hidráulicos da petronas hidráulicos da petronas

HLP, HVLP ou ESF? Conheça os novos produtos hidráulicos da PETRONAS!

7 minutos para ler

Não há dúvidas de que entre os patrimônios mais importantes para qualquer empresa está o seu maquinário. Afinal, contar com equipamentos modernos e adequados para cada operação é a melhor maneira de alcançar uma boa produtividade e se manter competitiva em seu mercado. Por isso, além de desenvolver um bom plano de manutenção, é fundamental que os gestores atentem também para  a sua utilização adequada na rotina produtiva.

Nesse contexto, os fluidos hidráulicos são elementos indispensáveis para aumentar a eficiência e a vida útil das mais diversas máquinas industriais. Foi pensando nisso que convidamos o consultor técnico da PETRONAS, João Luis Amaral Sant’Anna, para uma conversa sobre esse tema.

Continue a leitura para descobrir o que ele nos contou sobre a importância de observar esse cuidado, as diferenças entre os tipos de fluido e as vantagens dos produtos hidráulicos da PETRONAS. Acompanhe!

Quais as principais funções dos fluidos hidráulicos

Com os equipamentos hidráulicos se tornando cada vez mais presentes em diversos tipos de indústria, cresce também a necessidade de os gestores conhecerem mais a fundo sobre os fluidos indispensáveis para a operação desse maquinário. Sem a aplicação desses fundamentos, existe o risco de comprometer não apenas a eficiência da produtividade como também a vida útil dos equipamentos.

Entre as diversas funções dos fluidos, João Luis destaca seu papel de transmissão e controle de força nos sistemas hidráulicos, permitindo a movimentação de equipamentos e ferramentas nas linhas de produção. Para isso, ele deve apresentar características como incompreensibilidade e fluidez adequadas para se atingir o máximo rendimento.

Além da transmissão de força, os fluidos hidráulicos também têm importante papel na proteção dos componentes internos desses equipamentos. Especialmente por causa de seu índice de viscosidade, eles garantem a lubrificação e a refrigeração necessárias para um sistema hidráulico, o que evita desgaste, corrosão, cavitação das bombas e formação de espuma entre os componentes.

É importante ter em mente que essas propriedades específicas não são encontradas em óleos mais simples, o que faz dos fluidos hidráulicos à base de petróleo e sintéticos derivados de hidrocarbonetos a opção certa para esses equipamentos tão importantes para qualquer linha produtiva.

Quais são os tipos de aditivos para fluidos

Além do óleo básico, que já deve apresentar as principais propriedades desejadas, existem também aditivos que entram na composição de um fluido hidráulico, a fim de aumentar sua eficiência na função em que será empregado. Nosso especialista ressalta que existem padrões internacionais que servem de referência na hora de escolher o aditivo certo para cada fluido, em especial a norma DIN (Instituto Alemão de Normatização, em tradução livre).

Os principais tipos de aditivos para fluidos hidráulicos são:

  • antioxidante, presente em praticamente todos os fluidos, já que ajuda a prolongar a vida útil do óleo básico;
  • anti-desgaste, utilizado para reduzir os efeitos do atrito entre metais;
  • anticorrosivo, fundamental para evitar o processo de oxidação do metal;
  • anti-espuma, que evita a cavitação, fenômeno responsável por gerar desgaste e perda de potência.

O que são fluidos HLP, HVLP e ESF?

Quando o assunto é fluido hidráulico, é praticamente inevitável se deparar com algumas siglas que nem sempre são compreendidas em um primeiro momento. Entre as mais recorrentes, logo nos lembramos das siglas HLP, HVLP e ESF, que são padrões de performance estabelecidos pela normal DIN, uma das mais utilizadas como referência no mercado de fluidos.

Vamos entender melhor as características e aplicações de cada um desses fluidos, a seguir. Confira!

HLP (DIN 51524 Parte 2)

São fluidos hidráulicos formulados a partir de óleos básicos de base mineral com alto grau de refinação. Seus aditivos visam conferir mais resistência à oxidação, lubrificação e ação anti-desgaste e presença de anticorrosivos. Os óleos que se enquadram nesse padrão têm escala de viscosidade que varia entre 10 e 100 cSt a 40 ºC.

São aplicáveis em diversos sistemas hidráulicos industriais, que operam desde condições normais até extremamente severas e que exijam alta proteção. Como existem diferentes tipos de óleo HLP no mercado, é importante que o gestor avalie bem as especificidades de cada opção. Preferencialmente, o setor de suprimentos deve solicitar um óleo que seja HF-0 na hora de fazer essa aquisição.

HVLP (DIN 51524 Parte 3)

Além de apresentar as propriedades existentes no padrão HLP, os óleos hidráulicos classificados como  HVLP contam também com um alto índice de viscosidade. Isso garante que ele será capaz de manter suas características lubrificantes, anti-desgaste e anticorrosivas mesmo em altas temperaturas de trabalho.

De acordo com João Luis, existe uma tendência entre as montadoras de migrarem para o óleo HVLP. A razão para isso é que esse tipo de óleo é mais adequado para sistemas hidráulicos de equipamentos sujeitos a frequentes variações de temperatura e pressão, representando mais segurança, eficiência e economia no processo produtivo industrial.

ESF

Os óleos ESF, utilizados em fluidos de alta performance, são desenvolvidos para reduzir o consumo de combustível/energia em equipamentos móveis e sistemas hidráulicos industriais. Para atingir esse objetivo, eles são formulados com uma combinação especial de óleos básicos minerais e sintéticos, resultando em características únicas para um melhor desempenho.

Seu uso é ideal em sistemas hidráulicos que utilizam bombas de alta velocidade e alta pressão, que geram alto estresse térmico nos fluidos e que são suscetíveis à formação de borras e vernizes e que exigem precisão e estabilidade de operação.

Conheça os fluidos hidráulicos da PETRONAS

Nosso especialista também contou para a gente um pouco sobre os produtos hidráulicos da PETRONAS, para ajudar você a escolher a melhor opção em fluidos para sua produção.

PETRONAS Hydraulic ESF

Desenvolvido com uma combinação única de óleos básicos, o fluido PETRONAS Hydraulic ESF pode promover uma economia energética média de 10% em eletricidade e 6% em combustível, além de ter cinco vezes mais vida útil. Seu alto grau de viscosidade, garantindo proteção em uma ampla faixa de temperatura.

PETRONAS Hydraulic PLUS

O fluido hidráulico PETRONAS Hydraulic PLUS conta com ação anti-desgaste de desempenho premium. Suas propriedades ajudam a proteger o equipamento em partidas a frio e promovem uma excelente filtrabilidade a seco e molhado, aumentando a vida útil do óleo.

PETRONAS Hydraulic HV

Desenvolvidos para uma ampla variedade de sistemas hidráulicos, o fluido PETRONAS Hydraulic HV é enriquecido com melhorador VI estável de alto cisalhamento (tipo de tensão mecânica) e avançados aditivos. Ele se destaca pelo seu alto índice de viscosidade e desempenho estável em várias temperaturas.

PETRONAS Hydraulic

A linha PETRONAS Hydraulic é recomendada para sistemas hidráulicos móveis e industriais que operam sob condições que vão de normais a serviços pesados. É formulado com óleos básicos de excelente qualidade e desempenho até três vezes mais duradouro do que o exigido pela maioria dos padrões.

João Luis ainda lembra que, assim como as demais opções que vimos, esse fluido atende às principais especificações industriais de performance e qualidade. Assim, não deixe de utilizar produtos hidráulicos de alta qualidade para alcançar a melhor performance e conservação dos equipamentos.

Quer saber mais sobre os produtos hidráulicos da PETRONAS? Entre em contato para descobrir como nossos fluidos podem transformar o processo produtivo da sua empresa!

Posts relacionados

Deixe um comentário