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Gestão da qualidade na indústria: qual é a importância?

A implementação da gestão da qualidade na indústria está diretamente ligada ao objetivo de tornar as operações mais eficientes e oferecer produtos cada vez mais condizentes com a expectativas dos clientes — com a menor margem de defeitos e erros possível. Porém, para que ela promova os resultados esperados, deve levar em consideração alguns aspectos básicos, além de superar alguns desafios.

Neste post, abordamos bem o assunto e explicaremos mais sobre ele. Se interessou? Então, continue com a leitura para saber mais!

Por que a indústria deve implementar a gestão da qualidade?

A gestão da qualidade na indústria, quando bem implementada e executada, pode trazer diversos benefícios para uma empresa e isso envolve uma imagem mais positiva diante de investidores e do mercado. Explicaremos os principais deles nos próximos tópicos.

Ajuda a promover a redução de custos

A redução de custos decorrente da gestão da qualidade surge à medida que:

  • são implementadas melhorias no processo para alcançar o padrão mínimo de qualidade;
  • são feitas otimizações nas rotinas operacionais;
  • diminui-se o índice de erros e falhas durante o processo produtivo (que geram produtos defeituosos);
  • são corrigidos os erros que geram a necessidade de retrabalho;
  • reduz-se o índice de desperdícios.

Promove a melhoria dos processos

Ao adotar um sistema de gestão da qualidade na indústria, é necessário fazer um trabalho de organização dos processos, com uma definição bem clara a respeito das responsabilidades. Parte disso envolve o mapeamento desses fluxos de trabalho e a identificação de falhas e oportunidades de melhorias.

A partir desse diagnóstico, realiza-se as mudanças necessárias, a fim de aumentar a qualidade e aprimorar os métodos. Como consequência, chega-se à melhoria dos processos — alcançada por meio da redução de erros, eliminação de tarefas desnecessárias ou repetidas e adoção de rotinas mais eficientes, por exemplo.

Aumenta a satisfação dos clientes

A gestão da qualidade também contribui bastante para que a satisfação dos clientes em relação à empresa seja aumentada. Isso acontece em decorrência das melhorias implementadas, que refletem nos produtos e serviços oferecidos.

O resultado disso é o aumento na probabilidade de fidelização, já que as experiências obtidas passam a ser mais positivas. Também vale a pena citar o fortalecimento da imagem da empresa no mercado, o que torna a organização mais competitiva.

Quais são os princípios da gestão da qualidade de acordo com a ISO 9001:2005?

Para que a gestão da qualidade na indústria seja bem implementada, é necessário seguir alguns princípios que norteiam a gestão, o que é imprescindível para não perder o foco na eficiência. Confira os princípios a seguir:

Foco no cliente

Deve-se entender as necessidades e expectativas (atuais e futuras) dos clientes a fim de atendê-las. Isso ajuda a garantir que a definição dos processos seja coerente com o que será ofertado no mercado e a qualidade esteja diretamente ligada com o que os compradores enxergam como valor.

Liderança

Os líderes devem promover um ambiente no qual os colaboradores se sentem mais motivados e engajados a alcançar os objetivos estabelecidos. Isso quer dizer que a gestão da qualidade não se limita a modificar os processos.

É preciso investir na mudança da cultura organizacional e garantir que os gestores (em uma estrutura top-down) repassem os valores e as metas para os níveis inferiores até que se chegue no nível mais operacional. Dessa forma, garante-se que todos estejam envolvidos e que as ações executadas sejam coerentes com os objetivos estratégicos.

Engajamento das pessoas

Os colaboradores é quem são os responsáveis por executar as atividades e tornar a empresa bem-sucedida no que faz. Por isso, mantê-los engajados é essencial para que eles coloquem seus conhecimentos e habilidades em prática no negócio. É por isso que os líderes têm um papel fundamental nessa etapa: são eles que vão monitorar o alcance dos objetivos e encontrar meios de manter os funcionários motivados ao longo do tempo.

Abordagem por processos

Uma gestão focada nos resultados precisa promover uma visão concreta — e integrada — a respeito dos processos. Nesse sentido, é de suma importância conhecer bem os setores, como as atividades são executadas, de que forma elas se relacionam e se influenciam, entre outras coisas.

Dessa forma, consegue-se gerenciar melhor o andamento das atividades, além de garantir a produtividade das equipes e a realização dos trabalhos dentro do prazo esperado. Isso envolve uma gestão eficaz das equipes e dos recursos disponíveis na empresa, o que contribui para que os resultados sejam alcançados com o máximo de eficiência.

Melhorias contínuas

O mercado se transforma e evolui constantemente e, se a empresa quer se manter competitiva, precisa acompanhar essas mudanças. Nesse sentido, os gestores precisam avaliar constantemente o desempenho que a indústria vem apresentando e identificar o que precisa ser feito para melhorá-lo.

Sendo assim, é preciso apostar em novas tecnologias, novos métodos e recursos mais atualizados, por exemplo. As melhorias contínuas devem direcionar a gestão para que a qualidade seja sempre aprimorada e reflita no que é oferecido aos clientes e no posicionamento que a empresa busca no mercado.

Tomada de decisão baseada em evidências

Decisões acertadas e eficazes são sempre tomadas com base nos fatos, na checagem dos dados e informações obtidas com os processos. Assim, aumenta-se a confiabilidade, precisão e segurança na hora de fazer melhorias ou corrigir as falhas, por exemplo.

Esse processo envolve a definição de métricas, a análise de indicadores de desempenho e um monitoramento periódico. Esse princípio também garante que a gestão da qualidade seja eficaz a ajude a promover os resultados esperados.

Gestão de relacionamentos com os fornecedores

Ao abordar a gestão da qualidade na indústria, é preciso falar também sobre a relação de compras com os fornecedores. É preciso criar boas parcerias de negócio e, a partir delas, promover condições para a criação de valor — em uma relação que seja positiva para todos os envolvidos.

Por isso, é preciso buscar sempre por fornecedores que sejam referência no mercado (oferecendo qualidade, confiança e uma boa relação custo-benefício). Eles devem ser capazes de oferecer suporte e atuar como uma consultoria, auxiliando sua empresa a alcançar resultados cada vez melhores.

Quais são os desafios enfrentados para garantir a qualidade dos processos?

Dois desafios centrais na garantia da qualidade dos processos é a resistência à tecnologia e a complexidade da cadeia de suprimentos. Veja com mais detalhes a seguir:

Resistência à tecnologia

A adoção de novas tecnologias não está ligada apenas à inovação em uma empresa, mas também para aprimorar a qualidade. No contexto da indústria, esses recursos contribuem para a promoção de mudanças drásticas em processos, sistemas, requisitos de maquinários, entre outras coisas.

Entretanto, a resistência a essa modernização cria barreiras para uma gestão eficaz da qualidade. Nesse sentido, os gestores precisam promover uma mudança cultural e trabalhar na resistência que pode haver por parte dos colaboradores e, principalmente, em relação à troca dos sistemas legados (que consistem em tecnologias já utilizadas, mas que agora já se tornaram obsoletas, apesar de ainda ser útil em diversos aspectos).

Complexidade da cadeia de suprimentos

A complexidade da cadeia de suprimentos, principalmente no que diz respeito ao número de fornecedores e suas localizações, também pode ser um complicador para a gestão da qualidade na indústria. Porém, como dito anteriormente, a criação de boas parcerias, com fornecedores confiáveis e de qualidade pode ajudar a superar esse desafio e otimizar a gestão dos materiais ao longo da cadeia de distribuição.

Como garantir a gestão da qualidade de forma eficaz?

Para garantir a gestão da qualidade eficaz na empresa, é preciso adotar algumas ações simples. Entre as principais, podemos citar:

  • adoção de métodos de gestão (como o Total Quality Management e a ISO 9001);
  • realização de treinamentos com as equipes (mantendo-as capacitadas, motivadas e explorando o potencial que elas têm);
  • envolvimento das equipes em todas as mudanças que precisam ser realizadas (já que elas são as primeiras a identificar a eficácia dos processos e a necessidade de melhorias);
  • investimento em um sistema de gestão, que ajuda a otimizar o gerenciamento da indústria de ponta a ponta (como o ERP, que ajuda a integrar as áreas e centralizar as informações).

Como você pôde ver, a adoção da gestão da qualidade na indústria tem alguns desafios, mas pode ser implementada com eficácia na organização e ainda trazer resultados satisfatórios para o negócio — o que envolve o relacionamento com os clientes e o aumento da competitividade no mercado.

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1 Comment

  1. Conteúdo super bem explicado.

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