Estratégias de Custos

Como não errar na escolha de fornecedores para a sua empresa?

A escolha de fornecedores é um processo que impacta não somente na rotina de compras, mas também em todas as áreas — já que todas elas, em algum momento, vão precisar de produtos ou serviços para executar as atividades.

Dito isso, podemos afirmar que essa seleção precisa ser bem rigorosa e baseada em diversos critérios que vão além do preço. Quer saber mais sobre o assunto e ler algumas dicas que vão ajudar a fechar contratações mais acertadas? Continue conosco e confira agora mesmo!

A importância da escolha do fornecedor

Um dos principais motivos para escolher os fornecedores com maior cuidado está na redução de riscos. Eles estão ligados a:

  • problemas de qualidade;
  • falha no cumprimento de prazos (que pode comprometer a produtividade);
  • ineficiência no atendimento.

Por isso, deve-se trabalhar com fornecedores com boa reputação no mercado e que ofereçam produtos originais.

10 dicas para a escolha de fornecedores de sua empresa

Escolher fornecedores buscando maximizar os resultados é uma tarefa que pode ser feita com eficiência. Confira, a seguir, nossas dicas para aumentar as chances de ser bem-sucedido nesse processo.

1. Tenha um orçamento bem definido

Antes mesmo de ir atrás de fornecedores para realizar as cotações, é necessário elaborar um orçamento bem definido. Assim, consegue-se saber qual é o capital disponível e qual é o limite da negociação.

Feito isso, compare o quanto se tem para esse gasto e os tipos de produtos que são demandados. Se houver alguma discrepância, pode ser que se tenha que pedir um complemento de verba para o setor ou pensar em alternativas que sejam mais acessíveis — sem comprometer a qualidade.

2. Defina as especificidades dos produtos desejados

Definir o escopo técnico dos produtos desejados é fundamental para chegar na negociação sabendo exatamente o que se busca, com auxílio da descrição e especificação dos materiais.

Além de ajudar a garantir uma compra mais acertada, ter essas informações em mãos facilita e agiliza o processo de cotação.

3. Conheça a saúde financeira do fornecedor

Essa fase pode ser considerada uma pré-qualificação dos fornecedores. Avaliar a saúde financeira do parceiro de negócios é uma forma de identificar se ele terá condições de atender a demanda da sua empresa com qualidade.

Se a situação não for muito favorável, existe a possibilidade de os prazos não serem cumpridos, por exemplo.

Quando se tratar de um contrato de alto valor, vale a pena passar os dados para o setor financeiro buscar informações em órgãos públicos e verificar a existência de dívidas, protestos e outras pendências. Se o setor der o aval, o processo seletivo pode seguir para as próximas etapas.

4. Busque boas referências do mercado

Procure saber quem são os clientes do fornecedor e entre em contato com eles para realizar uma pesquisa sobre o atendimento, prazos, qualidade dos produtos e serviços oferecidos, entre outros dados que forem relevantes para a decisão.

5. Avalie a qualidade do produto oferecido

O ideal é solicitar amostras dos produtos para serem testados pela área de qualidade antes de o contrato ser fechado. Se isso não for possível devem ser feitas avaliações constantes depois que o fornecimento for iniciado — lembrando que essa questão pode causar impactos no atendimento aos clientes da sua empresa.

6. Entenda os processos operacionais do fornecedor

Antes de fechar contrato de fornecimento constante, visite as instalações das empresas e procure conhecer como os processos funcionam.

Dessa forma, consegue-se medir a capacidade produtiva, analisar a possibilidade de atender um aumento repentino na demanda, a qualidade, a gestão do estoque, o controle de prazos, entre outras coisas.

7. Procure um fornecedor com a capacidade produtiva compatível à sua demanda

É possível buscar por fornecedores que têm uma capacidade produtiva alinhada com a sua demanda. Essa é uma maneira de garantir que sua empresa sempre será atendida com qualidade e não terá os prazos prejudicados.

Isso é especialmente importante quando se lida com picos de sazonalidade.

8. Estabeleça metas e prazos previamente com o fornecedor

Crie um escopo com todos os detalhes sobre o fornecimento esperado. Ao mostrar o documento, o próprio fornecedor conseguirá identificar se tem (ou não) a capacidade suficiente para atender os pedidos no prazo e com qualidade.

Da mesma forma que se estuda os processos desses parceiros em potencial, eles também devem ter conhecimento sobre os processos da sua empresa. Assim, pode-se focar em uma relação de ganha-ganha.

Ao reconhecer que sua demanda é sazonal, por exemplo, e ainda assim assumir o fornecimento, ele estará ciente de que terão meses em que os pedidos serão consideravelmente maiores, enquanto em outros pode acontecer de nenhum pedido ser feito.

Uma das vantagens disso é que não há surpresas ao longo da relação, ambas as partes sabem quais são as principais obrigações e qual é o retorno esperado.

9. Tenha opções de backup de fornecedores

Ainda que sua empresa celebre contratos com fornecedores específicos, é importante selecionar alguns para que sirvam de backup em momentos em que os principais não consigam atender — seja por qual for o motivo.

Porém, é importante deixar claro para esse parceiro que os pedidos serão feitos pontualmente, garantindo a transparência nas relações.

Normalmente essa alternativa é a que apresenta qualidade e capacidade bem altas, mas o preço também está acima do praticado pelos demais.

10. Procure fornecedores que carreguem uma marca de mercado

Ao iniciar um processo de escolha de fornecedores, procure selecionar aqueles que têm tradição no mercado ou uma reputação confiável. Esse ponto é fundamental para garantir um atendimento eficiente.

Dessa forma, tem-se mais segurança na hora de definir os prazos de entrega com os clientes finais, uma vez que se sabe que o fornecedor vai cumprir com o que foi combinado.

Em outras palavras, pode-se dizer que uma marca reconhecida e boa reputação são sinônimo de qualidade no atendimento.

Como se vê, a escolha de fornecedores não é simples como abrir uma cotação com três empresas e escolher a que oferece o melhor custo-benefício.

É de suma importância planejar a seleção pensando no longo prazo — essas relações que perduram são ainda mais benéficas, visto que proporcionam um relacionamento de parceria em que todos saem ganhando.

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