Estratégias de Custos

Big Data e suas aplicações: como a tecnologia agrega valor à gestão de compras

Dentro do contexto da Indústria 4.0 — e o Compras 4.0 —, a tendência cada vez maior é a de automação dos processos e uso de novas tecnologias. Com isso, podemos ver mais investimentos em Big Data e suas aplicações nas empresas.

Neste artigo, vamos mostrar, especificamente, como a solução pode contribuir para gerar mais valor na gestão de compras, além de ajudar a otimizar os resultados alcançados. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

Entenda o que é Big Data

Estamos cercados de informações, oriundas de diversas fontes, o tempo todo e, para uma empresa, esse volume é ainda maior. Com uma quantidade massiva de dados disponíveis para serem trabalhados, surgiu a necessidade de uma tecnologia que seja capaz de processá-los e interpretá-los — gerando conhecimentos importantes para as organizações.

Nesse contexto, com a transformação digital, surgiu o Big Data que é a ferramenta ideal para lidar com essa vastidão de dados estruturados (como em relatórios) e não estruturados (como vídeos e redes sociais). Por meio dele, consegue-se capturá-los e fazer com que eles se tornem insights valiosos para análises e processos decisórios dentro de uma organização. Os pilares do Big Data são chamados de 5Vs:

  • volume: referente à quantidade de dados;
  • variedade: referente à variedade de fontes dos dados coletados;
  • velocidade: referente à rapidez com que esses dados são coletados e processados;
  • veracidade: referente à qualidade dos dados, o quanto ele é verídico;
  • valor: referente à utilidade dos dados.

O cenário brasileiro atual de uso do Big Data 

No cenário brasileiro, uma das grandes motivações para a implementação do Big Data é a necessidade de inovação, de obter bons resultados e redução de custos. Com a disseminação dessa tecnologia e o aumento do número de empresas que reconhecem a importância e investem nela, é possível entender os benefícios e o potencial que ela tem a oferecer.

Além disso, outras tecnologias, como o Cloud Computing (computação em nuvem) e a Internet das Coisas (IoT) também contribuem para impulsionar o investimento em Big Data. Afinal, quanto mais dispositivos estiverem conectados e gerando dados — característica bem presente na Indústria 4.0 —, maior é a necessidade de se contar com uma ferramenta que ajuda a encontrar, coletar, organizar e analisar essas informações com o objetivo de gerar conhecimento.

Desafios da gestão de compras que podem ser superados

O grande volume de dados disponíveis em uma empresa dificilmente pode ser processado manualmente por uma equipe de compras.  É aí que o Big Data e suas aplicações entram como o recurso ideal para que analistas e gestores não tenham que abrir mão de informações que parecem irrelevantes em um primeiro momento.

Dessa forma, a primeira dificuldade que é superada é a necessidade de negligenciar dados importantes — em detrimento de outros — em decorrência da falta de capacidade de processamento. Além disso, outros desafios podem ser superados na gestão de compras por meio dessa tecnologia. Explicaremos os principais nos tópicos a seguir. Acompanhe!

Aproveitamento dos dados

O Big Data permite ponderar um número consideravelmente maior de variáveis em uma análise, tudo de uma só vez, de forma rápida e em tempo real. Com isso, o setor de compras pode tomar decisões mais acertadas e ágeis, além de poder programar as solicitações e adotar estratégias mais eficazes.

Estruturação de dados

Quando se tem dados disponíveis em diversas fontes e eles não são padronizados, fica muito mais difícil transformá-los em informação útil de maneira rápida. Assim, se compradores avaliam determinado fornecedor usando termos distintos, por exemplo, comparar termos com significados semelhantes automaticamente é uma tarefa quase impossível.

Não fosse pelo Big Data, que trabalha justamente com dados não estruturados e os classifica adequadamente, os dados não seriam tão bem aproveitados. Assim, com o Big Data, cria-se uma base mais sólida e confiável para fazer comparativos, análises e tomar decisões.

Variedade de dados

Além da estruturação, a tecnologia também permite acesso a informações de variadas fontes. Assim sendo, pode-se utilizar documentos, e-mails e vídeos para organizar os dados e aumentar a abrangência de conhecimento útil para a área de compras.

Identificação de tendências

Também é possível identificar tendências e elaborar previsões sobre eventos futuros. Isso permite que qualquer alteração na economia (que possa afetar os preços dos insumos para a indústria — e, consequentemente, o planejamento de compras), por exemplo, seja identificada com mais agilidade, contribuindo para a criação de respostas rápidas para o problema.

Decisão dos gestores

Com a identificação das variações que podem ocorrer na rotina, os gestores podem agir com mais rapidez e ajustar o volume de produção, antecipar pedidos e otimizar a composição do estoque, por exemplo. As consequências disso são a redução de desperdícios, diminuição dos impactos das possíveis oscilações, aumento da relevância estratégica e ganho em eficiência operacional.

Como a tecnologia agrega valor à gestão de compras

O Big Data e suas aplicações pode agregar valor à gestão de diversas formas. Nos tópicos a seguir, explicamos melhor como o Big Data beneficia a gestão de compras. Acompanhe!

Otimiza os processos

Com dados concretos, confiáveis e mais abrangentes, torna-se mais fácil identificar os gargalos existentes nos processos. Com isso, gestores e seus analistas podem coordenar as ações com diversos fatores (como sazonalidade e mudanças no mercado) para atender às necessidades do negócio sem gerar prejuízos.

Aperfeiçoa os fluxos de trabalho

Essa é mais uma possibilidade do Big Data. Quando se tem uma visão panorâmica dos processos e do mercado, consegue-se criar uma antecipação aos acontecimentos e, consequentemente, criar ações preventivas que visam evitar prejuízos na hora das negociações com os fornecedores e nas aquisições. 

Aumenta a previsibilidade

Ao manter o setor de produção, vendas e marketing integrados, ao utilizar o Big Data, as empresas conseguem melhorar a previsibilidade de compras com base nas previsões de demanda. Além de estreitar o relacionamento entre as áreas, a tecnologia mantém as ações mais coordenadas e organizadas.

Ajuda a selecionar os fornecedores mais competitivos

Como mencionamos, diversos tipos de dados podem ser acessados das mais variadas fontes. Isso também pode ser adotado na prática em relação ao processo de seleção de fornecedores. As empresas podem realizar consultas mais detalhadas a respeito dos potenciais parceiros de negócio, além de monitorar suas atividades.

Promove decisões mais atualizadas

Como a tecnologia trabalha com dados em tempo real, todas as decisões adotadas são feitas com base no cenário que se tem no presente. Além de tornar essas decisões mais precisas, também possibilita respostas mais rápidas para possíveis problemas que podem prejudicar os resultados.

O Big Data e suas aplicações podem beneficiar os mais variados setores dentro de uma indústria e no setor de compras isso não seria diferente. A tecnologia vem para mudar a forma como os processos são executados e como as decisões são tomadas. O resultado disso é, consequentemente, um setor mais eficiente, com estratégias mais acertadas, redução de custos e possibilidade de gerar savings.

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