Lubrificação

Lubrificante para compressor: conheça a linha PETRONAS Compressor A Syn Pao

Um fluido baseado em hidrocarbonetos, dividido em diversas categorias com diferentes graus de impureza. A linha PETRONAS Compressor A Syn PAO (polialfaolefina) pode trazer nomes e descrições complexas, mas serve para simplificar, trazer economia e benefícios para a vida do industrial. Não será difícil entender ao conhecer um pouco mais sobre esta linha.

Para oferecer um panorama geral sobre esta linha, é preciso entender que o óleo básico é uma das matérias primas para o lubrificante. Dentro desta categoria se encontram as categorias de óleo mineral e óleo sintético. A polialfaolefina faz parte de uma categoria de lubrificante sintético, logo também de óleo básico.

Da base da polialfaolefina se garante de 80 a 90% das propriedades necessárias dos lubrificantes. A partir desse ponto, são colocados aditivos para melhorar as características. Para os lubrificantes industriais, em especial lubrificante para compressor, cerca de 90 a 95% representam a base. Nesse caso, por mais que sejam colocados aditivos, com a sua alta tecnologia, essa base continua fundamental para o desempenho do produto final.

No universo dos lubrificantes industriais, o maior volume encontrado é o dos minerais. Porém, ao se falar na linha A Syn PAO, é possível perceber que está entrando em uma camada de desempenho muito superior ao do mineral. Saiba mais a seguir.

Conheça a Linha PETRONAS Compressor A Syn Pao: lubrificante para compressor

A linha PETRONAS Compressor A SYN PAO produz lubrificantes para compressores de ar de desempenho superior. Desenvolvidos para até 8 mil horas de vida útil do lubrificante em serviço, a linha utiliza o óleo básico sintético formulado com polialfaolefina (PAO).

Para Rafael Tavares, consultor técnico da PETRONAS, isso é o que faz com que o fluido apresente alto índice de viscosidade. “Além disso, ele é também enriquecido com aditivos avançados antioxidantes e com antidesgaste (sem zinco), antiferrugem e antiespumantes”, explica.

Para elevar o conceito da linha, bastaria dizer que a A SYN PAO garante controle de depósito e verniz, grande estabilidade da oxidação e térmica e desempenho duradouro. Porém, isso não faria justiça a todo o seu potencial.

Essa linha chega a superar as principais especificações industriais. Isso porque, segundo Rafael,  “nas indústrias, normalmente são utilizados produtos minerais que não alcançam o mesmo desempenho de sua fórmula”. Por ser formulado com o polialfaolefina (PAO), a linha é capaz de entregar um desempenho acima da média dos utilizados no mercado.

Os benefícios da linha para Compressor A Syn PAO

O produto A Syn PAO faz parte de um portfólio global da PETRONAS. Ele tem uma formulação mundial, o que permite um melhor controle de qualidade desse produto e garante o bom desempenho dele em qualquer lugar do mundo.

Vale citar que o centro de desenvolvimento que definiu essa formulação tem sede no Brasil. Isso  pelo fato de o Brasil possuir todos os tipos de indústrias possíveis (mineração, siderurgia, supra energético, cimenteiras, celulose, energia, têxteis, automobilísticas, de metal, indústria mecânica e também de conformação).

Toda a linha A Syn PAO foi formulada e se mantém em paralelo às recomendações dos grandes fabricantes de compressores. Assim, quando comparada com os lubrificantes convencionais de base mineral, a linha possui um período de troca superior, respeitando o período máximo determinado para o equipamento (indicado pelo manual da máquina).

Um benefício exclusivo da linha é a garantia da PETRONAS de um desempenho com o Fluid technology solutions, serviço que faz parte do atendimento PETRONAS. Seus benefícios continuam em uma extensa lista, onde se destacam a grande resistência à formação de verniz e depósitos, a excelente limpeza da superfície interna, com o controle da formação de verniz (proporcionando maior vida útil ao equipamento) e a sua estabilidade térmica e oxidativa.

Para além disso a linha mantém os níveis de desempenho sob alta temperatura e pressão, proporcionando extensão do intervalo de troca, possui baixa volatilidade, o que reduz o consumo de lubrificante e os custos com manutenção e garante excelente proteção contra corrosão. Os produtos da linha são capazes de inibir o processo de corrosão que ocorre na presença de água, aumentando o tempo de vida útil do equipamento, gerando economia para o industrial.

Outro ponto é que a linha apresenta alta estabilidade à formação de espuma e capacidade de liberação de ar e mantém alta eficiência do compressor, garantindo uma operação precisa. Ela protege o sistema de efeitos negativos da formação de espuma, reduzindo os gastos de manutenção.

No que concerne à demulsibilidade, o seu nível é de excelência. Devido à excelente capacidade de separar a água do lubrificante, o sistema está protegido contra os seus efeitos degenerativos, mantendo a eficiência do compressor no nível exigido e reduzindo os custos de manutenção

Vale considerar também a sua boa proteção antidesgaste, que protege os componentes do equipamento contra o desgaste excessivo. Isso garante extensão da vida útil do equipamento.

Há ainda que se falar que o antidesgaste da linha é isento de Zinco. Além da base de polialfaolefina — o pacote de aditivos já é de extrema tecnologia — fabricado especialmente para ser utilizado nesse tipo de base.

Então, a tecnologia isenta de Zinco é também um adicional em benefícios, que atende um maior cuidado com o meio ambiente. Por fim, por ser um lubrificante que permite um intervalo de troca maior, ele gera menos descarte do produto no meio ambiente. Isso também leva a um benefício que vai além da própria indústria.

Principais aplicações e recomendações do Compressor A Syn PAO

Esses produtos foram formulados especialmente para compressores rotativos de parafuso e bombas à vácuo de anel líquido, por isso são recomendados para esse uso. Apesar de não ser um lubrificante mineral, a linha PETRONAS Compressor A Syn PAO Series tem todos os seus produtos compatíveis com lubrificantes minerais para compressores.

Não há dúvidas que esse é um produto de grande qualidade. Ele garante a melhor performance do equipamento no segmento para o qual se aplica. Com o uso de compressores rotativos e bombas à vácuo, seus múltiplos benefícios levam ao melhor desenvolvimento para qualquer produção, gerando economia e resultados.

Para conhecer mais sobre a linha de lubrificante para compressor, A Syn PAO, e como ela pode ser relevante para a sua companhia, entre em contato com a PETRONAS. Siga também o perfil Inovação Industrial no Instagram e saiba mais sobre o que faz a diferença na indústria!

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %