Lubrificação

Tecnologia em lubrificantes: o que a PETRONAS está desenvolvendo?

Conteúdo patrocinado

Investir em Planejamento e Desenvolvimento (P&D) é a melhor estratégia para otimizar processos e melhorar a percepção de valor do público, além de melhorar também a imagem e o posicionamento do negócio perante o mercado.

Nesse sentido, a PETRONAS vem com uma aposta forte na tecnologia em lubrificantes, buscando oferecer aos clientes as melhores soluções disponíveis a fim de promover ganho de eficiência operacional.

Elaboramos este post para explicar como os processos funcionam, como o trabalho é feito, quais os impactos para o mercado e os benefícios para os consumidores. Para isso, entrevistamos Wellington Freitas, gerente de tecnologia de produto da PETRONAS. Acompanhe!

O que faz a área de P&D da PETRONAS?

O centro de desenvolvimento de produtos conta com 28 técnicos de diferentes formações, todos trabalhando com temas ligados à tecnologia. Essa área recebe as demandas do departamento de Marketing para o desenvolvimento de novos produtos, realizando trabalhos que envolvem:

  • a adequação de produtos voltados às necessidades dos clientes, com aplicações específicas;
  • o desdobramento de produtos desenvolvidos em outros mercados e aplicados ao mercado nacional;
  • a validação técnica e regulatória para o lançamento de novos produtos no mercado nacional e na América Latina.

Quais são os principais departamentos envolvidos?

Controle de qualidade

Essa é a área responsável por validar todas as matérias-primas utilizadas no desenvolvimento de novos produtos e usadas na linha atual.

O controle de qualidade também organiza os ensaios necessários para a validação das novidades em produtos e processos de fabricação, além de promover ensaios voltados ao monitoramento do desempenho dos produtos dos clientes.

Monitoramento

Digamos que uma montadora precise validar o desempenho de um lubrificante. Esse cliente vai recolher amostras periódicas e enviá-las ao laboratório para uma série de ensaios a fim de verificar a performance do produto no motor naquela produção específica.

Depois, é emitido um relatório de análise defendendo as características do lubrificante e fazendo algumas recomendações ao cliente.

Serviço técnico de suporte

O departamento de suporte técnico é composto por uma equipe de engenheiros responsáveis por acompanhar as diversas aplicações de produtos nos clientes, orientando-os de forma a obterem melhores resultados.

Isso acontece principalmente por meio da indicação de produtos e de treinamentos oferecidos às equipes de operação, de lubrificação e engenharia dos clientes.

Tecnologia

Também há uma área de tecnologia, que faz um trabalho voltado para o controle de qualidade, o desenvolvimento de produtos e serviços técnicos de suporte aos clientes.

Como é o centro de excelência em pesquisa e tecnologia?

Fazendo um raio-X do centro, temos:

  • uma área total de 2,4 mil metros quadrados;
  • um auditório para 150 pessoas, espaço ideal para congressos e workshops;
  • 2 salas para 40 pessoas cada, exclusivas para treinamentos;
  • um laboratório físico-químico com 1,1 mil metros quadrados;
  • uma equipe com cerca de 30 profissionais, entre químicos, engenheiros químicos, mecânicos e de produção, além de técnicos em Química.

O laboratório trabalha com 105 metodologias ASTM voltadas para ensaios de lubrificantes, sendo 25 deles acreditados pela norma ISO 17025, que credencia o laboratório como alto nível de qualidade de ensaios. No Brasil, esse é o primeiro laboratório de produção de óleos lubrificantes com essa acreditação.

Novo centro inaugurado em Contagem

É uma referência entre as empresas de lubrificantes no Brasil pelo nível de tecnologia e pelos serviços de análise oferecidos.

Foi inaugurado em setembro de 2018 e reforça a intenção da PETRONAS de se firmar como fornecedora altamente confiável para todos os clientes em termos de lubrificantes, apresentando soluções em fluidos de alta tecnologia.

O centro de pesquisa e tecnologia é considerado o mais moderno da América Latina e tem um trabalho focado no desenvolvimento de fluidos industriais, lubrificantes e graxas. Ele também contribui para ampliar a relevância do Brasil nos resultados gerais da PETRONAS.

Também vale destacar que o centro de excelência daqui do Brasil está interligado ao centro global de pesquisa e tecnologia da PETRONAS, recém-inaugurado em Turim, na Itália — berço mundial de inovação em engenharia automotiva.

Em quais tecnologias a PETRONAS tem trabalhado?

Dentro das principais tecnologias trabalhadas no sistema PETRONAS, existem 3 linhas principais: a Syntium, a Urania e a Sprinta. Conheça cada uma!

Linha Syntium

Com tecnologia Cooltech, esses produtos promovem um maior nível de proteção contra o aquecimento dos motores ao apresentarem uma melhor capacidade de refrigeração.

Linha Urania

Com tecnologia Viscguard, esses produtos são voltados para motores a diesel, com capacidade de manter a viscosidade dos produtos sem sofrer grandes alterações quando em operação.

Linha Sprinta

Com tecnologia Flexitech, esses produtos são voltados para motocicletas e demais aplicações e especificações. Como existem motocicletas de diferentes tamanhos, os produtos se diferem de acordo com o modelo do fabricante. É uma tecnologia que promove maior vida útil do motor.

Como o consumidor se beneficiará das novas tecnologias?

A PETRONAS Fluid Technology Solutions consiste em uma filosofia de trabalho para buscar solucionar as demandas dos clientes nas mais diferentes aplicações. A ideia é elevar o nível de qualidade em termos de aplicações e, além de trabalhar a extensão de troca de lubrificantes, aumentar o desempenho e também a vida útil dos equipamentos.

Assim, os consumidores passam a adquirir o que tem de mais moderno no mercado, focado em aumentar a eficiência dos lubrificantes e das graxas, consequentemente prolongando a vida e o desempenho dos equipamentos. A relação custo-benefício é excelente.

Quais os impactos dessas tecnologias para o mercado de lubrificantes?

Há uma nova linha de produtos voltados para a indústria: lubrificantes e graxas para aplicações industriais. Por mais que a produção seja brasileira, a linha também é exportada para outras unidades ao redor do mundo, atendendo a demandas de clientes específicos — como Original Equipment Manufacturers (OEMs), que são as montadoras, além de siderúrgicas, mineradoras e tantas outras.

O investimento em tecnologia em lubrificantes que tornou a PETRONAS referência no assunto é focado em desenvolver soluções cada vez melhores para os clientes, sempre pensando em garantir ganho de eficiência operacional e, com isso, levar esses parceiros a resultados cada vez mais satisfatórios.

Ficou interessado nas tecnologias desenvolvidas pela PETRONAS? Quer saber melhor como sua empresa pode se beneficiar com essa modernização? Então entre em contato conosco agora mesmo!

Você também vai gostar

1 Comment

  1. Material muito bom para pesquisa, ótima leitura

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %