Manutenção Industrial

Como aumentar a produção e a produtividade nas indústrias?

O aumento da produção e produtividade em uma indústria é objetivo de todo empresário. Esse ganho significa lucros maiores e um maior destaque da empresa dentro do mercado. No entanto, para que essa vantagem seja observada é necessário o uso de táticas e estratégias corretas e adequadas do modo de produção e segmento de mercado em que a empresa está inserida.

Os gestores devem estar também atentos à qualidade dos produtos e serviços oferecidos, pois de nada adianta otimizar a escala de produção se há perda qualitativa. Dessa forma, existem métodos inteligentes e eficientes de obter aumento da produtividade, reduzindo desperdício e prezando pela manutenção da qualidade.

Ficou interessado em saber como pode ser aumentada a produção e a produtividade dentro de uma indústria? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira!

O impacto do desenvolvimento de treinamentos

Um dos primeiros pontos, que devem ser observados e que se interligam diretamente ao aumento da produção e produtividade, diz respeito à qualificação dos colaboradores. Eles são responsáveis por praticamente todo o processo produtivo de uma indústria. Logo, se trabalham melhor e com maior dose de conhecimento aplicado, produzem mais.

Mas como os gestores podem agir diretamente no ganho de qualidade do time de cooperadores? A resposta é simples: investindo em treinamentos e qualificações dos funcionários. Um funcionário capacitado falha menos, produz mais e mais rápido, ainda mantém a qualidade da sua produção. Além disso, o profissional passa a se sentir valorizado e se vê como parte integrante da empresa e do processo produtivo, sem ser simplesmente uma peça sem importância da engrenagem de produção.

Por isso, qualifique seus funcionários. Ofereça treinamentos e possibilite a eles participarem de palestras e workshops que promovam um ganho técnico e de conhecimento para o exercício das funções. Dessa maneira, você motiva os colaboradores e passará a verificar a potencialização da produção e de todo o processo produtivo, trazendo como consequência lucros e resultados positivos na empresa.

O uso de indicadores e metas para um retrato preciso

Outro fator que deve ser observado para quem deseja aumentar a produção e produtividade é estabelecer metas e observar indicadores de desempenho. Com isso, o gestor poderá verificar com segurança se as expectativas da empresa vem sendo cumpridas, além de realizar apontamentos de melhorias.

Entretanto, as metas devem ser estipuladas de modo adequado e inteligente. O gestor deve se lembrar de que objetivos impossíveis de serem alcançados geram efeito reverso, ou seja, desmotivam toda a equipe e causam diminuição na produção. Para o desenvolvimento eficaz de uma meta, devemos entender que ela deve ser:

  • específica;
  • mensurável;
  • atingível;
  • relevante
  • e temporal.

A partir dessas características, observamos que a meta deve ser minunciosamente determinada pelo gestor e perfeitamente compreendida pelos colaboradores. Além disso, ela deve ser vista como possível e relevante para o período em que foi determinada. Assim, o empresário poderá ter segurança na observação da meta predeterminada e poderá acompanhá-la durante o processo produtivo a fim de potencializar a produtividade da sua indústria.

As atitudes que podem ser tomadas durante a observação de metas e indicadores de desempenho vão desde a correção ou adequação de ações até a mudança total na forma de atuar durante o processo produtivo. Esse fato é extremamente benéfico aos gestores e ao empresário, porque permite estar sempre acompanhando com segurança os resultados da sua empresa. Qualquer tipo de descontrole pode ser rapidamente verificado e as ações, que tem por finalidade alcançar o aumento da produtividade e produção serão direcionadas ao sucesso de modo planejado.

3 dicas para aumentar a produtividade em indústrias

Agora que verificamos alguns fatores que interferem de modo direto no processo produtivo dentro de uma indústria e de que modo eles podem ser otimizados, vamos analisar 3 formas eficientes que uma instituição possui para aumentar a sua produção e produtividade.

Esteja atento à tecnologia

Atualmente, a tecnologia é uma aliada fundamental de empresários de todos os segmentos do mercado. Nas indústrias, os ganhos de uma instituição que utiliza a tecnologia para a prestação de seus serviços se acentua ainda mais.

Ferramentas tecnológicas aliadas à otimização do processo produtivo são capazes de organizar o tempo de fabricação de insumos e evitar desperdícios e gastos sem necessidade. Dessa maneira, os gestores podem produzir mais com custos menores, o que promove um aumento muito significativo dos lucros.

Você pode, por exemplo, utilizar softwares de gestão. Eles serão capazes de mapear de forma segura, rápida e muito eficiente as falhas ou os excessos nos equipamentos e nos processos de produção, que comprometem os resultados. Com isso, o gestor poderá corrigir e direcionar rapidamente as diretrizes seguidas.

Invista em um bom ambiente laboral

Outro ponto a ser observado e que muitas vezes é ignorado por empresários é cuidar do ambiente de trabalho. Às vezes, os gestores focam muito em equipamentos, processos, lucros e se esquecem que uma empresa é constituída por pessoas, que são essenciais para o seu funcionamento.

Portanto, cuide do ambiente de trabalho. Não permita que os colaboradores estejam insatisfeitos ou tenham desavenças não resolvidas entre eles e seus superiores. Além disso, investir em gestão de benefícios aos funcionários pode ser uma ótima saída para mantê-los motivados. Com essas medidas, o bom ambiente de trabalho gera colaboradores motivados que corroboram para o aumento da produtividade, contribuindo, assim, para melhores resultados da indústria como um todo.

Busque soluções inovadoras

No mundo empresarial, diversificar a atuação e buscar novas maneiras de agir frente a problemas antigos é um diferencial para os gestores, que alcançam sucesso, daqueles que ficam estagnados. Assim, a implementação de novas práticas e rotinas é muito benéfica a todos os setores de uma fábrica. Literalmente, a indústria passa a ter uma atuação diversificada e aprimora os seus processos de produção.

No entanto, atente para o fato de que essas inovações devem ser implantadas de modo gradual e analisadas cuidadosamente antes de serem postas em prática. Dessa forma, você garante que o aprimoramento seja benéfico e que cause impactos positivos na produção e produtividade.

Em suma, vimos que para aumentar a produção e produtividade dentro de um indústria é necessário utilizar estratégias e técnicas adequadas. Para começar, é fundamental fazer com que os colaboradores sintam-se parte do processo produtivo, com investimento em treinamentos e capacitação. Além disso, os gestores devem estabelecer metas, acompanhar indicadores de desempenho e utilizar a tecnologia e novas técnicas. Assim, os resultados serão otimizados de forma consciente e os lucros da empresa serão potencializados.

Este post foi útil para você? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e faça com que mais pessoas possam ter acesso a este conteúdo!

Você também vai gostar

1 Comment

  1. […] automação tem como meta o aumento da produtividade, a minimização dos impactos no meio ambiente e a redução de custos de produção ― uma vez […]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %