Estratégias de Custos

Compras 4.0: saiba mais sobre a automação no processo de compras

A transformação digital chegou trazendo diversas tecnologias diferenciadas que contribuem para a otimização de processos e resultados das empresas. Junto com ela, temos agora o que é chamado de Compras 4.0, conceito voltado para a automação dos processos ligados aos suprimentos corporativos.

Neste post, vamos explicar o que é o Compras 4.0, quais vantagens ele proporciona, como funciona o uso das novas tecnologias nesse cenário e o que os profissionais do setor podem esperar. Continue conosco para saber mais sobre o assunto!

Afinal, do que se trata o Compras 4.0?

A exemplo da Indústria 4.0, as tecnologias 4.0 são uma série de soluções disruptivas criadas para transformar a execução e a análise de fluxos de trabalho dentro das organizações.

Compras 4.0, por sua vez, volta-se para a modernização dos processos da área de suprimentos com o uso de ferramentas que contribuem para melhorar o trabalho das equipes.

Assim, o setor sai de um posicionamento mais operacional, de mero colocador de pedidos, passando a exercer um papel mais estratégico. A ideia é contribuir para aumentar a economia nas aquisições e agregar valor aos processos e resultados organizacionais.

Por que investir na automação do setor?

A automação dos processos por meio do investimento nessas tecnologias proporciona diversas vantagens para as organizações. Conheça as principais delas nos próximos tópicos!

Estoque controlado

Apesar de o estoque ser uma área mais operacional, que cuida basicamente do fluxo dos produtos necessários para a realização das atividades empresariais, ele está diretamente ligado ao setor de suprimentos. O ideal, portanto, é que as áreas sejam integradas, visto que as decisões de uma podem impactar diretamente os resultados da outra.

A adoção do Compras 4.0 aumenta a previsibilidade a respeito do que precisa ser comprado, em quais quantidades e em quais momentos, além de apontar para os fornecedores mais adequados. O controle das informações contribui para evitar excesso ou falta de produtos, insumos e matérias-primas.

Como é de se esperar, a qualidade desse monitoramento leva a um controle de estoque mais preciso, eficaz no atendimento das necessidades dos clientes (internos e externos).

Lucratividade em alta

A melhoria no controle dos níveis de estoque, aliada a um melhor custo-benefício das aquisições, contribui para a geração de economia a médio e longo prazos. Melhora-se, assim, a saúde financeira e a lucratividade dos negócios.

Processos certeiros

Processos altamente manuais apresentam grandes riscos de incidência de erros e, como consequência, surge a necessidade de retrabalho. Essas ineficiências comprometem o desempenho do setor e elevam os custos operacionais.

Por outro lado, a automação contribui para otimizar diversas questões, como:

  • integrar os processos e o setor de compras a outras áreas;
  • viabilizar um fluxo contínuo e automático na troca de informações;
  • facilitar a tomada de decisão por meio da criação de relatórios gerenciais.

Com um maior controle sobre os dados gerados, os gestores podem elaborar novas estratégias e planos de ação de forma mais eficaz, já que terão como uma base sólida e confiável em que se fundamentar.

Execução ágil e segura

O Compras 4.0 também contribui para que as tarefas sejam realizadas com mais agilidade e, ao mesmo tempo, mais segurança. Entre elas podemos citar:

Com isso, os profissionais da área se tornam mais produtivos, aproveitando o tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas em vez de desperdiçá-lo em retrabalho ou tarefas altamente manuais, como a digitação de documentos.

Visão estratégica

A automação também permite que gestores e suas equipes desenvolvam uma visão mais estratégia do setor. Se antes as informações não passavam de números e controles, com o Compras 4.0 elas se tornam indicadores de desempenho extremamente relevantes para a tomada de decisão. Entre eles estão:

  • saving em compras (orçado x comprado);
  • lead time dos produtos;
  • índice de devoluções;
  • nível de serviço das entregas.

Melhorias contínuas

Como a automação reduz drasticamente a necessidade de trabalhos manuais, os profissionais da área passam a direcionar seus esforços para outras atividades que agregam mais valor aos resultados. Entre elas podemos citar:

  • a identificação de desperdícios;
  • a redução de gastos desnecessários;
  • a eliminação de ineficiências;
  • a proposição de soluções para problemas.

Com o acompanhamento de informações mais qualificadas, também fica mais fácil criar e acompanhar indicadores de desempenho e dashboards que auxiliam na promoção das melhorias contínuas no setor.

Como essas novas tecnologias são utilizadas?

Assim como na Indústria 4.0, a tendência é que no Compras 4.0 as empresas invistam bastante em soluções como:

  • computação na nuvem;
  • internet das coisas;
  • blockchain;
  • chatbot;
  • machine learning;
  • Big Data;
  • Business Intelligence (BI).

A tendência é de que as cadeias de suprimentos sejam cada vez mais integradas e geridas de forma digital, já que os sistemas vão convergir para a troca de informações em tempo real.

Que tal um exemplo prático de como essas tecnologias se misturam? Basta imaginar um processo no qual os dados são capturados, analisados e cruzados usando o Big Data e o analytics, de forma a entender o panorama da área de compras e estruturar uma estratégia mais eficaz de negociação com os fornecedores.

O que é esperado do profissional de compras?

Com a diminuição dos trabalhos manuais e um posicionamento mais estratégico do setor, é fácil afirmar que os profissionais precisam investir em qualificação para acompanhar a evolução do setor e das tecnologias utilizadas.

Sem o conhecimento necessário para atuar nesse novo período altamente tecnológico, aqueles que não acompanharem as atualizações provavelmente se tornarão obsoletos. A tendência é a mesma dos profissionais de chão de fábrica na Indústria 4.0: serem trocados pela tecnologia caso não se integrem e evoluam com essa nova era.

A capacitação das equipes para o Compras 4.0 é essencial para que as empresas consigam aproveitar ao máximo essa disrupção. Assim, o setor acaba assumindo o papel de protagonista dentro do processo produtivo e oferecendo soluções que vão muito além de entregar os itens solicitados no momento certo.

Gostou deste conteúdo? Suas dúvidas sobre o Compras 4.0 foram esclarecidas? Então aproveite e compartilhe o artigo em suas redes sociais para que outros profissionais também conheçam mais sobre o assunto!

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %