Considerado o mais moderno da América Latina, o Centro de Pesquisa e Tecnologia da PETRONAS, instalado em Contagem (MG), foi inaugurado em 2018 como parte da estratégia global da PETRONAS Lubricants Internacional. “Somos um país bastante plural no que diz respeito à indústria. Temos mineradoras, o agronegócio, a indústria de papel e celulose, siderúrgicas, enfim, uma vasta gama de segmentos. Por isso, o Brasil foi escolhido para receber essa unidade”, explica João Luís Sant’anna, especialista técnico da empresa.
Os demais centros seguem essa mesma premissa. A China, por exemplo, conta com uma estrutura dedicada à produção de lubrificantes para motores a diesel, visto que lá está instalado um dos maiores fabricantes desses equipamentos. O mesmo acontece nos Estados Unidos, onde o foco está no desenvolvimento de lubrificantes para o agronegócio.
Hoje, mostraremos os detalhes do Centro de Pesquisa e Tecnologia da PETRONAS no Brasil. Neste artigo, você saberá o que vem sendo desenvolvido, quais as iniciativas da PETRONAS para dar suporte à nossa indústria e a importância do nosso país para o posicionamento global da marca. Acompanhe.
Conheça as instalações do Centro de Pesquisa e Tecnologia mais moderno da América Latina
O complexo construído pela PETRONAS em Minas Gerais já dá uma ideia do potencial de produção dele. Foram investidos mais de R$ 20 milhões na construção da unidade. Esta ocupa uma área de mais de 2.400 m² e abriga um laboratório creditado pela ISO 17025, capaz de executar mais de 105 testes diferentes da ASTM (American Society for Testing and Materiais). Nele, não só especialistas em assistência técnica, como profissionais das áreas de engenharias, mecânica ou química, dedicam-se a criar e aperfeiçoar as fórmulas de uma vasta linha de graxas e lubrificantes.
O centro está diretamente ligado ao polo global de tecnologia e pesquisa da PETRONAS, localizado em Turim, na Itália. Além das já citadas unidades na China e nos Estados Unidos, a estatal malaia também está presente na África do Sul, com um polo especializado na fabricação de lubrificantes voltados à mineração.
Além da criação de graxas e lubrificantes, o centro de Contagem também oferece um pacote adicional de serviços. As ações implantadas incluem:
- possibilidade de desenvolvimento de produto customizado;
- análise de lubrificantes;
- análise de vibração;
- suporte técnico;
- videoscopia.
Como o Centro de Pesquisa e Tecnologia da PETRONAS dá suporte à indústria nacional
Voltado para a fabricação de lubrificantes e graxas industriais, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da PETRONAS tem sido amplamente explorado por uma variedade de segmentos. No agronegócio, já foi responsável pelo desenvolvimento do PETRONAS Arbor MTF BF, solução tailor made pensada para a Bom Futuro. Devido ao sucesso da fórmula, o produto foi homologado e passou a fazer parte do portfólio da marca.
Confira os detalhes: Bom Futuro conta como foi desenvolver solução personalizada em parceria com a PETRONAS.
A siderurgia, por sua vez, tem uma demanda por graxas industriais acima da média ― cerca de 20% maior que as demais indústrias. Outro produto bastante buscado por esse setor são os lubrificantes especiais, resistentes a fogo e com homologação FM Approvals. Isso porque a certificação pode ajudar a garantir, além do maior saving para as siderúrgicas, a redução do valor da apólice dos seguros para equipamentos.
O laboratório também já foi utilizado para testes às cegas, em que uma das maiores empresas siderúrgicas do país enviou amostras de nove graxas para análises comparativas. Todas foram submetidas a 12 análises diferentes e, somente após os resultados serem enviados ao cliente, eles foram compartilhados com a equipe. O produto PETRONAS se destacou entre os demais e a logística facilitada por conta da localização fez com que fosse a escolhida para o fornecimento.
Para a indústria, poder contar com um parceiro em território nacional é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens de ter a estrutura de uma marca como a PETRONAS no Brasil. Com a cadeia de suprimentos cada vez mais volátil por conta de fatores externos — como a crise na Ucrânia, a pandemia ou eventos como o bloqueio do canal de Suez —, mostra-se a importância de fortalecer parcerias regionais.
Saiba a importância da centralização dos produtos industriais no Brasil
“Ter o Centro no Brasil não é importante apenas para a nossa indústria. Com a instalação de Contagem, houve a centralização dos produtos industriais aqui no Brasil. Ou seja, o que é fabricado aqui, por ter registro na sede da empresa, pode ser comercializado em todo o mundo. Antes, um produto que era aprovado no Brasil não tinha a mesma certificação na Itália, por exemplo. Assim, ele precisava passar novamente por testes no país em que seria comercializado”, explica João Luís Sant’anna.
A chegada da instalação também foi responsável por ampliar o portfólio de produtos da marca. “Como desenvolvemos soluções para o mundo inteiro, graxas e lubrificantes que não tínhamos no Brasil passaram a estar presentes no país. O próprio Hydraulic FM, com aprovação FM Approvals, é um bom exemplo. Antes, não tínhamos acesso a ele, mas a partir da inauguração do Centro de Contagem as siderúrgicas nacionais puderam colocá-lo em seus planejamentos de compras”, complementa o especialista técnico.
Ainda, o laboratório realiza uma série de testes, até então, difíceis de conseguir no Brasil. Um deles é o método ASTM D 6185, que visa a determinação da compatibilidade entre graxas. Além disso, ele pode atestar a miscibilidade, utilizando os métodos ASTM D 7155 e ASTM 7752. Esses são importantes nos casos de lubrificantes resistentes ao fogo, óleos de circulação sujeitos à contaminação por água, óleos para turbinas, de selagem de gasômetro e de transferência indireta de calor.
Agora que você já conhece os detalhes do Centro de Pesquisa e Tecnologia no Brasil, entenda o posicionamento que levou a PETRONAS a ser considerada a 13ª marca mais forte do mundo. No artigo “Fluid Technology Solutions: como a tecnologia PETRONAS proporciona um maior saving nas siderúrgicas?” você verá porque esse é mais que um conceito utilizado para diferenciar a empresa dos concorrentes. Boa leitura!
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