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Por que as indústrias devem iniciar o ano estudando seus mercados?

O setor industrial sempre esteve sujeito a mudanças drásticas. Afinal, as revoluções industriais não recebem essa alcunha por acaso. Porém, o que antes levava décadas para acontecer, hoje, às portas da quinta revolução, é preciso estar atento à velocidade dessas transformações. Isso faz com que o estudo de mercado seja imprescindível o ano todo, mas, especialmente, nos primeiros meses. Em um cenário cada vez mais competitivo, em que a eficiência operacional e a capacidade de adaptação são diferenciais críticos, compreender o contexto no qual se atua é essencial para tomar decisões assertivas e garantir resultados positivos.

Para isso, é necessário adotar uma visão estratégica que considere tendências de mercado, mudanças no comportamento dos clientes, avanços tecnológicos e novas regulamentações, como a Euro 6. Neste artigo, você entenderá por que o estudo do mercado deve ser uma prioridade para as indústrias no início do ano e quais os benefícios de perceber as dinâmicas do setor em que atua. Continue a leitura!

Estudo de mercado: entenda sua importância para a indústria

Realizar um estudo de mercado significa analisar de forma sistemática e estratégica os fatores internos e externos que impactam o desempenho de uma empresa. No contexto industrial, essa prática vai além de observar tendências: trata-se de compreender de que modo demandas, avanços tecnológicos, concorrência e regulamentações vêm pautando o setor.

O estudo de mercado possui uma relação estreita com o planejamento estratégico, uma vez que fornece dados concretos para embasar decisões, tais quais investimentos em manutenção assistida, otimização de estoques e parcerias estratégicas com fornecedores. Ou seja, esse trabalho conecta a visão de longo prazo às ações práticas, facilitando a adaptação rápida das indústrias às mudanças, além de mantê-las competitivas.

Quando isso é feito no início do ano, as indústrias têm uma vantagem estratégica, visto que conseguirão se antecipar às demandas, ajustar suas operações e minimizar riscos. Isso porque um dos principais benefícios do estudo de mercado é a ajuda para identificar sazonalidades e necessidades específicas do setor. Por exemplo, indústrias agrícolas podem aproveitar a entressafra para investir em cuidados preventivos e no treinamento do quadro de funcionários.

Outro aspecto importante é em relação à adaptação às tendências, a exemplo da incorporação de novas tecnologias e práticas sustentáveis. Soluções baseadas em inteligência artificial estão transformando a manutenção industrial, enquanto a pressão por práticas mais verdes puxa o mercado para consumo de lubrificantes e fluidos industriais biodegradáveis com menor impacto ambiental.

Leia também: Sustentabilidade na cadeia de suprimentos: como aplicar na sua indústria?

Além disso, o estudo de mercado permite a identificação de riscos. Ao monitorar cenário econômico, mudanças logísticas e novas regulamentações, as indústrias podem se preparar para desafios, tais quais flutuações nos preços de insumos ou interrupções na cadeia de suprimentos.

Para os setores de manutenção e suprimentos, essas análises são fundamentais a fim de evitar paradas não planejadas, otimizar estoques e garantir que os equipamentos estejam sempre operando no máximo de sua eficiência. Assim, a indústria não apenas reduz custos, mas também aumenta sua produtividade e, consequentemente, sua competitividade no mercado.

Veja como dar início ao estudo de mercado do seu segmento

Monitoramento de tendências

Uma das formas mais eficazes de estudar o mercado é acompanhar tendências por meio de ferramentas e relatórios setoriais. Publicações especializadas, estudos de associações industriais e relatórios econômicos oferecem dados valiosos sobre o comportamento do mercado, dos avanços tecnológicos e das mudanças regulatórias. Plataformas de análise de mercado, como EMIS, DataAgro e Factor-Kline, também se apresentam como excelentes fontes para identificar padrões e oportunidades.

Benchmark

Este termo se refere à prática de analisar o mercado dentro de um mesmo segmento. É uma forma de “comparação”, em que se colhem dados de empresas concorrentes, normalmente, de destaque no mercado em questão. Os critérios avaliados podem ser muitos, inclusive, a eficiência do setor de compras ou de manutenção. Com objetivo de que essa técnica consiga ser aplicada e gerar os resultados esperados, é necessário definir, com precisão, quais as métricas que se deseja comparar e, claro, quais os concorrentes analisados. O benchmark permite ainda identificar abordagens bem-sucedidas, além de ser capaz de revelar lacunas que sua empresa pode explorar, tais quais nichos de mercado ou tecnologias ainda pouco adotadas.

Parcerias estratégicas

Fornecedores não devem ser vistos iguais meros parceiros comerciais, uma vez que eles também podem ser fontes valiosas de informações sobre o mercado. Por estarem em contato com diversas indústrias, conseguem compartilhar insights sobre demandas emergentes, práticas de sucesso e inovações tecnológicas. Cultivar um relacionamento próximo e transparente junto a esses parceiros é essencial para obter essas vantagens.

Uso de tecnologia

Ferramentas de inteligência artificial e big data estão transformando o modo como as indústrias analisam o mercado. Softwares avançados podem processar grandes volumes de informações para prever tendências, identificar riscos e, até mesmo, recomendar estratégias específicas. Essas tecnologias tornam o estudo de mercado mais preciso e ágil, o que auxilia em uma tomada de decisão embasada e proativa.

De que maneira a análise de mercado apoia as áreas de manutenção e suprimentos?

A análise de mercado desempenha um papel fundamental para a eficiência das operações de manutenção e suprimentos, fornecendo dados que permitem decisões mais estratégicas e alinhadas às demandas do setor. Com insights do mercado, as indústrias são capazes de antecipar necessidades de manutenção, baseando-se em dados sobre o desempenho de equipamentos semelhantes em outros contextos ou em padrões de uso do setor. A título de exemplo, se um relatório de mercado indica que determinados componentes têm maior probabilidade de falha em condições específicas, a equipe de manutenção pode se preparar para essas situações, reduzindo o tempo de inatividade.

O estudo de mercado, inclusive, ajuda a alinhar a gestão de suprimentos às demandas projetadas. Ao entender sazonalidades e flutuações no fornecimento de insumos, há possibilidade de as empresas ajustarem suas negociações e estoques, evitando tanto excesso quanto escassez. Um exemplo é a antecipação de compras de lubrificantes e peças críticas antes de períodos de alta demanda ou de aumento nos preços.

Por fim, essa análise torna possível identificar oportunidades a fim de otimizar custos operacionais. Isso inclui a negociação com fornecedores para obter melhores condições baseadas em tendências de mercado ou a adoção de tecnologias mais eficientes. Outro exemplo relevante nesse aspecto seria a migração de lubrificantes minerais para tecnologias mais avançadas como os lubrificantes sintéticos, assim é possível aumentar o intervalo de troca e reduzir o desgaste do sistema de forma a reduzir o custo total da operação no seu ciclo integral, aplicando uma redução do tipo TCO.

Como você pôde ver ao longo deste artigo, estudar o mercado no início do ano é um passo estratégico para que as indústrias se adaptem rapidamente às mudanças e maximizem suas oportunidades. Junto a uma visão clara das tendências, riscos e demandas, pode-se tomar decisões mais assertivas, otimizar processos e garantir maior eficiência operacional.

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