Estratégias de Custos

Lubrificantes PETRONAS e a otimização de custos na indústria de papel e celulose

Em alguns segmentos, como no agronegócio e na indústria de papel e celulose, o lucro está diretamente atrelado à produtividade e à redução de custos. Isso acontece porque esses são segmentos que lidam com commodities e não têm autonomia sobre o preço final. Sendo assim, garantir a redução de custos é a principal forma de manter o negócio no azul. Felizmente, são muitas as formas de conseguir isso. Investir na lubrificação dos equipamentos é uma delas. E a PETRONAS, uma das principais fornecedoras de graxas e lubrificantes para o mercado nacional, trabalha para oferecer oportunidades ainda melhores.

Com uma vasta gama de produtos para aplicação no setor de papel e celulose, a PETRONAS investe no desenvolvimento de soluções que garantam a performance e um bom custo-benefício. Neste artigo, você saberá como elas podem ajudar os gestores a otimizar os investimentos ao optarem por insumos mais completos e de qualidade certificada pelas principais OEMs da indústria. Acompanhe.

Como a tecnologia PETRONAS ajuda na otimização de recursos das indústrias de papel e celulose

Quem atua no setor já deve estar familiarizado com o conceito de Indústria 4.0. Bom, ao menos, com algumas das tecnologias que revolucionaram as plantas industriais. Nesse novo momento, onde há cada vez mais especificidades no maquinário, é importante contar com insumos que supram essas necessidades.

Profissional de Compras 4.0

Em entrevista ao Portal Inovação Industrial, o Coordenador de Manutenção e Engenharia de Desenvolvimento da CENIBRA, Edvaldes José do Amaral, comentou acerca desse assunto. Para ele, os desafios na lubrificação “crescem exponencialmente com a intensificação do uso de equipamentos. A entrada da tecnologia traz, diariamente, novos percalços para fornecedores de consumíveis, como os lubrificantes. Eles estão, basicamente, ligados a essa maior exigência do trabalho, seja quanto ao tempo de uso ou em relação à utilização em operações mais severas”.

Ao contar com lubrificantes mais robustos, como os elaborados pela PETRONAS, o retorno sobre o investimento se mostra de diferentes formas:

  • aumento do intervalo de troca: esse atributo se converte facilmente em economia. Afinal, quanto mais o produto durar, menor a necessidade de paradas para substituição, onde sempre há chance de contaminação. Quando as graxas industriais e lubrificantes são de qualidade superior, isso ainda reflete na extensão da vida útil do próprio equipamento;
  • disponibilidade dos ativos: essa métrica é calculada com base no tempo de trabalho associado ao período em que o equipamento ficou parado, seja em função da necessidade de manutenção ou por outras razões. É essencial na indústria, afinal ela impacta diretamente a produtividade das empresas e, consequentemente, seus resultados;
  • confiabilidade: é a probabilidade de um item, componente, equipamento, máquina ou sistema realizar sua função. Para isso, é necessário um bom filme lubrificante para separar os elementos metálicos das máquinas e reduzir o desgaste. Porém, garantir isso é algo quimicamente complexo que depende de uma série de fatores.

Alcançar esses resultados é fruto de um grande investimento em tecnologia. Para o segmento de papel e celulose, isso pode ser visto nas aplicações tanto da parte florestal quanto industrial. Confira, a seguir, algumas das soluções da PETRONAS para esse setor.

[Websérie] Episódio 2: A importância de um bom fornecedor

Conheça alguns dos destaques do portfólio PETRONAS para o setor de papel e celulose

PETRONAS Urania K

Guindastes, máquinas de corte de madeira e caminhões basculantes são apenas alguns dos equipamentos que podem se beneficiar da tecnologia exclusiva StrongTech™. Presente na fórmula do PETRONAS Urania K, ela é responsável por evitar a perda da viscosidade com o uso, problema bastante comum. Esse lubrificante 100% sintético para motores mantém a faixa de viscosidade por mais tempo. Logo, o seu intervalo de troca é maior. O produto também está de acordo com as exigências das OEMs e tem a homologação dos mais rigorosos institutos de controle de qualidade.

PETRONAS Tutela MR 2 EP

A graxa à base de sabão de lítio PETRONAS Tutela MR 2 EP é enriquecida com aditivos de extrema pressão (EP). Por conta disso, é ideal para a operação sob cargas severas. Na indústria de papel e celulose, o digestor, o triturador de madeira e máquinas de papel são equipamentos que lidam com esse fator. Foi especialmente desenvolvida para a aplicação em mancais de esferas, rolamentos e engrenagens. Isso porque oferece proteção antiferrugem e não ataca o cobre e suas ligas. Além disso, tem ótima aderência, o que impede que seja deslocada pela ação da vibração do equipamento.

PETRONAS Gear Syn PAO

A linha PETRONAS Gear Syn PAO possui desempenho superior e foi criada para as mais variadas engrenagens fechadas, que operam desde condições normais a serviços extremamente pesados. Sua composição conta com óleos sintéticos básicos de alto índice de viscosidade (PAO). Os lubrificantes são enriquecidos com aditivos inibidores de extrema pressão, antioxidantes, antiferrugem, antiespuma e antidesgaste. Nos equipamentos da indústria de papel e celulose, a aplicação é recomendada em diversos equipamentos. Tambor descascador, guindastes, refinadores, forno, máquinas de papel e caldeira de recuperação são alguns dos principais.

PETRONAS Arbor CMS

Este é um produto que consegue alcançar pontos importantes no que diz respeito à economia. A excelente adesividade, por exemplo, evita que o lubrificante se desprenda da superfície durante o uso do harvester. Essa característica também contribui para que o intervalo de reposição do PETRONAS Arbor CMS seja maior. Formulado com óleos básicos minerais selecionados de alta qualidade, conta com eficientes aditivos. Entre os principais estão o antidesgaste (isento de metais pesados), o antioxidante e o anticorrosivo.

Esses são apenas alguns dos produtos PETRONAS para as indústrias de papel e celulose. Como você pôde ver, a versatilidade do portfólio faz com que eles possam estar presentes em todas as etapas do processo de produção.

Para conhecer a gama completa, entre em contato com a PETRONAS. Aproveite e inscreva-se no canal exclusivo do Portal Inovação Industrial no Telegram. Lá você recebe nossas dicas, novidades e insights sobre o mercado industrial brasileiro em primeira mão.

Acompanhe o que há de novo na industria também pelo Telegram

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %