Os indicadores-chave de performance, também chamados de indicadores de negócios ou KPIs, são métricas ou combinações de métricas que expressam com clareza os resultados de uma empresa.
Com eles, é possível entender o desempenho do negócio, o que está funcionando de acordo com o planejado e o que precisa ser aprimorado.
Conduzir uma indústria qualquer sem acompanhar os indicadores de desempenho corretos é como disputar uma corrida de obstáculos com os olhos vendados: com um pouco de sorte, é até possível chegar ao destino, mas muito provavelmente às custas de alguns tombos e bem depois de todos os competidores que enxergam o caminho com clareza.
Neste post, selecionamos alguns dos indicadores de desempenho mais importantes para o crescimento industrial. Prepare-se para começar a usá-los!
Quais são os indicadores mais relevantes para a indústria?
A escolha dos indicadores de desempenho que serão acompanhados pela gestão de uma indústria está diretamente relacionada a seu planejamento estratégico e alinhada às metas e aos objetivos traçados pela empresa.
Em uma indústria química, por exemplo, indicadores de qualidade específicos podem ser muito importantes para avaliar o desempenho do negócio, enquanto uma siderúrgica deve escolher métricas de acompanhamento mais diretamente relacionadas com a produtividade e a disponibilidade do maquinário.
Ainda assim, existem indicadores que são relevantes para praticamente qualquer negócio do setor secundário. Vamos conhecer alguns deles a partir de agora!
Indicadores econômicos e financeiros
Também chamados de indicadores de resultado, os indicadores econômicos são aqueles que expressam o desempenho da indústria do ponto de vista da rentabilidade. Já os indicadores financeiros são aqueles que mensuram o fluxo de caixa da empresa, sua liquidez e capacidade de pagamento.
Entre esses, alguns dos mais importantes são:
- receita total: talvez o KPI mais simples, que traz apenas a soma de todas as fontes de renda da empresa e sua receita total;
- EBITDA ou LAJIDA: mensuração de Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, esse KPI é importante para entender a geração de valor na indústria;
- ticket médio: representa o valor médio gasto por cada cliente nas vendas realizadas, fundamental para compreender o tipo de mercado e o desempenho do setor de vendas;
- ROI: o Return On Investment ou retorno sobre o investimento, que também é chamado de taxa de lucro, é o KPI mais importante do ponto de vista econômico;
- necessidade de capital de giro: trata-se do valor mínimo de recursos necessários para cobrir os custos e garantir que a operação da empresa continue rodando;
- margem de contribuição: indica o quanto o lucro de cada item produzido contribui para os resultados da indústria.
Indicadores de produtividade
Se os indicadores financeiros servem para revelar quanto de valor é gerado por uma indústria, os KPIs de produtividade são aqueles que vão mostrar como isso é feito na empresa.
Para assegurar bons resultados financeiros e o desenvolvimento de negócio, é importante visualizar o que acontece na operação e como as decisões tomadas pela gestão impactam a produtividade da empresa.
Alguns dos indicadores de produtividade mais importantes são:
- capacidade produtiva instalada: mensuração quantitativa de quanto a indústria consegue produzir com todo seu maquinário e equipe atual, é um KPI essencial para saber se é possível atender às demandas do mercado;
- quantidade de produtos produzidos: esse indicador calcula quantas unidades de cada item foram produzidas em determinado período;
- horas trabalhadas: quantidade de horas totais que foram empenhadas em um determinado período ou produto, valor medido em homem por horas;
- indicadores de estoque: categoria de indicadores relacionada aos estoques, tanto de insumos como de itens produzidos;
- eficiência global dos equipamentos: também conhecido como Overall Equipment Effectiveness (OEE), mede a relação entre produtividade, qualidade e disponibilidade do maquinário;
- OTIF: sigla para On Time In Full, é o indicador que mede a responsabilidade de entrega da indústria a seus clientes, no prazo combinado e na quantidade acertada.
Indicadores de manutenção
Enquanto os indicadores de produtividade servem para auxiliar a gestão a entender melhor os fatores que geram resultados financeiros para a indústria, os indicadores de manutenção são aqueles que quantificam de forma clara o desempenho da manutenção da empresa.
Na prática, um bom trabalho de manutenção é, muitas vezes, invisível. Isso porque quanto melhor ela é feita, menos problemas surgem e cada vez menos o setor de manutenção precisa ser ativamente acionado.
Com os indicadores de manutenção, é possível que a gestão entenda a eficiência do trabalho e acompanhe sua evolução. Confira alguns:
- disponibilidade: também chamado pelo nome em inglês availability, é o mais importante para a manutenção, expressando a disponibilidade do maquinário da empresa em determinado período;
- MTBF: do inglês Mean Time Between Failures ou tempo médio entre falhas, esse KPI revela o tempo de bom funcionamento de um equipamento até ele apresentar algum erro que resulte em paradas;
- MTTR: do inglês Mean Time To Repair ou tempo médio para reparos, esse indicador mensura o tempo médio que o equipamento fica parado cada vez que precisa de reparos;
- downtime: é o indicador oposto ao de disponibilidade, que mensura o tempo que um equipamento fica indisponível;
- indicadores de acidentes: categoria de indicadores que quantificam a quantidade e os tipos de acidentes de trabalho e de processo na indústria.
Indicadores de qualidade
Por fim, temos os indicadores de qualidade, que medem a eficiência dos processos internos e a forma como os produtos da indústria serão percebidos pelos clientes finais.
Os indicadores de qualidade são importantes para entender se a indústria está cumprindo com os requisitos de admissibilidade exigidos pela legislação e pelo público.
Entre os mais importantes, vale a pena destacar:
- reclamações do mercado: categoria de indicadores que revelam a satisfação do público com os padrões de qualidade entregues na ponta final da indústria;
- indicadores de conformidade: geralmente indicadores gerados a partir dos requisitos de entidades que realizam inspeções regulatórias;
- aderência aos processos de qualidade: porcentagem da equipe que cumpre com os processos de qualidade demandados pela gestão;
- falhas por lote: quantidade de falhas encontradas pelo controle de qualidade em lotes na ponta final do processo industrial.
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