Mercado B2BSem Categoria

Digitalização de processos produtivos na indústria: como implementar?

A digitalização de processos produtivos na indústria é uma realidade que vem ao encontro com algo que está acontecendo em todas as áreas do mercado: a transformação digital. Esta consiste em um procedimento em que as empresas investem em novas tecnologias para melhorar os fluxos de trabalho. E, claro, está ligada à Indústria 4.0, além de impulsionar uma mudança estrutural nas organizações.

Na siderurgia, essa mudança impacta a manutenção. Por meio dela, essa rotina pode ser realizada com mais precisão e melhora a performance do maquinário e da equipe. Isso porque permite ter mais exatidão na análise de falhas, aprimora a gestão de cuidados e otimiza a produtividade, consequentemente.

Assim, como a manutenção está interligada à tecnologia e digitalização de processos, é necessário falar mais sobre o assunto. Para entender um pouco mais sobre essa mudança na indústria e como fazê-la, continue a leitura!

Desvendando a Indústria 4.0

Entenda a importância da digitalização de processos produtivos na Indústria 4.0

A digitalização de processos produtivos consiste em realizar as tarefas da sua indústria por meio de ferramentas digitais. Ela é um dos fatores que dão motricidade à 4ª Revolução Industrial, um movimento que tem como característica o uso de tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem. Dessa forma, permite que toda a cadeia industrial seja conectada e se comunique digitalmente, desde a matéria-prima ao cliente final.

Assim, a digitalização de processos produtivos possibilita maior agilidade, produtividade e customização de produtos com o menor custo. Também,impulsiona o ganho de eficiência e a continuidade de negócios na manufatura avançada, além de ter operações integradas. Sabe-se que esse movimento já chegou ao Brasil, embora ainda haja muito que evoluir.

E isso se comprova na pesquisa A Indústria 4.0 e a pandemia, realizada pela FSBComunicação, com 509 indústrias. De acordo com ela, 41% dos entrevistados veem como obstáculos para a empresa inovar a falta de recurso (capital). Já 31% dizem que são os altos custos e dificuldade de acesso a crédito que inibem essa evolução. Ainda, 21% apontam a falta de mão de obra qualificada.

Embora esses dados mostrem uma barreira na implementação de inovações na indústria brasileira, muitas já utilizam a tecnologia em seu dia a dia. Tanto que, desde o início da pandemia de Covid-19, ainda de acordo com o estudo, 55% das empresas industriais adotaram soluções tecnológicas. Igualmente, já aderiram a ferramentas como:

  • computação em nuvem ━ 52%;
  • sensores ━ 36%;
  • softwarede gestão avançada de produção ━ 33%;
  • sistemas de conexão máquina-máquina ━ 27%;
  • impressão 3D ━ 13%;
  • Inteligência Artificial ━ 10%;
  • robótica avançada ━ 7%;
  • Big Data━ 6%.

Como implementar a digitalização de processos produtivos na sua indústria

Para implementar a digitalização de processos produtivos, primeiramente, é preciso investir na criação da cultura digital na indústria. Isso porque, mesmo com procedimentos feitos automaticamente, os profissionais que trabalham na companhia, ainda irão operar as máquinas e fazer rodar os sistemas. Além disso, é importante esclarecer a todos que a tecnologia terá um destaque, mas não substituirá a mão de obra humana.

Outro ponto a ser levado em conta é considerar os obstáculos que as empresas encontram na hora de implementar a digitalização de processos. Ainda, há outras ações que podem ser praticadas. Listamos 4, na sequência.

1. Trace objetivos

Assim como em outros quesitos, é indispensável ter os objetivos bem definidos para que as decisões e demais atividades sejam executadas com excelência. Dessa forma, deve-se determinar etapas e ter um planejamento de ações. Por exemplo: o gestor deseja minimizar as paradas de máquinas.

Com o uso de equipamentos mais inovadores, como sensores, telas e peças mais modernas, pode-se criar com mais qualidade um plano de manutenção preventiva. Para isso, é preciso definir quais máquinas podem ser melhoradas ou quais podem ser substituídas por novas. Também, qual tipo de inovação é melhor para o setor da sua indústria.

Também, pode ser definido como objetivo, começar a digitalização de processos produtivos com tecnologias mais básicas. E conforme a equipe for se acostumando, passar a implementar inovações mais robustas.

2. Conheça quem já é digitalizado

Sempre que possível, visite empresas que já aplicam a digitalização de processos produtivos. Visualize os cenários, identifique os desafios dessa implementação e reconheça os benefícios da inovação nas rotinas.

Outra ação que deve ser adotada é a participação em eventos relacionados à Indústria 4.0. Além de aprender com os expositores, essa é uma excelente oportunidade de fazer contato e trocar experiências com outros profissionais.

3. Invista em segurança

Na era digital, a segurança de dados é indispensável. Então, é preciso identificar quais são as informações sensíveis que sua empresa lida. Muitos softwares já permitem ações de proteção. Inclusive, atualmente, é preciso estar de acordo com a Lei Geral de Proteção aos Dados, para prevenir roubos, sequestros e vazamentos.

4. Conte com parceiros estratégicos

Ter parceiros estratégicos é uma das recomendações para acelerar a digitalização de processos produtivos. Sendo que, para isso, necessita-se que essa parceria gere valor e entregue resultados a longo prazo. Um exemplo que podemos citar é da Petronas e da GERDAU, que é a maior produtora de aço do Brasil. De acordo com o seu gerente técnico, em entrevista cedida ao Portal, a empresa já contou diversas vezes com o laboratório da PETRONAS para homologar novos lubrificantes. Além disso, a companhia confia muito na multinacional.

A digitalização de processos produtivos, não só no setor siderúrgico, mas em toda a indústria, já é real. As indústrias que já estão investindo e implementando a tecnologia em seu dia a dia, estão saindo na frente e desfrutando das vantagens que a inovação propicia.

Para saber mais como essa realidade se manifesta nas rotinas de cuidado com o maquinário, leia Qual é o papel da manutenção na transformação da indústria 4.0? E para continuar a receber informações em primeira mão, cadastre-se em nossa lista no Telegram.

Acompanhe o que há de novo na industria também pelo Telegram

 

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Mercado B2B

×
0 %