Muito mais que uma obrigação determinada por lei, a sustentabilidade industrial é uma responsabilidade das empresas com o meio ambiente e com as comunidades localizadas nos entornos de onde atuam.
Além das autoridades públicas, os próprios consumidores têm buscado esse compromisso ambiental, optando por consumir produtos de negócios que respeitem os mesmos valores que eles.
A atividade industrial transforma o planeta e pode gerar consequências reais para os ecossistemas. Isso é fato. Mas hoje é preciso ir além. E a boa notícia é que já existem tecnologias e métodos que permitem reduzir os danos causados ao meio ambiente. Sim, adotar a sustentabilidade não só é possível como gera valor para o negócio.
Neste post, vamos explicar melhor o que é a sustentabilidade industrial e quais são os 5 passos que sua empresa deve seguir para chegar lá. Acompanhe!
Afinal, o que é sustentabilidade industrial?
Sustentabilidade industrial é o nome dado para as boas práticas que permitem que as indústrias consigam gerar valor e suprir as demandas das gerações atuais sem comprometer o futuro das próximas.
Trata-se, assim, de garantir a geração de valor usando os recursos naturais de forma inteligente e renovável, além de promover o desenvolvimento social.
O crescimento da preocupação com os impactos gerados pela indústria nos últimos anos não é sem razão. O mundo já começa a sentir graves consequências climáticas causadas pela ação humana e verdadeiras ilhas de plástico se formam nos oceanos, além do fato de diversas espécies de animais terem sido extintas nas últimas décadas.
Esses e outros acontecimentos chamaram a atenção para a responsabilidade que a humanidade tem com o ambiente em que vive. E essa mentalidade ecológica começou a gerar não apenas regulamentações mais duras como tratados internacionais — como o protocolo de Kyoto.
Além disso tudo, o consumo também está se transformando. Como hoje as pessoas preferem optar por produtos e serviços que estejam alinhados com seus valores ecológicos, a sustentabilidade empresarial também aprimora a percepção de valor de uma marca perante seu público.
Existem diferentes tipos de sustentabilidade?
Apesar da sustentabilidade industrial ser imediatamente relacionada com a preservação do meio ambiente, esse é apenas um dos 3 princípios que a sustentam. Os outros 2 são a sustentabilidade social e a sustentabilidade econômica.
Ambiental
A sustentabilidade ambiental é o princípio que abrange a conservação da natureza e do meio ambiente. Em linhas gerais, uma empresa cumpre com a sustentabilidade ambiental quando não compromete os recursos naturais futuros ao gerar valor no presente.
Social
Já a sustentabilidade social está relacionada ao bem-estar da população e ao desenvolvimento da sociedade. Além das responsabilidades com o meio ambiente, uma empresa também é responsável pela comunidade onde está inserida, devendo ter uma agenda social que envolva o acesso à educação, à cultura e à saúde da população local.
Econômica
Por fim, a sustentabilidade econômica está relacionada à capacidade produtiva das empresas e à distribuição das riquezas geradas.
Qual o link entre sustentabilidade e indústria 4.0?
A indústria está se transformando para se tornar mais automatizada, eficiente e também mais sustentável. Além da produtividade mais inteligente, as indústrias tendem a gerar mais valor com uma quantidade menor de recursos e com muito menos desperdício. Essa transformação acontece pelas necessidades da própria humanidade.
Depois da Revolução Industrial, o acesso aos bens de consumo foi facilitado e o desenvolvimento da civilização se acelerou, assim como a população global, que demorou milênios para chegar no seu primeiro bilhão e hoje já ultrapassa os 7 bilhões de pessoas.
Mas se no começo muitos acreditavam que esse crescimento populacional seria catastrófico, já que os recursos naturais não cresceriam na mesma proporção que a população, os avanços tecnológicos e a indústria 4.0 provaram que um uso mais inteligente e sustentável do que existe já basta para atender às necessidades da população.
Como a indústria pode ser mais sustentável?
Neste tópico, vamos citar 5 boas práticas de sustentabilidade nas empresas. Dependendo do tipo de indústria, essas ações podem ser mais ou menos relevantes para os resultados e o valor gerado pela sustentabilidade. De toda forma, vale a pena conhecer. Então confira!
1. Faça a manutenção regular dos equipamentos
A manutenção (preventiva e preditiva) dos equipamentos da indústria é um processo que pode impactar bastante na sua sustentabilidade.
Afinal, um maquinário antigo e sem os devidos cuidados consome muito mais energia e gera bem mais resíduos, além de gerar também mais desperdício.
Ainda vale a pena ressaltar que equipamentos sem a manutenção adequada podem falhar mais vezes, muitas vezes causando danos ambientais irreversíveis e prejudicando a comunidade onde a indústria está inserida.
2. Descarte os resíduos da forma adequada
O descarte de resíduos normalmente é um dos principais desafios para a sustentabilidade de qualquer indústria. Isso porque são muitos os processos industriais que podem gerar uma altíssima quantidade de lixo capaz de desequilibrar o meio ambiente, não podendo ser despejados de qualquer maneira.
Além disso, existem resíduos que podem ser tóxicos e precisam de tratamentos especiais antes mesmo de serem entregues para os serviços competentes de limpeza. Essa é uma responsabilidade da indústria.
3. Adote a energia renovável sempre que possível
Naturalmente, a indústria já consome uma quantidade de energia bem maior que residências e outros tipos de negócios. Além do mais, muitas vezes é preciso deixar o maquinário operando 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Para evitar o desperdício, além de boas práticas de consumo, pode ser interessante aderir aos modelos de energia renovável — como energia solar gerada dentro da própria indústria.
4. Reutilize a água ao máximo nos processos industriais
Outro tipo de consumo elevado em processos industriais é o de água. Em praticamente todo tipo de atividade, é preciso usar água em alguma etapa da produção.
Uma boa prática aqui é tentar reaproveitar ao máximo a água usada na indústria em mais de uma etapa, além de assumir a responsabilidade de tratar a água contaminada antes de liberá-la ao meio ambiente.
5. Implemente uma cultura sustentável
Por fim, para assegurar a sustentabilidade na indústria, é fundamental que a empresa trabalhe em formas de implementação de uma cultura sustentável que seja adotada por todos os colaboradores. Para o time sempre considerar o meio ambiente e a sociedade antes de qualquer decisão, os valores ambientais devem ser absorvidos por todos.
Agora que você já conhece algumas ideias sustentáveis para empresas, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais para seus colegas também aprenderem sobre sustentabilidade industrial!