assistência técnica em lubrificação assistência técnica em lubrificação

Assistência técnica em lubrificação: saiba por que ela é fundamental!

7 minutos para ler

compra de óleo lubrificante pode ser uma tarefa muito mais complexa do que parece. Afinal de contas, os analistas precisam identificar a performance dos produtos utilizados para, assim, priorizar as soluções com os melhores resultados. Com isso em mente, elaboramos este artigo especial sobre a assistência técnica em lubrificação.

Trata-se de um setor muito importante para o desempenho das indústrias, estando diretamente relacionado com a preservação dos equipamentos e os níveis de produtividade. Para reforçar nossas informações, contamos com a expertise do Conselho Técnico da PETRONAS. Portanto, não perca tempo e acompanhe!

As funções da assistência técnica em lubrificação

Em certas situações, principalmente entre as indústrias pequenas em processo de expansão, é natural que as empresas ainda não contem com um departamento específico para o acompanhamento de todos os processos.

No entanto, o desenvolvimento exige especialização, e é por esse motivo que em dado momento surge a necessidade de uma equipe especializada na assistência técnica da lubrificação. Para que possamos avançar no conteúdo, compilamos abaixo as principais funções desse time. Confira!

Catalogar

A primeira etapa é operar na catalogação de todos os equipamentos e seus respectivos pontos de lubrificação. Essas informações serão utilizadas pelos especialistas para definir as melhores estratégias, intervalos e métodos para a lubrificação do maquinário.

Analisar

Em um segundo momento, a assistência se dedica a analisar tanto o processo quanto o fluido utilizado. O objetivo é avaliar a performance desses produtos, identificando se o fluido é incompatível com as condições operacionais da linha, além de observar se há a contaminação do óleo.

Com essas informações, a equipe consegue orientar o departamento de compra para a escolha de produtos mais eficientes e coerentes à operação, com atributos químicos que suportem o estresse provocado pelos equipamentos durante os trabalhos.

Planejar

Por último e talvez mais importante, essa é a equipe responsável por elaborar o plano de lubrificação industrial. Assim como o planejamento de qualquer outra área, o objetivo é combater os principais inimigos da indústria, tais como o desperdício, a ociosidade, a ineficiência e a diminuição da vida útil do equipamento.

O conceito e as razões para ter um plano de lubrificação industrial

Otimização: essa é a meta principal de um plano de lubrificação industrial. Afinal de contas, mesmo durante esse processo existem elementos, etapas e práticas que podem ser eliminadas, agilizadas ou aperfeiçoadas. Para explicar esse conceito, reunimos seus principais objetivos. Veja só!

Incentivar a automação

Não apenas obsoleto, mas o controle manual da lubrificação também é contra produtivo. Pois veja, quando se atribui a lubrificação a um funcionário, esse processo está sujeito a todas as vulnerabilidades possíveis da ação humana, como o esquecimento, a desatenção, o manuseio inadequado e situações afins.

É por isso que o plano de lubrificação industrial sempre deve estimular as soluções automatizadas, que realizam as aplicações em intervalos, quantidades e localizações pré-programadas, com toda a confiabilidade binária que um sistema computacional pode oferecer.

Promover a economia

Por consequência da automação, a indústria passa a colher bons resultados econômicos, eliminando o desperdício de óleo lubrificante e preservando o maquinário com maior eficiência. Inclusive, isso acontece por motivos bem relacionados.

Primeiro, o desperdício é combatido ao retirar o fator humano da aplicação, que pode exagerar na dosagem. Afinal de contas, os sistemas automatizados fazem aplicações “cirúrgicas”, injetando apenas o volume essencial para a superfície em questão.

Já a extensão da vida útil dos equipamentos acontece por uma razão próxima. A automação respeita os intervalos de aplicação da maneira mais lógica e pontual possível, sem atrasos ou equívocos. Com isso, o maquinário opera constantemente lubrificado, no auge de sua performance, com uma temperatura equilibrada, atrito minimizado e conservação máxima.

Estimular a produtividade

Com o acompanhamento da performance dos fluidos, a automação do sistema e o uso dos produtos adequados, a empresa ganha em produtividade, uma vez que a operação não será paralisada com reparos — necessários por uma quebra inesperada.

Além disso, o plano de lubrificação torna a utilizar a automação para entregar mais um benefício: reduzir a ociosidade dos funcionários. No regime de lubrificação manual, é necessário retirar um operador de sua tarefa e setor para realizar a aplicação.

Isso consome tempo e atenção desse colaborador, que periodicamente, precisará se deslocar para lidar com essa obrigação paralela. A automação elimina essa necessidade, garantindo que os funcionários se concentrem em suas tarefas, sem lidar com o receio de que algo precisa ser lubrificado a qualquer momento.

Os 5 principais benefícios da assistência técnica em lubrificação

Agora, chegamos em um momento importante deste artigo, em que reunimos as vantagens competitivas de uma equipe dedicada a esse tema. Veja!

1. Durabilidade

Os equipamentos lubrificados corretamente têm maior vida útil — isso é um fato! Assim como as manutenções são importantes para o acompanhamento da “saúde” do maquinário, a lubrificação é fundamental para garantir que tudo seja fluido e realizado na temperatura adequada, combatendo a propagação do desgaste. A assistência certifica que isso ocorre permanentemente.

2. Desempenho

É nesse caso que a assistência técnica aplica sua expertise na escolha dos melhores fluidos do mercado, combinando esses produtos com os equipamentos para entregar o melhor desempenho possível, reduzindo os riscos de engasgos, interrupções ou quebras inesperadas.

3. Produtividade

A linha de produção estará operando por jornadas maiores, com uma performance diferenciada. A confiabilidade e otimização dos processos é tamanha que a indústria se permite a dar passos maiores, arcando com demandas, clientes e investimentos que alavanquem a operação.

4. Economia

Como destacamos ao longo do artigo, a economia surge tanto no curto como no longo prazo, como resultado da redução de desperdícios, de perdas produtivas e dos procedimentos corretivos. Além disso, a indústria ainda é beneficiada pela previsibilidade, podendo escolher seus períodos de ociosidade para a realização de manutenções preventivas e preditivas.

5. Competitividade

Com a soma de todos os elementos anteriores, a empresa que conta com essa equipe técnica aproveitará de destaque em seu mercado, principalmente sobre as indústrias que ainda não investiram nessa solução. Afinal de contas, o acompanhamento da lubrificação é um requisito crucial para atingir o pico de produtividade, seja na performance dos equipamentos ou nos volumes da produção.

A razão pela qual a PETRONAS é a melhor escolha

Excelência técnica, química, industrial e acadêmica. Basicamente, essa é a marca que compila todas as qualidades que você busca ao montar a equipe dos sonhos dentro da indústria.

Atualmente, a PETRONAS oferece um grande leque de soluções lubrificantes, projetadas por um enorme time de especialistas que são referências nesse universo. Inclusive, vale destacar uma solução da marca que ajuda o cotidiano das indústrias na análise de seus lubrificantes, o LubTime.

Portanto, se você pretende alavancar os resultados da sua operação, garantindo confiabilidade e desempenho ao maquinário, aproveite esta oportunidade para entrar em contato com o time da PETRONAS, conhecendo tudo o que eles podem oferecer para a sua operação!

Posts relacionados

Deixe um comentário