice Global de Inovação 2020.  Em relação a 2019, melhoramos algumas posições, mas se considerarmos que o levantamento engloba 131 nações, fica evidente a defasagem brasileira nesse quesito. Certo, e como reverter esse cenário? Buscar por parceiros estratégicos pode ser a resposta para acelerar o processo de inovação.

Mas, antes de mais nada, é preciso entender que o que a Indústria 4.0 traz não são apenas ferramentas de automação. Ela busca desenvolver uma cultura orientada para a inovação, em que todas as esferas organizacionais devem trabalhar com foco nas transformações. Os departamentos gerenciais, por exemplo, também precisam buscar formas de se adequar a essa realidade, caso contrário, existirá uma grave assincronia entre os setores.

Por englobar diversos aspectos da organização, é natural que muitos ainda encontrem obstáculos que impeçam a implementação de uma nova mentalidade. Esse é outro motivo pelo qual a busca por parceiros estratégicos pode acelerar o processo de inovação na indústria. A seguir, você confere mais detalhes sobre o assunto. Acompanhe!

O que qualifica uma parceria estratégica?

Quando falamos em inovação, é comum associarmos essa ideia logo a algo totalmente revolucionário, inédito. Porém, a realidade é um pouco diferente e a “anatomia” da inovação pode ser conceitualizada como:

Inovação = descoberta + invenção + capacidade de gerar valor

Nessa equação, devemos considerar a descoberta como a idealização. Um problema foi encontrado e identificado como tal. Já a invenção é um passo além, onde se cria uma solução. Ou seja: sai do conceito e vai para a prática.

Para ficar mais claro, confira esse exemplo do agronegócio:

Em entrevista ao Portal Inovação Industrial, o diretor de mecanização da Bom Futuro, José Vengrus, contou acerca da inserção das novas máquinas no campo. Mais modernas, exigiam muito do lubrificante utilizado, pois os equipamentos, fabricados em países mais frios, tinham demandas que não se aplicavam à realidade brasileira. Isso tornaria o processo de manutenção bastante complexo, uma vez que seria necessário um produto específico para cada aplicação no ativo.

Nesse momento, uma parceria estratégica foi fundamental para superar esse desafio. Junto à PETRONAS, a Bom Futuro trabalhou no desenvolvimento de um óleo multifuncional, que atendesse às especificações necessárias. O produto também precisava contar com propriedades de redução de atrito. Durante os testes, foi criado e aprimorado o Arbor MTF BF, um lubrificante complexo, que performa diferentes ativos.

Como resultado, Vengrus comenta que “o intervalo de troca, que a indústria recomenda que seja feito a cada 1.500 horas, conseguimos estender para 2.000, com segurança”. Além disso, por unir diferentes aplicações em um só produto, os estoques se tornaram mais enxutos, o que, para o agronegócio, representa saving financeiro. Menos lubrificantes, também impactam em chances menores de perda por contaminação e de uso equivocado.

A partir deste case, é possível identificar todos os pontos que qualificam a inovação:

  • descoberta: observação para encontrar os problemas e procura pela resolução;
  • invenção: a busca por um parceiro apto e disposto a investir em uma solução para o desafio identificado;
  • geração de valor: os resultados obtidos após a inserção do produto nas rotinas.

Um parceiro estratégico capaz de acelerar o processo de inovação é aquele que consegue gerar valor e entregar resultados a longo prazo. Na gestão de fornecedores, isso fica evidente, uma vez que nem sempre o menor preço imediato é, de fato, o melhor negócio.

Quais parceiros são estratégicos para acelerar o processo de inovação?

A resposta para essa pergunta não é única, afinal, depende de quais aspectos da indústria precisam de auxílio na inovação. Uma empresa que já usa softwares ou robôs, por exemplo, pode perceber a necessidade de atualizar os processos gerenciais. Outros, mais maduros, veem na atualização dos colaboradores uma atitude transformadora.

Portanto, um parceiro estratégico é aquele que traz uma solução que dá início a uma cultura de inovação. Como no caso da Bom Futuro, que agora busca o desenvolvimento de “óleo totalmente sintético e de alta especificação para os motores, principalmente das máquinas mais novas”, comenta Vengrus.

Buscar por parcerias assim é, inclusive, uma forma de “oxigenar” a empresa, visto que trará novas soluções, ideias e conceitos. Elas são essenciais para aqueles que ainda não contam com a expertise necessária, a exemplo da segurança de dados. Um levantamento da Kaspersy Lab, mostrou que os ataques virtuais aumentaram 333% no Brasil durante a pandemia. Ainda de acordo com o estudo, em abril de 2020, o país representou 60% de todas as investidas da América Latina.

Vistos esses números, é possível dizer que muitos ainda não estão preparados para garantir a privacidade das informações. Nesse caso, uma empresa de consultoria pode se tornar um parceiro estratégico, pois agrega valor ao garantir a integridade dos sistemas. Além disso, posiciona a indústria como um player confiável no mercado.

Dessa forma, percebe-se que a inovação extrapola o simples uso da tecnologia. Todos os âmbitos da indústria devem entender que são parte ativa do processo de transformação. E, por isso, precisam ser inseridos nessa nova mentalidade. Na verdade, esse é um dos papéis da indústria atual: fomentar a atualização dos profissionais para a realidade 4.0. Assim, a inovação se dá por completo, uma vez que as medidas adotadas encontram respaldo no conhecimento da mão de obra.

Agora que você já viu como o processo de inovação pode ser acelerado, leia também o artigo GERDAU comenta importância da lubrificação na siderurgia e parceria estratégica com a PETRONAS. Nele, o gerente técnico da empresa, Thiago Nakata, fala sobre a importância de contar com um parceiro na busca por resultados. Inscreva-se na lista exclusiva do Portal Inovação Industrial no Telegram e receba nossas novidades em primeira mão!

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