Manutenção Industrial

KPIs da indústria 4.0 – Você sabe o que analisar?

Se você tem acompanhado as transformações do mercado, deve saber que a Indústria 4.0 já é uma realidade. E esse cenário é marcado pelo uso de dados e informações como matéria-prima para a tomada de decisões. Mas, e como saber se as ações propostas no campo da inteligência artificial, big data e automação de processos têm sido verdadeiramente eficazes? Os indicadores de desempenho são a resposta para esta pergunta.

Também chamados de KPIs (Key Performance Indicator), os indicadores de desempenho servem para atestar que as propostas e planos estão sendo adequados. E, caso não estejam, mostram onde os processos podem ser aperfeiçoados. No campo da manutenção industrial, é imprescindível que os gestores tenham controle total do desempenho das ações, de modo a encontrar gargalos produtivos e pontos de melhoria.

Muitos dos softwares já utilizados nas áreas de gestão já oferecem uma série de KPIs, mas é preciso saber quais são as que realmente têm importância. Na ânsia de apresentar dados, muito gestores acabam demandando tempo para analisar indicadores que em nada agregam no dia a dia.

Neste artigo, vamos nos dedicar aos indicadores de desempenho para manutenção industrial. Como um dos pilares da Indústria 4.0 é o aumento da produtividade, a disponibilidade dos ativos é a chave para manter-se competitivo. Portanto, a mensuração de resultados deste setor é de extrema importância. 

Acompanhe e descubra como saber se seus esforços em manutenção estão de acordo com o planejado.

Entenda como escolher os KPIs certos

Ter acesso a várias informações é ótimo. Mas, a quantidade de dados não pode tirar o foco do gestor. Para evitar isso, é comum que se escolham entre 3 e 6 KPIs para cada item de análise. Ou, seja, o primeiro passo é saber o que se quer mensurar.

Para a Indústria 4.0, podemos elencar estes como os indicadores mais importantes:

  • produtividade: quantidade de produtos produzidos, horas trabalhadas e indicadores de estoque são alguns dos KPIs que mensuram este quesito;
  • qualidade: indicadores de conformidade, satisfação dos clientes e análise das falhas por lote são dados que precisam ser mensurados;
  • econômicos e financeiros: analisam a rentabilidade do negócio e o fluxo de caixa.

Para definir os indicadores de desempenho mais adequados ao seu objetivo, você pode aplicar uma técnica chamada SMART, que determina alguns critérios que qualificam o KPI.

  • Specific (específica): escolha indicadores claros e específicos para o objetivo daquilo que se quer avaliar;
  • Measurable (mensurável): deve ser tangível, que possa ser expressa em números para posterior comparação;
  • Attanable (atingível): defina objetivos reais, que possam ser atingidos;
  • Relevant (relevante): a meta deve ser relevante para o negócio;
  • Time-bound (tempo limite): deve ser estipulado um prazo para o atingimento.

Observando esses quesitos e tendo claro o objetivo da sua análise, fica muito mais fácil escolher os indicadores de desempenho.

Liderança em equipes de manutenção

Continue lendo e saiba quais são as métricas mais utilizadas quando os objetos de análise são as ações em manutenção. 

4 indicadores de desempenho da manutenção industrial

Muitos já têm se conscientizado da importância de implementar um plano de manutenção preventiva. Institui-lo permite agendar as paradas dos equipamentos, manter a disponibilidade dos ativos, além de ser uma ação muito mais econômica que a manutenção corretiva.

Entretanto, não basta implementá-lo. É preciso que os gestores permaneçam acompanhando o desempenho das ações. Assim, podem monitorar de perto a eficácia dos processos e adotar medidas para aprimorá-los, caso necessário.

Na área da manutenção industrial, podemos citar 4 indicadores de desempenho essenciais. Veja abaixo quais são.

1. HHCorretiva, Preventiva e Preditiva

O “HH” refere-se a “Homem-Hora” e visa mensurar o tempo dedicado pelos profissionais nas manutenções corretivas, preditivas e preventivas.

As fórmulas para encontrar o tempo que está sendo dispensado pela equipe de manutenção são:

  • HHCorretiva: HH Corretiva Programadas / (Total HH Programados x 100);
  • HH Preventiva: HH Preventiva Programadas / (Total HH Programados x 100);
  • HH Preditiva: HH Preventiva / (HH Corretiva x 100).

O objetivo é fazer com que as manutenções preventivas prevaleçam sobre as corretivas que, segundo o recomendado, não devem ultrapassar uma margem de 20% de HH por mês.

2. MP e MPd

Significam, respectivamente, Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva. Por meio destes KPIs, é possível ver se os planos referentes a esses cuidados estão sendo cumpridos.

A fórmula utilizada para calcular esse indicador de desempenho é a mesmo para ambos os planos: tarefas realizadas / tarefas programas.

3. MTBF

Estamos falando do tempo médio entre as falhas, ou, Mean Time Between Failures. Aqui, você irá saber de quanto em quanto tempo o equipamento apresenta uma falha. A fórmula que deve ser aplicada é Tempo total de disponibilidade – Tempo de parada / Número de falhas.

Para facilitar o entendimento, considere o seguinte exemplo: um equipamento trabalha por 12 horas por dia, ou seja, 720 minutos. Durante esse turno, ela apresenta 3 falhas: a primeira com duração de 15 minutos, a segunda de 20 minutos e a terceira falha durou 17 minutos.

Portanto, temos:

  • tempo total de disponibilidade: 720 minutos
  • tempo de parada: 15+20+17 = 52 minutos
  • número de falhas: 3

(720 – 52) / 3 = 222,66

Isso significa que, a cada 222 minutos (aproximadamente, 3 horas e meia), o equipamento para.

4. MTTR

Refere-se ao tempo que o ativo ficará indisponível para conserto (Mean Time to Repair). A fórmula é simples: tempo de parada para reparos / número de reparos. O objetivo de um bom plano de manutenção é fazer sempre com que o tempo entre as falhas seja maior, enquanto o utilizado para reparos seja pequeno. 

Considerando ainda o exemplo acima, vamos supor que as 3 falhas que o equipamento apresentou levaram 21, 16 e 13 minutos cada uma para serem consertadas e devolver o ativo para a produção.

Então, temos:

  • tempo de parada para reparos: 50 minutos
  • número de paradas: 3

50 / 3 = 16 minutos é o tempo médio para reparo desta máquina.

É claro que muitos outros indicadores, como giro de estoque, custo de materiais e acerto da programação, também são eficazes. Mas, como dito anteriormente, cada objetivo, cada análise, exige um KPI próprio. Com este artigo, você tem o embasamento necessário para escolher os indicadores de desempenho mais pertinentes para a sua meta.Para continuar lendo sobre manutenção industrial em tempos de Indústria 4.0, recomendamos o artigo: Manutenção preventiva industrial: qual é o impacto da Indústria 4.0 neste processo? Boa leitura!

Glossário de Lubrificação

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %