Além de cumprir uma rotina de cuidados, a manutenção de máquinas e equipamentos no agronegócio precisa dar atenção a um ponto específico: os sistemas de lubrificação. Isso porque eles estão sujeitos a mecanismos de desgastes e a situações que favorecem a contaminação dos fluidos utilizados.
O termo contaminação é empregado para fazer referência às impurezas ou às condições anormais causadas por agentes químicos ou físicos. E quando o assunto é manutenção, o contato desses elementos com os lubrificantes é uma situação bastante crítica para o maquinário.
E, indiferente do tipo de fluido, a contaminação pode ocorrer, basicamente, por 3 formas. E é sobre elas que falaremos no artigo de hoje. Para conhecê-las e, assim, saber como reduzir os riscos para o maquinário, continue a leitura!
3 maneiras de contaminação dos sistemas de lubrificação
Antes de listarmos as 3 maneiras de contaminação dos sistemas de lubrificação, é importante compartilhar que mesmo um lubrificante ultrafiltrado terá algumas partículas de 4, 6 e 14 µm, medidas pelo padrão ISO 4409. Porém, quando expostos a algumas situações ou a mecanismos de desgaste, pode haver o aumento desses fragmentos.
Por isso, é muito importante realizar o controle de contaminação, mesmo que nenhum método seja 100% garantido. Esse processo é dividido em exclusão e remoção. Assim, para realizar essas ações, é preciso conhecer as fontes de contaminação e como as sujidades entraram no sistema. Comumente, isso acontece de 3 formas.
- Criados pela interação humana: ocorre quando o lubrificante é adicionado ao sistema. Quando isso acontece, geralmente, o fluido não está limpo. Além disso, pode haver a entrada de outras partículas durante o processo.
- Causas externas: podem entrar no sistema de lubrificação por meio de uma vedação com deficiência, desgastes e falhas. Também, quando há espaço livre respirável em seu interior.
- Gerados internamente: oxidação e degradação térmica, ao longo do tempo, se transformam em contaminantes.
Mesmo sendo divididos em 3 tipos de entrada, são diversos os agentes que resultam na contaminação dos sistemas de lubrificação. Por isso, separamos para este artigo 3 dos mais comuns em relação ao fluido lubrificante. Veja na sequência!
1. Contaminação por água
A água é um contaminante universal e a degradação do sistema de lubrificação com esse agente pode acontecer tanto em sua forma livre, quanto dissolvida no óleo. A primeira, refere-se à água acima do ponto de saturação de um fluido específico, quando o lubrificante não pode dissolver ou reter mais água.
A contaminação do sistema de lubrificação, muitas vezes, resulta em danos às máquinas, como corrosão das superfícies do metal e desgaste abrasivo acelerado. Outro dano que acontece é a falha do aditivo do fluido e a variação da sua viscosidade. Isso porque agentes como antidesgaste falham quando há água no sistema.
Igualmente, a mistura de água, calor e metais diversos resultam em ação galvânica e, consequentemente, corrosão e ponteamento das superfícies de metal. Também, quando o ponto de congelamento é alcançado, há a formação de cristais de gelo que afetam a função do sistema, deixando as máquinas vagarosas ou apresentando erros.
Por fim, são fontes de contaminação por água nos sistemas de lubrificação a vedação do atuador desgastado e o vazamento na abertura do reservatório. Ainda, a condensação da umidade do ar e escoamento no trocador de calor.
2. Contaminação por ar
O sistema de lubrificação também pode sofrer uma contaminação por ar, em estado dissolvido ou livre. O primeiro, não resulta em grandes problemas para o óleo. Entretanto, se a sua quantidade for bastante alta, poderá afetar a performance da máquina. Já o segundo, promove alterações de pressão por conta da compressão do ar, o que ocasiona o aumento da temperatura nas bolhas de ar. Isso deteriora os aditivos do fluido, assim como o lubrificante base.
Como danos que esse tipo de contaminação resulta, destacamos a perda de força transmitida e a redução na saída da bomba. Ainda, pode haver perda de lubrificação e aumento da temperatura de operação. Também, há a presença de espuma no reservatório e reações químicas, como a oxidação nos líquidos. O ar no sistema de lubrificação acelera a corrosão das peças de metal, especialmente se combinado à água. Assim, os lubrificantes são contaminados se houver vazamentos no sistema, turbulência do lubrificante no reservatório e aeração da bomba.
3. Contaminação por partículas
Esse tipo de contaminação pode ser categorizado como sedimento (acúmulo de partículas inferiores a 5 μm) e pequenas partículas (maiores que 5 μm). A primeira classificação pode causar erros no sistema com o passar do tempo. Já a segunda, catalogada como dura (sílica, carbono e metal) ou maleável (borracha, fibras e micro-organismos), causa falhas imediatas e bastante graves.
A contaminação por partículas, geralmente, ocorre quando há ação humana, como vimos anteriormente, ao trocar o lubrificante. Também acontece no decorrer do processo de montagem do sistema ou de operação do mesmo. Ainda, não podemos deixar de citar a armazenagem e o manuseio errado do fluido. Nessas ocasiões, ele pode ser degradado e quando é inserido no sistema de lubrificação, faz com que ele não desempenhe suas funções corretamente.
Importância da manutenção para evitar a contaminação dos lubrificantes
Sabe-se que 80% das falhas em sistemas de lubrificação acontecem por conta da contaminação dos fluidos. Entretanto, ela não contribui apenas para as falhas, mas, também para a depreciação do maquinário. Com isso, há mais chances de paradas não programadas dos equipamentos e, consequentemente, da produção.
Por isso, ter uma rotina de manutenção é indispensável para evitar a degradação do óleo. Além disso, é importante seguir as recomendações das OEMs, quanto ao uso e à troca do fluido.
O artigo de hoje foi criado para ajudá-lo a entender um pouco mais sobre as maneiras de contaminação dos sistemas de lubrificação. Se você gostou desse assunto, recomendamos, também, a leitura do texto: Saiba como prevenir a contaminação de lubrificante na sua indústria. E para receber conteúdos exclusivos sobre manutenção, inscreva-se na nossa lista do Telegram.
Bonss conteúdos, poderia ser menos generalista.
Olá João, tudo bem?
Obrigado pelo seu feedback. Tentamos mesclar conteúdo mais amplos com conteúdos mais aprofundados para atender a todos os níveis de entendimento.
Gostaria de sugerir algum conteúdo mais técnico? Só deixar nos comentários.
Agradecemos o seu interesse.