Você já conferiu, aqui no Inovação Industrial, quais as melhores práticas para manutenção de equipamentos para construção civil. Entretanto, um segmento tão importante para a economia e que conta com equipamentos bastante robustos, certamente, tem muito assunto para ser debatido. Um dos principais, sem dúvidas, é a lubrificação. Esse cuidado parece simples, mas o canteiro de obras coloca algumas dificuldades para os profissionais. Impossibilidade de estocagem dos insumos, contaminação no momento da troca de óleo e fatores externos podem ser citados como as mais comuns.
Entretanto, é preciso traçar estratégias para que esses obstáculos não impeçam a correta lubrificação na construção civil. Dentre os muitos pontos de atenção que os equipamentos possuem, os especialistas da PETRONAS, Daniel Cruz e Bruno Hauber, comentam os principais neste artigo. Além disso, também dão dicas de quais os produtos mais adequados para cada aplicação. Acompanhe.
Lubrificação na construção civil: os fluidos mais recomendados para cada aplicação
Os equipamentos presentes na construção civil são muitos e variam de acordo com o porte da obra. Entretanto, sendo o trabalho grande ou pequeno, as máquinas merecem atenção especial no que diz respeito à lubrificação. Abaixo, você verá as dicas mais importantes para garantir o desempenho dos ativos.
Andaimes
Esse é um equipamento que exige cuidado por conta da segurança. Acidentes envolvendo andaimes podem ser sérios, mas facilmente evitáveis se a manutenção estiver em dia e os colaboradores bem treinados. Periodicamente, é necessário engraxar os pinos e partes móveis do andaime. Para isso, os especialistas da PETRONAS recomendam a aplicação de graxas de lítio. Isso porque, mesmo mais baratas que as de cálcio, cumprem adequadamente o que se espera da lubrificação na construção civil.
A indicação, neste caso, é o PETRONAS Tutela MR-LM, graxa formulada com base de complexo de lítio. O lubrificante sólido tem excelente resistência à oxidação e à lavagem por água, ótima estabilidade mecânica e química.
Compressores de ar
Geralmente, são usados em projetos de grande porte, fornecendo ar de maneira contínua para outras máquinas e ferramentas. Segundo Bruno Hauber, uma boa opção para esses equipamentos são os produtos da linha PETRONAS COMPRESSOR A. Eles são divididos em diferentes versões, de acordo com o tempo de uso proporcionado. Aqui, mais uma vez, é o manual do fabricante quem poderá direcionar a escolha.
Entretanto, independente da necessidade da OEM, todos os fluidos da linha oferecem desempenho premium. Os lubrificantes PETRONAS COMPRESSOR A são enriquecidos com avançados aditivos antioxidantes, antidesgaste (sem zinco), antiferrugem e antiespumantes. Além disso, proporcionam alto controle de depósitos e verniz, assim como alta estabilidade térmica e da oxidação.
Compactador de solo
Aqui, os pontos mais delicados ficam por conta do sistema hidráulico, de arrefecimento e dos redutores presentes nos rolos. Para esse último, os especialistas recomendam o uso da linha PETRONAS Gear Syn PAO, que consiste em lubrificantes de desempenho premium. Eles foram desenvolvidos especialmente para diversos tipos de engrenagens fechadas, operando desde condições normais a serviços extremamente pesados. Sua fórmula inclui óleos básicos sintéticos com alto índice de viscosidade (PAO), enriquecidos com avançados aditivos inibidores de pressão extrema, antidesgaste, antioxidantes, antiferrugem e antiespuma.
Já para o sistema hidráulico, Bruno Hauber chama atenção para um detalhe: “É preciso checar no manual do fabricante se há necessidade de um lubrificante sem zinco. Algumas OEMs já fazem essa solicitação e, neste caso, o portfólio PETRONAS também tem produtos que suprem essa necessidade, como é o caso do PETRONAS Hydraulic HVZF”. Sua fórmula inclui óleos básicos selecionados e de alta qualidade, melhorador VI estável de índice de viscosidade e avançados aditivos antidesgaste, livres de zinco.
Para o sistema de arrefecimento, o PETRONAS COOLANT 11 é um fluido especial pronto para uso, concentrado à base de monoetilenoglicol. Tem como objetivo diminuir o ponto de congelamento e aumentar o de ebulição da água. Além disso, oferece proteção contra corrosão das 6 principais ligas metálicas normalmente encontradas no sistema (alumínio, cobre, estanho, latão, aço e ferro fundido).
Guindastes
De acordo com os principais fabricantes de guindastes, 90% dos acidentes são devido a erro humano. Neste equipamento, garantir a segurança é fundamental e, claro, a manutenção tem relação direta com esse fator. Diariamente, antes de entrar em operação, é necessário conferir os níveis de óleo hidráulico, de motor e dos redutores, além de verificar a água do radiador. Recomenda-se, também, vistoriar os cabos de aço em busca de pontos de corrosão e fios rompidos. Ainda, segundo Daniel Cruz, mesmo que essas rotinas sejam simples, é preciso ter cuidado ao realizá-las por conta da alta presença de contaminantes.
O sistema hidráulico é um dos componentes dos guindastes que mais requer atenção. Para as necessidades de lubrificação desse equipamento, os especialistas recomendam o uso do PETRONAS Hydraulic ESF, formulado a partir de uma combinação única de óleos básicos. O fluido pode promover uma economia energética média de 10% em eletricidade e 6% em combustível, além de ter cinco vezes mais vida útil. Seu alto grau de viscosidade garante proteção em uma ampla faixa de temperatura.
- Para conhecer todos os pontos de atenção, acesse o artigo: Manutenção e lubrificação de guindastes: como fazer da forma correta?
Escavadeira hidráulica
Pelo nome do equipamento já dá para ter uma ideia do seu principal local de atenção, certo? Sim, o sistema hidráulico desse tipo de escavadeira é um dos principais pontos de lubrificação na construção civil. Mais uma vez, o fabricante do equipamento poderá dizer se o produto precisa ser isento de zinco ou não.
No caso daqueles que pedem esse detalhe, o PETRONAS Hydrualic HVZF, citado anteriormente, é a escolha certa. Agora, para aqueles que não apresentam problemas na presença de zinco, o PETRONAS Hydraulic HV é a melhor opção. A linha consiste em fluidos de desempenho premium desenvolvidos, especialmente, para uma ampla variedade de equipamentos hidráulicos móveis.
Agora que você já conhece as principais indicações para a lubrificação na construção civil, entre em contato e solicite um orçamento. Aproveite e cadastre-se na lista exclusiva do Portal Inovação Industrial no Telegram.