Estratégias de Custos

Perfuratrizes na mineração: 3 pontos de atenção ao adquirir lubrificantes

Prefere ouvir o áudio deste artigo? Utilize o player abaixo.

As perfuratrizes são equipamentos críticos na mineração. Sua parada atrasa os trabalhos e, nos casos das minas de ouro, esse tempo pode significar muita perda de faturamento. Por isso, os cuidados com a manutenção devem ser rigorosos. Mas, para que eles consigam atingir seus objetivos ― garantir a confiabilidade, aumentar a disponibilidade e a vida útil dos ativos ―, o primeiro passo é garantir a assertividade na compra dos insumos estratégicos, como graxas industriais e lubrificantes.

Neste artigo, você verá quais os fatores que devem ser considerados na hora de adquirir esses produtos. Confira uma prévia:

  1. ter o manual do fabricante em mãos;
  2. considerar o ambiente operacional;
  3. focar no custo-benefício.

Para saber mais sobre esse tema, conversamos com o especialista técnico da PETRONAS, Rafael Tavares. Acompanhe e tire suas dúvidas.

3 cuidados ao escolher lubrificantes para as perfuratrizes da mineração

1. Ter o manual do fabricante em mãos

Esta é uma dica que os especialistas da PETRONAS sempre ressaltam, independentemente do segmento ou do equipamento. Isso acontece porque esse é o principal guia acerca das necessidades da máquina. Afinal, ninguém melhor que quem a criou para determinar os cuidados que a manterão funcionando. Com as perfuratrizes da mineração, claro, não seria diferente.

[Checklist] Principais pontos da inspeção de equipamentos industriais

No manual, o comprador terá, em detalhes, todas as especificações necessárias para solicitar um orçamento de lubrificantes. Viscosidade, pacote de aditivos e, em alguns casos, até mesmo, qual a base necessária para um melhor rendimento ― algumas OEMs podem solicitar graxas com base de lítio, outras recomendam o lítio com dissulfeto de molibdênio, por exemplo. Ainda, informará qual o intervalo de troca recomendado. Isso ajuda, inclusive, a planejar as compras futuras.

2. Ambiente operacional

Na mineração, a perfuratriz pode atuar em dois cenários. A céu aberto, perfurando as rochas onde serão colocados os explosivos utilizados na detonação ou abaixo do solo, na mineração subterrânea, bastante comum em minas de ouro. Quando na superfície, o trabalho do comprador é um pouco mais simples, já que o manual do fabricante oferecerá todas as informações para a compra acertada.

Agora, se as perfuratrizes atuam abaixo do solo, existem outros pontos a serem analisados. “Estamos falando de um ambiente inóspito, onde a temperatura é muito mais elevada que na superfície ― para se ter ideia, em um dia de 25 °C a céu aberto, no subsolo, pode chegar a 40 °C. Isso faz com que a temperatura do equipamento aumente. Para driblar esse calor, é comum a presença de água no resfriamento, especialmente nos pontos de graxa”, comenta Rafael Tavares.

Nesse caso, a adesividade do produto aplicado precisa ser excelente, de modo a não escorrer quando for molhado. “Se as perfuratrizes do cliente atuam nesse ambiente, o mais indicado é procurar por graxas de sulfonato de cálcio. Isso porque elas têm boas características de carga de solda, resistem às altas temperaturas sem degradar e têm bom desempenho no teste de Water Washout, que mede a resistência à lavagem por água”, explica o especialista da PETRONAS.

 Indicadores da manutenção industrial: o guia completo

3. Foque no custo-benefício

Sabemos que na mineração, assim como em qualquer segmento industrial, a pressão pela economia é grande. Ainda mais quando falamos no departamento de compras, que lida diariamente com a briga pelo saving. Entretanto, na lubrificação, nem sempre o menor preço significa a melhor compra. Por isso, um dos principais indicadores nesse caso é o custo-benefício.

Afinal, no caso dos insumos estratégicos, um maior aporte financeiro no momento da compra pode significar um maior Retorno Sobre o Investimento (ROI) e um menor Custo Total de Propriedade (TCO). Buscar por opções mais robustas, que protejam os sistemas e tenham um maior período de troca, deve ser a prioridade do comprador.

Confira as indicações do especialista da PETRONAS para aplicação em perfuratrizes

Embora os pontos de lubrificação das perfuratrizes sejam muitos (e, por isso, a conferência do manual do fabricante é sempre ressaltada), Rafael Tavares comenta acerca de duas graxas PETRONAS ideais para esses equipamentos. Saiba mais na sequência.

PETRONAS Tutela MRSC-2

Na mineração subterrânea é comum que as perfuratrizes precisem subir à superfície para ajustes e relubrificação dos pontos de graxa. Em um dos clientes atendidos pela PETRONAS, isso era feito diariamente. Após a aplicação do PETRONAS Tutela MRSC-2, alguns equipamentos puderam ficar até uma semana sem essa revisão. Isso se traduz em mais disponibilidade e, claro, maior faturamento”, comenta Rafael Tavares.

A PETRONAS Tutela MRSC-2 vai ao encontro das principais necessidades de graxas das perfuratrizes, especialmente as da mineração subterrânea. Isso porque é um produto de alta performance à base de sulfonato de cálcio. É indicada para aplicações onde o equipamento é submetido a condições extremas, como altas temperaturas e lavagem com água. Ainda confere uma excelente estabilidade mecânica, proteção contra oxidação e corrosão e atende à especificação NLGI 2.

Planilha de Manutenção Industrial

PETRONAS Grease LiX EP 2/380

A PETRONAS Grease LiX EP 2/380 suporta a extrema pressão exercida sobre a superfície. A graxa tem aditivos que proporcionam proteção contra a corrosão das superfícies, mesmo se houver contaminação por água. A fórmula inclui óleos básicos minerais selecionados e enriquecidos com sabão complexo de lítio e avançados aditivos inibidores de corrosão, extrema pressão, antioxidantes e antiferrugem. Oferece excelente capacidade de transporte de carga e alta resistência ao desgaste pela água, mesmo em temperaturas elevadas.

A PETRONAS Grease LiX EP 2/380 está de acordo com as seguintes especificações de performance:

  • DIN 51502 KP2N-30;
  • GC-LB;
  • ISO 12924 L-XC(F)DHB2.

Agora que você já conhece os principais cuidados ao adquirir insumos para a lubrificação de perfuratrizes, entre em contato conosco e conheça todo o portfólio PETRONAS para a indústria da mineração. Aproveite e inscreva-se, também, no canal exclusivo do Portal Inovação Industrial no Telegram para receber nossas notícias e insights em primeira mão!

Você também vai gostar

1 Comment

  1. Muito importante essas informações para que os produtos sejam comprados e utilizados corretamente reduzindo custos para quem utiliza tais produtos! Vale lembrar que as informações técnicas também vendem produtos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %