Lubrificação

PETRONAS Gear FL: lubrificantes de desempenho premium

Alcançar a eficiência operacional na indústria pode ser uma tarefa desafiadora, não é mesmo? Afinal, quais estratégias aplicar e quais investimentos realmente podem otimizar a produção e diminuir os custos envolvidos?

Nesse contexto, a opção de contar com a linha PETRONAS Gear FL Series pode fazer toda a diferença, já que são lubrificantes para redutores com performance elevada. Portanto, o desempenho industrial pode melhorar bastante.

Pensando nisso, conversamos com um especialista no tema e preparamos este texto. Nele, você entenderá quais vantagens eles oferecem e por quais razões são indicados em muitos casos. Acompanhe a leitura para saber mais!

Saiba como PETRONAS Gear FL Series pode ajudar

Para tratar desse assunto de modo especializado, conversamos com Bruno Hauber, que é assessor de assistência técnica na PETRONAS, graduado em Engenharia Mecânica e pós-graduado em Engenharia Automotiva. “Essa linha foi desenvolvida para ser usada em diversos tipos de redutores industriais — dos que atuam em condições normais até os que trabalham em circunstâncias mais severas”, comenta.

Esses lubrificantes são feitos a partir de óleos básicos minerais de alta qualidade que têm eficientes aditivos de extrema pressão (EP), tais como:

  • antidesgaste;
  • anticorrosivos;
  • antioxidante;
  • antiespuma.

Além disso, eles proporcionam uma excelente proteção contra micropitting (dano superficial que ocorre em equipamentos com alta rotação que pode chegar a prejudicar a engrenagem), viabilizando a economia de energia e uma melhor dissipação de calor. Consequentemente, o funcionamento dos redutores atinge um desempenho de duração até 1,6 vezes maior.

“O produto faz parte do portfólio global da marca. Como há fornecedores selecionados, isso contribui para que a formulação global mantenha seu rendimento em todos os locais do mundo. Na prática, tal característica facilita a aprovação dos produtos que compõem a linha”, explica Bruno.

A tecnologia por trás da linha

Para alcançar a excelência, a PETRONAS adquire o óleo básico de cinco fornecedores globais. Embora esteja presente no mercado brasileiro há 2 anos, sua formulação já foi testada inúmeras vezes.

rendimento excelente do produto foi verificado pelo teste de TOST — teste de oxidação para óleo de turbina —, cujos resultados demonstraram que ele tende a ser bem duradouro quando comparado aos produtos convencionais.

“Esse teste coloca o lubrificante em condições adversas por horas. Quando cai a pressão lá dentro, sabemos que o lubrificante oxidou e chegamos ao resultado de TOST do lubrificante. É uma estimativa do tempo de vida para comparar qual deles pode durar mais”, esclarece Bruno.

Como esses produtos fazem parte da série de produtos PETRONAS Gear, elaborada para engrenagens e redutores, eles foram pensados para equipamentos que exigem resistência a determinadas condições. Para isso, foram submetidos a severos testes em laboratório a fim de garantir a performance para o usuário final. Não à toa, obtiveram a aprovação nos principais fabricantes de redutores ao redor do globo.

Entenda as aplicações da linha PETRONAS Gear FL

De maneira geral, a linha PETRONAS Gear FL é indicada para os seguintes usos:

  • inúmeros tipos de redutores industriais — dentes retos, helicoidais, cônicos, e planetários — com sistemas de lubrificação por circulação ou salpico e que operam em até 110°C;
  • redutores submetidos a cargas elevadas;
  • redutores que demandam bastante proteção em relação ao micropitting;
  • redutores susceptíveis à formação de verniz;
  • engrenagens sensíveis ao aparecimento de borra;
  • acoplamentos e rolamentos operando em altas cargas e baixas velocidades.

Quando utilizados de acordo com as recomendações, os produtos dessa linha não trazem riscos à segurança e à saúde. Ainda assim, vale ressaltar que é preciso evitar o contato com os olhos e com a pele. Caso isso aconteça de forma acidental, é indicado realizar uma lavagem imediata com água e sabão. O descarte não deve ser feito na tubulação de esgoto, na água ou no solo.

Conheça os benefícios e diferenciais da linha

Segundo Bruno, “o principal diferencial da linha PETRONAS Gear FL é o fato de ela ter a aprovação de uma grande fabricante de redutores industriais: a Flender”. A homologação da Flender exige uma aditivação especial para proteger a pintura dos maquinários. Além disso, ela também requer uma proteção contra os danos superficiais no material, mas que podem ocasionar uma complicação para o redutor.

Para se ter ideia, o próprio nome da série sugere a importância da homologação, já que “FL” remete a Flender. “Isso porque ela estabelece um dos parâmetros mais rígidos do mercado para a resistência ao micropitting — defeito que se manifesta nos dentes da engrenagem. Aos poucos, ele desgasta pequenas partes da máquina. Com a operação contínua, ele pode levar às falhas catastróficas”, pontua Bruno.

Apesar de a complicação ser chamada dessa maneira, isso não significa que ela implica na ocorrência de uma catástrofe literal. De qualquer modo, é importante evitá-la para garantir a eficiência em variados processos industriais. Veja, a seguir, um compilado com os maiores benefícios da linha:

  • protege a pintura;
  • evita o micropitting e a formação de verniz;
  • oferece proteção de extrema pressão (EP);
  • possui maior resistência às altas temperaturas;
  • suporta cargas maiores;
  • tem uma vida útil maior do que produtos convencionais;
  • causa menos prejuízos ao meio ambiente, porque dura mais;
  • traz proteção contra desgaste;
  • conta com excelente compatibilidade para metais, selos e elastômeros.

Também vale destacar que essa homologação vem atualizando seus níveis de desempenho de acordo com as novas demandas apresentadas pela indústria. Ou seja, ela acompanha as tendências e as mudanças associadas à Indústria 4.0. A aprovação exige performance contra a formação de espuma e compatibilidade com pintura e selos, por exemplo.

Além disso, a assistência e o relacionamento com a PETRONAS são verdadeiros diferenciais, principalmente em relação ao suporte de tecnologia, ao prazo de entrega e à logística como um todo. “Se você quiser fazer um teste para comprovar os resultados do produto, a PETRONAS está apta a acompanhar com ensaios de laboratório, termografia e análises vibracionais” afirma Bruno.

Enfim, o desempenho do redutor e de todo o processo industrial pode ser beneficiado a partir dos lubrificantes premium da linha PETRONAS Gear FL. Como se adaptam a diferentes aplicações, eles podem representar uma melhoria operacional significativa em sua indústria.

Se você gostou do texto e quer conhecer mais sobre este e outros produtos, entre em contato conosco!

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Next Article:

0 %