Mercado B2B

O papel da pesquisa no desenvolvimento da indústria e seus fornecedores

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, é de grande importância o papel da pesquisa no desenvolvimento da indústria e, claro, de seus fornecedores. Isso já se reflete no dia a dia do setor, nas últimas décadas. Com o avanço das inovações, diversas iniciativas estão sendo adotadas. Elas guiam os novos processos que vêm transformando o modo de fazer as coisas.

Assim, hoje, há procedimentos automatizados, maior quantidade de produtos produzidos, aumento da qualidade dos serviços, além da redução de alguns custos. Fábricas já contam com dispositivos modernos como softwares, fibra ótica, drones, soluções de inteligência artificial e outras ferramentas que otimizam os processos.

Neste artigo, você irá entender o papel da pesquisa no desenvolvimento da indústria, que sem ela, não seria possível tanta inovação e melhoria no setor. Também, poderá compreender como isso impacta na sua cadeia de fornecedores. Acompanhe!

O papel da pesquisa no desenvolvimento da indústria: confira a importância

É indispensável para as equipes, processos e rotinas fabris, manter-se atualizado. Assim, se uma tarefa pode ser feita de forma otimizada, com recursos modernos, não adotar a inovação só fará com que seu negócio deixe de lucrar. Se você já ouviu falar em Indústria 4.0, sabe que a tecnologia é aliada na criação de Fábricas Inteligentes. Por isso, já encontramos diversas indústrias com recursos automatizados, troca de dados, computação em nuvem e sistemas com a Internet das Coisas. Tudo isso para garantir a melhora e eficiência de processos de produção.

Profissional da Indústria 4.0

É aí que entra o papel da pesquisa no desenvolvimento da indústria. Nada disso seria possível sem estudos, ensaios e testes. Mas engana-se quem acredita que tudo é feito por robôs e máquinas. Para encontrar novas soluções, é preciso contar com um time de profissionais especializados. Eles se dedicarão para encontrar gargalos produtivos, elaborar estratégias para contorná-los e implementar as ações.

Assim, a pesquisa é relacionada ao estudo de novas tecnologias para alcançar determinados objetivos. O desenvolvimento se refere ao alinhamento dessas modernidades às operações da empresa, para que elas se tornem mais produtivas.

Dessa forma, é de grande importância a pesquisa, tecnologia e desenvolvimento para toda indústria. Primeiro porque, por meio delas, se tem a inovação como uma aliada na melhoria e progresso contínuo. Segundo que com inovação, as fábricas brasileiras, por exemplo, se tornam mais competitivas no cenário global.

Visto que fábricas de países desenvolvidos contam com tecnologia de ponta, nações como a nossa, buscam pelas mesmas inovações, ou por soluções equivalentes. Essa procura é um dos motivos para o Brasil ser o líder em números de robôs na América Latina. Conforme dados da Federação Internacional de Robótica, o país conta com 15,3 mil robôs em operação.

Impacto da pesquisa e desenvolvimento no relacionamento com fornecedores

Se o papel da pesquisa no desenvolvimento da indústria é melhorar e automatizar tarefas, e com os fornecedores não é diferente! Eles têm um papel importante na criação de novos produtos, processos ou serviços. Isso porque esses procedimentos têm um certo grau de incerteza e demandam colaboração e parceria. Afinal, quando o lançamento de novidades é feito apenas com recursos internos da empresa, não há garantias de que elas servirão para suprir as necessidades do resto do mercado.

Por isso, contar com os fornecedores gera um impacto positivo no cenário industrial. Outro ponto de destaque nessa parceria é que haverá uma melhor qualidade na matéria-prima, mais investimento, de ambas as partes, em inovação e, claro, resultará em um produto final otimizado.

Um exemplo que podemos citar é a PETRONAS, que desenvolve soluções tailor-made para diversos clientes e criou uma junto à Bom Futuro. O PETRONAS Arbor MTF BF proporcionou bons resultados e foi incorporado ao portfólio da empresa. O produto é um lubrificante semissintético que nasceu da busca por um óleo de qualidade para atender vários requisitos ao mesmo tempo. Como o maquinário em questão era importado,sua temperatura de operação era diferente do clima tropical brasileiro. Portanto, era preciso estudar uma fórmula que performasse bem nesta nova condição e atendesse uma temperatura diferente. Portanto, era preciso estudar uma fórmula que performasse bem no clima tropical brasileiro e atendesse às exigências do fabricante.

Mas a solução não surgiu de repente! A elaboração começou há cerca de 10 anos. Depois de diversas pesquisas, passou por 5 anos de testes. Neles, foram analisados muitos quesitos de desempenho. E, hoje, o lubrificante é destaque no cenário industrial. Nada disso seria possível sem a parceria entre PETRONAS e Bom Futuro.

Case de sucesso: como o agronegócio ganhou performance com PETRONAS Hydraulic 68

Como são realizadas pesquisas para desenvolvimento de produtos

Para que novos produtos e soluções para o mercado sejam criadas, o ideal é que as empresas contem com um setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Porém, apesar dessa ser uma realidade em países desenvolvidos, não é o que acontece na indústria brasileira. Poucos negócios possuem centros de P&D em território nacional. E isso, é claro, reflete em todos os processos.

Um centro de Pesquisa e Desenvolvimento, como mencionamos, conta com profissionais especialistas que buscam novas soluções para a indústria e para o mercado. Assim, quando uma empresa não tem esse setor, fica mais difícil acompanhar o cenário inovador. Além disso, ela oferece outros benefícios para o setor, como você pode ver abaixo.

  • Detecção e monitoramento de inovações do mercado: esse, como você pôde perceber até aqui, talvez seja um dos pontos mais importantes do papel da pesquisa no desenvolvimento da indústria. Isso porque os profissionais precisam se manter atualizados para encontrar novas tecnologias.
  • Faz com que a indústria se mantenha no setor: afinal, quanto mais modernidade, mais a empresa estará seguindo as tendências inovadoras disponíveis no mercado, assim, oferecerá produtos de melhor qualidade.
  • Novas ideias para métodos e serviços: essa vantagem de contar com um P&D faz com que os processos internos da indústria sejam otimizados.
  • Fornece vantagem competitiva: as empresas podem pesquisar novas demandas e conquistar mais espaço no mercado.

Centro de Pesquisa e Tecnologia da PETRONAS

A PETRONAS é uma das empresas que possuem Centro de Pesquisa e Tecnologia no Brasil. Inaugurado em 2018 e instalado em Minas Gerais, no município de Contagem, é o único laboratório do país a ter a certificação ISO 17025. Com mil metros quadrados, o complexo conta com o trabalho de engenheiros químicos, mecânicos e de produção, além de outros profissionais altamente capacitados.

Considerado o mais moderno da América Latina, o centro tem foco no desenvolvimento de fluidos industriais, lubrificantes e graxas e está ligado ao polo global de tecnologia e pesquisa de Turim, na Itália. Sendo que a prioridade máxima da empresa é focar na criação de produtos ou serviços para as necessidades de cada cliente, de forma customizada.

Então, ficou clara a importância do papel da pesquisa no desenvolvimento da indústria? Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. E para continuar a receber informações sobre o setor industrial e  as últimas novidades do Portal Inovação Industrial, cadastre-se no Telegram.

Acompanhe o que há de novo na industria também pelo Telegram

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Mercado B2B

×
0 %