Mercado B2B

Mundo VUCA: qual o seu impacto na indústria?

A indústria sempre foi um setor que encabeçou grandes mudanças no mundo. E as chamadas Revoluções Industriais são uma grande prova disso! Mas mesmo para quem sempre foi vanguarda, é preciso reconhecer que as transformações nunca foram tão rápidas. Já há alguns anos, uma série de inovações e novos conceitos começaram a fazer parte do dia a dia das fábricas e lavouras. Então, veio 2020 e, com ele, situações nunca antes presenciadas. Ou seja, estamos vivendo em um Mundo VUCA, onde a volatilidade, incertezas, complexidade e ambiguidade são características que não podem ser ignoradas.

Talvez, a nomenclatura seja novidade para você, mas, certamente, as especificidades que citamos acima estão presentes no seu dia a dia. O fato é que o Mundo VUCA é uma realidade e, sendo assim, o melhor que os gestores podem fazer é estarem preparados para enfrentá-lo. Neste artigo, mostraremos melhor o seu impacto na indústria e, também, como lidar com as adversidades impostas por um cenário tão ágil quanto o que vivemos. Acompanhe!

Entenda o que é o Mundo VUCA

Esse é um conceito que vem da Escola de Guerra do Exército dos Estados Unidos. O Mundo VUCA nasceu para retratar o contexto militar do final dos anos 90. A sigla se deve às palavras volatility (volatilidade), uncertainty (incerteza), complexity (complexidade) e ambiguity (ambiguidade), que descreviam perfeitamente o momento no qual as Forças Armadas norte-americanas se encontravam. Mais de 20 anos depois, passou a descrever, também, o cenário de uma infinidade de outros segmentos, especialmente, da indústria.

Porém, foi apenas em 2020 que muitos gestores precisaram, de fato, encarar o Mundo VUCA. Interrupção da cadeia de suprimentos e oscilações no valor do barril de petróleo, por exemplo, trouxeram para a realidade situações até então inimagináveis. Isso desafiou modelos de gestão e ampliou o debate sobre como encarar esses percalços. Essa, talvez, seja uma das maiores lições do pós-crise da Covid-19.

Embora potencializadas por conta da pandemia, não dá para esperar que as características do Mundo VUCA deixem de estar presentes mesmo durante a retomada. Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade ainda serão, por muito tempo, a realidade da indústria. E, diante disso, como minimizar os impactos trazidos por esse contexto? É esse o tema que discutiremos a seguir.

Desvendando a Indústria 4.0

Conheça os impactos do Mundo VUCA na indústria

Agora que você já sabe o que é o Mundo VUCA, é hora de conhecer os impactos que ele traz para as indústrias. Porém, mais que apontá-los, mostraremos, também, como agir diante deles. Entenda melhor abaixo.

Decisões rápidas, mas embasadas

Com tudo mudando o tempo todo, é preciso que os líderes estejam prontos para agir diante de qualquer cenário. Mais uma vez, a pandemia iniciada em 2020 nos serve de exemplo. Com a interrupção do fornecimento de uma série de insumos, foi preciso ser rápido para minimizar os prejuízos. Diante das incertezas, iniciou-se, então, uma grande corrida pelos fornecedores nacionais, que teriam facilidade de entrega. Por outro lado, mesmo com tanta urgência, as decisões não poderiam ser tomadas sem embasamento, uma vez que lidar com novos parceiros sempre exige cuidado e atenção.

Quem trabalha na indústria sabe que não foi apenas nesse momento em que uma decisão rápida e assertiva foi exigida dos gestores. Porém, para isso, é preciso construir um caminho que sirva de pilar. A coleta de dados e a análise constante são fundamentais para isso. Afinal, não dá para esperar o momento de agir para, só então, buscar embasamento nas informações que a empresa já dispõe.

[Websérie] Episódio 1: Os desafios da manutenção Industrial

Visão holística

O mundo está totalmente conectado e dinâmico. Hoje, as áreas que compõem uma indústria não podem atuar de maneira isolada e o alinhamento entre elas é essencial. Mas essa visão do trabalho como um todo não pode se restringir às dependências da empresa. Agora, ela também faz parte de um contexto macro, que não envolve mais apenas os stakeholders. A comunicação com o mercado, a análise do cenário e das oscilações que possam impactar a produção devem ser acompanhados de perto.

Aqui, vemos na prática a complexidade trazida pelo Mundo VUCA. Dar atenção apenas ao core business já não é suficiente para se manter competitivo. É necessário estar por dentro das mudanças do mercado. Lembre-se: com tanta conexão e interdependências entre os negócios, negligenciar certos movimentos pode colocar sua indústria em risco.

Gerenciamento de risco

Se existem riscos, o melhor a fazer é não ignorá-los. A volatilidade é uma característica marcante do cenário atual, portanto, é preciso considerá-la. O primeiro passo é mapear os processos e envolvidos. Dessa forma, é possível encontrar as fragilidades que podem colocar a sua produção em xeque.

No caso dos fornecedores de insumos, por exemplo, a cadeia logística precisa ser observada. Os acontecimentos recentes têm potencial para levar a uma nova greve dos caminhoneiros? Ou, então, o parceiro tem condições de chegar às fazendas, no caso da agricultura, em épocas de chuvas? São perguntas como essas que elucidam os riscos envolvidos nas operações.

Modelo de gestão

Modelos rígidos, certamente, não são os mais adaptados a viverem no Mundo VUCA. E pelas palavras que compõem a sigla, você já deve ter entendido o porquê. Rever o modo de gerir a indústria já é algo fomentado há alguns anos. Novas formas de estruturar a manutenção dos ativos, de desenvolver profissionais e se relacionar com fornecedores vêm sendo aplicadas em busca da eficiência exigida pela Indústria 4.0. Sem dúvidas, isso é fundamental para sobreviver a esse cenário.

E vale reforçar: o Mundo VUCA não deixará de existir quando os percalços impostos pela pandemia acabarem. Essa é uma realidade pré-crise sanitária e, claramente, tende a perdurar, ainda, por muitos anos. Continue acessando o Portal Inovação Industrial para ficar por dentro do que acontece no mercado brasileiro. Inscreva-se no nosso canal no Telegram e receba as novidades do blog em primeira mão!

Acompanhe o que há de novo na industria também pelo Telegram

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Mercado B2B

×
0 %