Estratégias de CustosMercado B2B

Fluid Technology Solutions: como a tecnologia PETRONAS proporciona um maior saving nas siderúrgicas?

O Fluid Technology Solutions (FTS) para a PETRONAS é mais que um conceito utilizado para diferenciar a empresa dos concorrentes. É um compromisso em entregar tecnologia em cada produto, independentemente do segmento industrial. Isso já se mostrou no agronegócio, no setor sucroalcooleiro, no de transportes e também nas grandes siderúrgicas. Além dos benefícios diretos atribuídos à boa lubrificação, como maior vida útil dos equipamentos, outra vantagem se destaca: a geração de saving em diferentes esferas do negócios.

A primeira delas é a já citada proteção que os fluidos e graxas PETRONAS conferem aos ativos. As demais estão ligadas à maior durabilidade dos produtos, que reduz significativamente as necessidades de paradas para troca de lubrificante. Nas siderúrgicas, isso tem um valor inestimável visto que os equipamentos precisam ser resfriados antes de qualquer intervenção. No alto forno, por exemplo, além desse tempo, há o considerável gasto energético envolvido no religamento.

Por isso, a busca por insumos cada vez mais robustos e tecnológicos vem fazendo parte da rotina dos profissionais, tanto de manutenção quanto de suprimentos. Neste artigo, você verá como o Fluid Technology Solutions da PETRONAS ajuda as siderúrgicas a terem um melhor desempenho e garantirem o saving.

Conheça o Fluid Technology Solutions da PETRONAS

Criado a cerca de 5 anos com base em uma diretriz global da companhia, o conceito foi responsável por colocá-la entre os top players mundiais quando o assunto é lubrificação.

A principal premissa é o foco no desenvolvimento e oferta de produtos e serviços adequados às necessidades de cada cliente de forma específica. Isso se dá de duas formas. A primeira acontece a partir de estudos de mercado que visam a guiar a formulação de graxas industriais e lubrificantes adaptados às exigências das OEMs. Os produtos são desenvolvidos de acordo com as recomendações dos fabricantes e, posteriormente, submetidos a rigorosos testes que comprovam a qualidade.

Porém, as condições específicas de algumas indústrias podem exigir um estudo mais profundo. A partir disso, é possível desenvolver soluções tailor-made, ou seja, sob medida. No Brasil, isso já foi posto em prática no agronegócio. Como os equipamentos são desenvolvidos no exterior, em solo nacional os lubrificantes aplicados não atendiam ao regime de trabalho, muito mais pesado. Foi, então, que a PETRONAS trabalhou no desenvolvimento do PETRONAS Arbor MTF BF a pedido de um dos seus clientes.

Confira a entrevista com o diretor de mecanização da Bom Futuro, José Vengrus: Bom Futuro conta como foi desenvolver solução personalizada em parceria com PETRONAS

Porém, o conceito de Fluid Technology Solution não fica restrito apenas ao desenvolvimento dos produtos. A assistência técnica em lubrificação realizada pelos especialistas da PETRONAS também é parte importante dessa filosofia.

Saiba como o FTS ajuda as siderúrgicas a garantirem o saving

Agora que você já entende melhor o que é o Fluid Technology Solution, fica mais fácil entender qual a sua relação com o saving das siderúrgicas. Todo o portfólio PETRONAS para esse segmento é criado com o foco nas condições específicas de operação. Nesse mercado, o principal fator de atenção, claro, fica por conta das altas temperaturas.

Por conta disso, as graxas e lubrificantes que contam com a certificação FM Approvals são os mais indicados. Essa é uma empresa ligada à companhia internacional de seguros FM Global, especializada na prevenção de sinistros patrimoniais. Produtos que contam com essa homologação foram submetidos a ensaios, pesquisas e testes sob condições extremas. Assim, contar com insumos que possuam essa certificação é garantia de estar adquirindo produtos com o mais alto padrão de qualidade internacional. Ainda, traz uma redução de gastos em um ponto muito importante para as siderúrgicas: os seguros dos equipamentos.

Os investimentos em manutenção que fazem a diferença

Confira os destaques do portfólio PETRONAS para as siderúrgicas

Para as siderúrgicas, a PETRONAS tem, no portfólio, produtos essenciais para a lubrificação de diversas máquinas. Abaixo, você confere alguns exemplos, tanto de graxas quanto de lubrificantes hidráulicos, que garantem o bom desempenho e o saving das siderúrgicas.

Graxas

O calor é um fator intrínseco às siderúrgicas. Em contrapartida, contribui significativamente para a rápida degradação das graxas industriais. Dessa forma, é preciso garantir que o aquecimento ao qual serão submetidas não afetará seu desempenho. No portfólio para cimenteiras, dois produtos se destacam:

  • PETRONAS Grease LiX MEP: esta é uma graxa de complexo de lítio (consequentemente, alto ponto de gota) aditivada com propriedades que a tornam apta para o trabalho em extrema pressão. O produto proporciona excelente desempenho em altas temperaturas, capacidades de transporte de cargas elevadas e qualidades adesivas, o que a torna ideal para componentes nos quais há movimento oscilatório ou giratório. Proporciona excelente proteção contra desgaste e inibição de ferrugem, mesmo sob calor intenso, sendo certificado pelas principais OEMs.
  • PETRONAS Tutela MRSC-2: formulada à base de sulfonato de cálcio, possibilita múltiplas aplicações, com excepcional estabilidade mecânica, resistência à água, oxidação e corrosão. Além disso, contém aditivos específicos para aguentar a extrema pressão a qual será submetida. Suas especificações, próprias para mancais altamente solicitados, sujeitos ao calor e à lavagem por água, proporcionam uma redução significativa na frequência de relubrificação.

Lubrificante hidráulico

Os sistemas hidráulicos são um dos principais pontos de lubrificação da indústria do aço. Presentes no forno elétrico, máquina de lingotamento contínuo e de laminação, são responsáveis por transferir a força requisitada pela máquina e lubrificar internamente componentes como cilindros e bombas. Por conta das altas temperaturas a qual são expostos, além de aditivos antioxidantes, antiespumantes e proteção contra desgaste e corrosão, é imprescindível que o fluido também seja não inflamável. A PETRONAS dispõe de um fluido que supre todas essas necessidades:

  • PETRONAS Hydraulic FR 68: lubrificante 100% sintético que apresenta um alto índice de viscosidade. Sua fórmula é enriquecida com avançados aditivos antidesgaste, antioxidantes, antiferrugem e antiespumantes. Com certificação FM Approvals, é recomendado sempre que houver um risco grave de incêndio associado a sistemas hidráulicos industriais, como no caso das siderúrgicas. Ainda, mantém os níveis de desempenho diante de temperaturas e pressões elevadas.

Cada um desses produtos foi desenvolvido após uma análise rigorosa das necessidades das siderúrgicas. Isso garante que todos tenham um desempenho premium, que se traduz em uma vida útil maior e em menores gastos com manutenção.

Para continuar por dentro das indicações da PETRONAS para o segmento siderúrgico, continue acompanhando nosso blog. Neste link você encontra todos os artigos já publicados sobre esse setor. Aproveite e inscreva-se também no canal exclusivo do Portal Inovação Industrial no Telegram para receber as atualizações em primeira mão.

Acompanhe o que há de novo na industria também pelo Telegram

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %