O agronegócio ganhou muito com a chegada da Indústria 4.0. Equipamentos modernos, que possibilitam conhecer cada talhão de terra individualmente, drones e sensores são apenas alguns exemplos. Por outro lado, essas máquinas também exigem mais dos insumos utilizados. Para suprir as exigências dos fabricantes, a pesquisa e tecnologia em lubrificação precisaram evoluir muito ― e em pouco tempo.
Em 2018, a PETRONAS Lubricants Internacional instalou no Brasil, no município de Contagem (MG), o Centro de Pesquisa de Tecnologia em lubrificação. O objetivo do empreendimento é disponibilizar no mercado nacional o que há de mais inovador em lubrificação. Nele, profissionais das áreas de engenharia, mecânica, química, além dos especialistas em assistência técnica, dedicam-se a criar e aperfeiçoar as fórmulas de uma vasta linha de graxas e lubrificantes.
Para o agronegócio, esse centro é uma solução que agrega, inclusive, na customização das fórmulas, uma vez que a assistência técnica está sempre por perto. Com esse respaldo, é possível encontrar soluções para gargalos produtivos que impactam na competitividade do setor. “Muitas das máquinas são fabricadas em países frios, portanto, não estão totalmente de acordo com o ambiente brasileiro. A severidade do trabalho, aqui, também é maior, o que exige muito mais dos lubrificantes utilizados”, comenta o gerente comercial da PETRONAS, Frederico Figueira.
A seguir, você conhecerá os detalhes do Centro de Pesquisa e Tecnologia da PETRONAS. Mas, antes, trouxemos dois cases que mostram como a pesquisa e tecnologia em lubrificação podem garantir o sucesso no agronegócio. Acompanhe!
Bom Futuro: pesquisa e tecnologia em lubrificação aplicadas à solução tailor-made
O ponto comentado pelo gerente comercial da PETRONAS foi, justamente, o problema enfrentado pela Bom Futuro. Ao receber um maquinário mais moderno, a empresa percebeu que, de fato, as condições de trabalho e o clima brasileiros exigiam muito mais dos ativos. “Para quem desenvolveu a máquina, é importante que o óleo não congele, mas, aqui, é preciso um insumo que opere a 40 ºC, 50 ºC. Então, a própria engenharia de fábrica teve que rediscutir essa questão”, comenta o diretor de mecanização da Bom Futuro, José Vengrus.
Após o estudo dos pontos de lubrificação, ficou constatado que seriam necessários muitos insumos, um para cada aplicação. Foi quando a Bom Futuro propôs à PETRONAS o desafio de desenvolver um novo produto. Era necessário um óleo multifuncional, multiviscoso e que tivesse aditivos para redução de atrito na formulação. Contar com um fluido com essas características traria consigo outras duas vantagens: a redução dos estoques, que já não necessitavam de uma vasta gama de produtos armazenados na propriedade, e a diminuição de erros de aplicação.
Segundo Vengrus, o período de testes “durou, no total, 5 anos. Era preciso um lubrificante que performasse bem em equipamentos de diferentes fabricantes, então, é natural que seja um processo longo. Fomos incluindo o fluido nos equipamentos, aos poucos, e a equipe da PETRONAS, a partir dos resultados, trabalhava na melhoria da fórmula”. E dessa parceria nasceu o PETRONAS Arbor MTF BF que, inclusive, entrou para o portfólio da marca. Ainda de acordo com o diretor da Bom Futuro, os resultados foram expressivos. “A troca do óleo, que era recomendada a cada 1.500 horas, conseguimos estender para 2.000, com segurança”, conclui.
- Saiba mais: [ENTREVISTA]Bom Futuro conta como foi desenvolver solução personalizada em parceria com PETRONAS
Case: tecnologia PETRONAS estende a vida útil do lubrificante por duas safras
Outro exemplo de como pesquisa e tecnologia em lubrificação fazem diferença no agronegócio vem do setor algodoeiro. Neste case, o alto consumo de óleo lubrificante motivou o cliente a buscar outras soluções para as prensas de algodão. Houve, também, a aquisição de novos equipamentos, mais modernos e eficientes, que exigiam o uso de um fluido de qualidade superior. Portanto, o desafio era claro: encontrar um produto que não apenas suprisse, mas superasse as recomendações, estendesse o intervalo de troca e aumentasse a disponibilidade dos ativos.
Junto aos responsáveis pela manutenção na usina de beneficiamento, a equipe técnica da PETRONAS deu início ao estudo do melhor lubrificante. Foram, então, realizados testes em prensas de três algodoeiras do grupo. Ao fim da análise, o PETRONAS Hydraulic Plus 68 teve resultados surpreendentes. O fluido alcançou o intervalo de troca desejado de 2 anos e conservou todas as suas características iniciais. Além da vida útil de 2 safras, também se mostrou eficaz em prevenir o desgaste das peças e fornecer o desempenho necessário para as prensas.
- Leia o case completo: Como o agronegócio ganhou performance com PETRONAS Hydraulic 68
Conheça o Centro de Pesquisa e Tecnologia da PETRONAS, em MG
Instalado em Minas Gerais, no município de Contagem, o laboratório é único no país com certificação ISO 17025. O complexo foi inaugurado em 2018 e tem mil metros quadrados, onde trabalham engenheiros químicos, mecânicos e de produção, junto a outros profissionais. Focado no desenvolvimento de fluidos industriais, lubrificantes e graxas, é considerado o mais moderno da América Latina. O centro está diretamente ligado ao polo global de tecnologia e pesquisa da PETRONAS, localizado em Turim, na Itália.
O compromisso da PETRONAS com a tecnologia e o desenvolvimento de novas soluções está expresso no seu conceito: o Fluid Technology SolutionsTM (FTS). Ele tem o objetivo de oferecer aos clientes o que há de melhor e mais inovador no mercado. A ideia é entregar as opções mais acertadas e aprimorar a eficiência operacional dos parceiros. O FTS surgiu com base em uma diretriz global da companhia como forma de conseguir se diferenciar de seus competidores.
A principal premissa adotada é a de focar no desenvolvimento de um produto ou serviço correto para as necessidades de cada cliente, de forma customizada. Assim, se a empresa tem uma operação muito característica, o insumo deve ser criado para trabalhar nas condições apresentadas. Ou seja, ele é pensado para as particularidades do segmento.
A partir daí, com a criação da fórmula ideal, adota-se o pacote adicional de serviços. As ações implantadas incluem:
- possibilidade de desenvolvimento de produto customizado;
- análise de lubrificantes;
- análise de vibração;
- suporte técnico;
Como você pôde ver, a PETRONAS dispõe de toda a tecnologia necessária para garantir o sucesso do agronegócio. Seja por meio das análises, da assistência técnica especializada ou do desenvolvimento de novas soluções, os produtores podem contar com um centro de excelência em território nacional.
Garanta a produção e, assim, a competitividade da sua propriedade. Entre em contato com a PETRONAS e converse com um de nossos especialistas em lubrificação. Para se manter informado sobre o mercado e as últimas novidades do Portal Inovação Industrial, cadastre-se no Telegram.