Trator: principais cuidados com freios e direção

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Os tratores são equipamentos indispensáveis para o agronegócio. E como estamos falando de um setor que, apenas em 2018, movimentou nada menos que R$578,2 bilhões, esses ativos merecem toda a atenção do produtor. Na lavoura, máquina ociosa é sinônimo de colheita parada. Então, melhor garantir a disponibilidade do maquinário para evitar perdas.

Nos tratores, os sistemas de freio e direção merecem atenção especial também por outro motivo: o Brasil lidera o ranking mundial de acidentes envolvendo esse equipamento. Além da imperícia dos operadores, a falta de manutenção desses equipamentos contribui diretamente para o aumento de ocorrências.

Negligenciar os cuidados preditivos e preventivos traz muitos outros riscos para o agronegócio, como a diminuição da produtividade, aumento de custos de produção. Também tem influência direta na depreciação das máquinas, o que pode gerar um alto custo, afinal, tratores são equipamentos que necessitam de um grande investimento financeiro.

No artigo de hoje, você vai entender melhor quais os principais cuidados exigidos quando o assunto é trator, especialmente, os sistemas de freio e direção. Continue lendo e saiba mais.

Os principais cuidados com freios e direção de um trator

Todo planejamento de manutenção deve considerar alguns pontos:

  • as características do equipamento, quais suas necessidades, pontos de atenção quanto à lubrificação e recomendações do fabricante;
  • as condições de uso e o quão imprescindível ele é para a produção;
  • o ambiente ao qual o equipamento é exposto.

No caso da agricultura, o nível de criticidade de um trator é alto. Com cada vez mais tecnologia sendo utilizada, algumas rotinas devem ser adaptadas. Quanto às condições de uso, elas são bastante severas, especialmente, em períodos de colheita e plantio. Assim como o ambiente ao qual ele é exposto, sendo este bastante agressivo por conta de poeira e umidade.

Para facilitar o entendimento e também por haver diferenças significativas entre os sistemas que são o foco deste artigo, freios e direção, explicaremos os cuidados individualmente. Acompanhe e tenha maior segurança ao determinar as prioridades da sua agenda de manutenção.

Cuidados com o sistema de freios

Localizado entre o diferencial e o redutor final, ao ser acionado, os componentes do freio atuam com o objetivo de parar a rotação do eixo das rodas, onde estão os discos de fricção. Esse conjunto de discos, que pode ter de três a seis unidades em cada ponta do eixo, permanece embebida em óleo ― a aderência é mantida graças ao tratamento de superfície das áreas de contato, envoltas em material cerâmico.

Para assegurar a confiabilidade desse sistema do trator, é imprescindível manter o nível de óleo na quantidade exata solicitada pelo fabricante ― o manual de instruções traz todas as respostas sobre quais os fluidos mais indicados e quantidades exatas de aplicação.

A umidade é a maior inimiga dos freios. Permitir que o óleo lubrificante tenha contato com água, mesmo que em pequenas quantidades, abaixa seu ponto de ebulição e diminui a eficiência do sistema. Esse cuidado deve ser redobrado por conta de uma característica do próprio óleo, que é altamente higroscópico, ou seja, absorve facilmente a água.

Evitar a contaminação do óleo com a umidade é um cuidado que deve ser considerado, inclusive, na hora de estocar o produto. Os fluidos de freio têm como característica absorver a água, então, qualquer violação na embalagem ou submetê-la a condições não apropriadas, já pode causar a contaminação do lubrificante.

Cuidados com o sistema de direção

Nos tratores mais antigos, era usada a direção mecânica, a chamada “queixo-duro”. Já nos mais modernos, a servo-assistida (que se utiliza de sistemas mecânicos e hidráulicos) e a hidrostática (que usa apenas o recurso hidráulico) são as mais comuns nas lavouras do país. De todo modo, a força hidráulica é empregada em todos os equipamentos.

O sistema hidráulico utiliza óleo para transmitir força. Nele, os pontos de atenção ficam por conta da caixa de direção, que contém o fluido de transmissão, e deve-se verificar o nível do lubrificante ― lembre-se de sempre de acordo com o fabricante, nunca a mais ou a menos. Durante a manutenção também é necessário conferir os filtros, que retêm impurezas que podem contaminar o óleo.

No sistema de direção do trator ainda é preciso checar os conectores, buchas de vedação e demais componentes que impeçam vazamentos. Tais medidas, aliadas às corretas rotinas de manutenções preditivas, são imprescindíveis para garantir, acima de tudo, a segurança na operação da máquina.

Conheças as soluções PETRONAS para freios e direção de trator

Para suprir as necessidades dos freios e direção em tratores, a PETRONAS disponibiliza, no mercado, duas soluções específicas para esses sistemas: Tutela TOP 4/S DOT 4 e Arbor MTF 10W30.

Específico para sistemas de freios a disco ou a tambor, o Tutela TOP 4/S DOT 4, é um fluido sintético com alto ponto de ebulição e baixo ponto de congelamento, o que o faz apto para condições de uso severas. A especificação DOT 4 é referente a absorção de água pelo fluido. Neste caso, ela é neutralizada e mantém o ponto de ebulição alto.

Já o sistema de direção fica sob cuidado do lubrificante multifuncional Arbor MTF 10W30. Com boa estabilidade térmica, é produzido a partir de óleos básicos altamente refinados e complementado com aditivos anticorrosivos, antiespumantes e antidesgaste. Além de proporcionar um excelente desempenho, consegue aumentar a vida útil do trator, oferecendo maior intervalo entre as trocas.

Ao utilizar os lubrificantes PETRONAS, o produtor leva mais que produtos reconhecidos internacionalmente: também conta com a assistência técnica especializada. Uma equipe de engenheiros se dedica a estudar os ativos e classifica-os de acordo com as prioridades. Depois, elabora um plano de lubrificação eficiente, focado em aumentar o intervalo entre as trocas, a vida útil do equipamento e também do próprio fluido.

Agora que você já conhece os principais cuidados com os freios e direção de trator, conte com a melhor linha de lubrificantes para esses sistemas. Entre em contato conosco.

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