Manutenção Industrial

Principais pontos de atenção na gestão de máquinas agrícolas

Muitos produtores são cautelosos com as diversas áreas da fazenda, mas acabam deixando uma coisa de lado: a gestão de máquinas agrícolas. E isso pode fazer a diferença na hora de se ter lucro ou prejuízo.

Mesmo que façam regularmente a manutenção delas, esse não é o único ponto que precisa de atenção quando falamos de maquinário. Por isso, elaboramos este artigo! Nele, falaremos sobre a importância dessa gestão, assim como trazer alguns assuntos que merecem alerta no campo. Continue a leitura e saiba mais!

Importância da gestão de máquinas agrícolas

Por meio da agricultura de precisão, o agronegócio vem contando com um conjunto de máquinas e implementos cada vez mais tecnológicos. Ou seja, a atenção agora é voltada, também, para as inovações. Inclusive, elas permitem que o produtor tenha mais produtividade, sustentabilidade e qualidade de produção na sua safra.

Mas, antes mesmo dessa mudança, a gestão de máquinas agrícolas já era importante. Afinal, o setor conta com equipamentos diversificados e com certa complexidade. Agora, com as funções tecnológicas dos equipamentos, ainda mais. É preciso que o gestor se prepare, organize e planeje. Mediante esses três pilares, será possível, por exemplo, otimizar as paradas periódicas para manutenção. Além disso, o produtor poderá distribuir seus recursos no tempo certo para cada atividade.

Assim, por meio da gestão de máquinas agrícolas, pode-se garantir o funcionamento dos equipamentos e proteger o patrimônio. Também, aumentará a vida útil deles e poderá eliminar gastos desnecessários e ter mais produtividade, pois, máquina parada é sinônimo de perda de lucro.

Gestão da Manutenção Industrial

Confira alguns pontos de atenção na gestão de máquinas agrícolas

Chegou o momento de conferir alguns itens que merecem atenção quando falamos em gestão de máquinas agrícolas. Veja na sequência!

Falta de manutenção e limpeza

Um ponto de atenção indispensável para a gestão de máquinas agrícolas é a manutenção, claro. Essa prática evita paradas não programadas e, consequentemente, a pausa da operação agrícola. Existem três tipos de manutenções: corretiva, preditiva e preventiva. Para as máquinas do agronegócio, a última é a mais indicada, pois ela reduz as chances de colapso nos equipamentos.

Também, como cada ativo possui suas características específicas, é preciso contar com suporte técnico para cada um. Além disso, realizar constantemente a limpeza ― de forma correta ― das máquinas é um outro ponto indispensável. A sujeira pode comprometer a eficiência do equipamento, causar danos às peças, aumentar o consumo de combustível e as chances de incêndio.

Nessa hora, as máquinas diferentes, também possuem maneiras distintas de serem limpas. Por exemplo uma colheitadeira, por desempenhar mais operações em condições de cultura seca, possivelmente, terá mais palha suspensa na máquina, do que um trator. E quando falamos disso, não estamos dizendo apenas a externa. Inclusive, a limpeza dessa máquina deve começar pelo motor.

Outro ponto que precisa de atenção, ligado à manutenção, é quanto à escolha do lubrificante. Nesse momento, deve-se seguir as recomendações do fabricante e analisar as condições de trabalho ao qual sua máquina é submetida.

Falta de conhecimento e imprudência no uso

Muitos produtores acabam deixando esse item de lado, mas a falta de treinamento na mão de obra agrícola, muitas vezes, gera prejuízos. Trabalhadores que desconhecem como utilizar as máquinas, podem fazer com que elas quebrem, aumentem o consumo do seu combustível e, até mesmo, realizem a distribuição errada dos insumos na terra. Tudo isso, eleva o custo da produção e, claro, prejudica os equipamentos. Além disso, podem resultar em acidentes e comprometer não só a eficiência dos equipamentos, mas toda a produtividade.

Dessa forma, prepará-los para trabalhar corretamente com o maquinário, evita paradas não programadas, manutenção desnecessária e prejuízos. Ainda, é necessário conscientizar a equipe de que é muito importante manter a atenção durante a operação. Afinal, ninguém está livre de um deslize ou desastre e essas situações podem acontecer, principalmente, quando o colaborador não trabalha com foco. Mesmo os mais experientes, podem cometer esse erro. Exemplos que podemos citar são os que dirigem um trator em alta velocidade ou não utilizam os equipamentos de segurança.

Depreciação do maquinário

A depreciação é um dos fatores de atenção na gestão de máquinas agrícolas. Isso porque elas possuem, geralmente, alto preço para se adquirir. Entretanto, esse valor se converte em um excelente custo-benefício, quando listamos benefícios como a sua durabilidade.

Porém, esse fator só se mantém se elas forem bem conservadas. Afinal, o maquinário está sujeito a sofrer depreciação. Ou seja, assim como outros bens, perdem valor ao longo do tempo. Isso pode ocorrer por uso, quando há o desgaste natural das peças e componentes, ou por obsolescência, que é quando o ativo fica ultrapassado.

Planilha de Depreciação Agrícola

Proliferação de pragas

Este é um ponto de atenção não somente referente ao maquinário. Afinal, as pragas afetam, igualmente, a lavoura e podem colocar em risco toda a safra. Sendo assim, elas trazem muitos prejuízos financeiros para o produtor agrícola.

E, para quem não sabe, as pragas e doenças podem se proliferar em toda a propriedade por meio dos pneus das máquinas agrícolas. Assim, é muito importante ficar atento a esse item, para se certificar de que eles não estão transportando um pedaço de cultivo contaminado a outra área. Por exemplo, se a soja comum não está indo para o local da soja transgênica.

Neste artigo, você pôde conhecer alguns pontos de atenção na gestão de máquinas agrícolas. Todos são de grande importância para o bom funcionamento e para a preservação do maquinário. Sobre esse assunto, também é indispensável contar com itens corretos para se ter mais produtividade e lucro no campo. Por isso, leia também: Como escolher seus equipamentos agrícolas?

Cadastre-se na lista exclusiva do Telegram para se manter informado sobre as novidades sobre manutenção e agricultura.

Acompanhe o que há de novo na industria também pelo Telegram

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %