Hoje em dia, a indústria caminha a passos largos para a revolução digital. Pensando nisso, dedicamos este artigo para abordar um novo conceito, que tem agilizado as etapas de vários setores nas empresas, o Small Data. No entanto, para explicar a questão da maneira certa, precisamos percorrer uma jornada de curiosidades.
Por isso, reunimos neste conteúdo uma série de explicações e comparações, diferenciando essa tecnologia de sua “irmã” maior, a Big Data. Dessa maneira, conseguiremos apresentar todos os benefícios dessa ferramenta e eliminar as suas dúvidas no tema. Acompanhe!
O conceito de Small Data
Não há como negar que todos vivemos na era da informação. Seja em nosso dia a dia profissional ou particular, muito do que fazemos e pensamos é manifestado por meio de uma solução digital, seja em uma postagem social ou no relacionamento com os fornecedores da sua empresa.
Foi com isso em mente que se desenvolveram as ferramentas de captação e interpretação de dados. Isso revolucionou uma infinidade de setores da economia, aprimorou a interação com clientes e refinou as sugestões de anúncios e conteúdos na internet. Todas essas são aplicações de Big Data, a tecnologia mais conhecida.
A Small Data tem uma abordagem semelhante, mas abre mão do volume para (como sugere o nome) examinar uma quantidade menor de informações. Por conta disso, essa tecnologia acaba sendo melhor aplicada em setores mais específicos, tal como o gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Nesse sentido, a Small Data compila, interpreta e apresenta trechos de informações mais acessíveis aos analistas humanos. Enquanto a Big Data manipula quantidades abissais de dados, oferecendo relatórios compreensíveis apenas sob o filtro de algum software especializado, a Small entrega percepções rápidas e práticas, facilitando a tomada de decisão do gestor responsável.
As diferenças entre Big Data e Small Data
Para uma maior compreensão do tema, compilamos uma comparação direta entre a aplicação e infraestrutura desses conceitos. Dê uma olhada!
Big Data
- custo de implementação: alto, exigindo muito poder computacional para captar as informações e rodar as análises;
- volume: alto, manuseando petabytes de dados, exigindo uma estrutura sólida de computadores, servidores e interfaces;
- interpretação: especializada, exigindo pelo menos um cientista de dados na equipe;
- resultados: valiosos, mas demorados, já que o sistema precisa de muito tempo minerando informações para apresentar análises confiáveis e consistentes.
Small Data
- custo de implementação: baixo, já que as informações podem ser absorvidas em computadores convencionais;
- volume: baixo, pois seleciona apenas trechos relevantes de informação, muitas vezes sem nem ao menos superar a barreira dos megabytes;
- interpretação: simples, as informações são objetivas e diretas, prontas para a leitura e o entendimento comum;
- resultados: rápidos e pontuais, oferecendo dados relevantes para a operação.
O funcionamento da Small Data
Como podemos ver, muito dessa tecnologia se contrapõe ao conceito da Big Data — em velocidade, custo, requisitos e resultados. No entanto, isso não é o suficiente para excluir a importância do procedimento mais sofisticado. O ponto aqui é demonstrar como a Small Data pode aprimorar pontos específicos da logística integrada.
O objetivo da Small é coletar informações pequenas e que sejam capazes de entregar uma vantagem estratégia para a empresa. Nesse sentido, os sistemas dessa tecnologia são mais simples, demonstrando seu valor em áreas como marketing e compras, por meio da captação de leads e análises do spend, respectivamente.
Os principais benefícios da Small Data
Agora que você entende o conceito da tecnologia, veja quais as maiores vantagens entregues por essa solução ao cotidiano das empresas.
Qualificação
Ignorando o volume de informações, a Small Data consegue focar na qualidade desses dados, colhendo contatos, feedbacks e insights na interação com os clientes e fornecedores. Por conta disso, essa é uma tecnologia importante para o departamento de compra, facilitando as interações, acompanhamento de preços e qualidades das transações.
Eficiência
Tudo em uma indústria gira em torno do desempenho, não é mesmo? Com a Small Data, as empresas otimizam seus resultados, ganhando economia em orçamentos e compras, direcionando seus recursos financeiros e humanos aos fornecedores, clientes e oportunidades com maior taxa de sucesso e conversão.
Business Intelligence
A BI é um estágio fundamental para uma empresa que deseja ser competitiva no mercado. Utilizando estratégias de Small Data, toda a cadeia de produção se torna mais inteligente e conectada. Isso porque essa tecnologia permite vincular o departamento de compras às necessidades das linhas produtivas e, assim, agilizar pedidos, orçamentos e reações a cenários de escassez ou perdas.
Acessibilidade
Por último e não menos importante, o foco nos usuários. Aqui, voltamos a frisar que a Big Data, embora seja uma tecnologia fascinante, ela ainda está em um estágio muito exclusivo, demandando uma série de requisitos para entregar algum valor à operação. A Small Data foca suas análises, relatórios, gráficos e comunicados no usuário final, no gerente de suprimentos, no supervisor da linha de produção etc.
Os métodos para aplicar a Small Data na área de compras
Por fim, chega o momento de conhecer as aplicações práticas dessa tecnologia no gerenciamento de fornecedores e compras. Confira!
Análise de gastos
Conhecido como um procedimento fundamental ao setor de compras, essa análise pode ser bastante facilitada pela Small Data. Atualmente, já é possível encontrar uma série de softwares e plataformas que se integram aos seus relatórios, examinando essas informações e, rapidamente, apresentando sugestões e insights produtivos, apontando desperdícios, exageros, deficiências e redundâncias nos valores e etapas.
Análise do histórico de transações e contatos
Esqueça o terror de não conseguir encontrar aquela informação valiosa, seja de um fornecedor ou produto, que no atual momento, se tornou fundamental para a sua operação. Com um sistema de Small Data todas as informações e negociações já feitas entre a sua indústria e outras empresas, fornecedores e prestadores de serviço estarão salvas, bastando inserir a palavra-chave correspondente na interface de pesquisa da sua plataforma.
No fim das contas, essa é uma tecnologia que está começando a ganhar seu espaço no setor nacional. Por conta disso, pode ser interessante aproveitar o momento para investir nessas soluções. Ela facilitará o microgerenciamento dos resultados da sua indústria e a conquista de uma vantagem competitiva no mercado, com redução de custos operacionais e economias na aquisição de insumos para a produção.
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