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A gestão de fornecedores no setor de transportes deve ser inteligente e estratégica. Seja nos casos em que falamos do carregamento rodoviário de cargas ou dos veículos que rodam as cidades. Essa importância, em primeiro lugar, visa a evitar paralisações por falta de insumos ou por produtos de má qualidade. Um lubrificante que não entrega desempenho, por exemplo, é capaz de fazer um ônibus parar no meio do expediente e deixar inúmeros passageiros desamparados.
Por outro lado, a gestão de fornecedores também é fundamental para evitar custos desnecessários. Imagine que um item precisa ser comprado com urgência e não há um bom fornecedor indicado para tal. A aquisição pode demorar e os gastos serão bem altos. Além disso, se esse gerenciamento está em dia, é mais fácil conseguir condições de pagamento que sejam coerentes com o valor disponível em caixa.
Neste conteúdo, explicaremos como exercer essa função da melhor forma no setor de transportes. Leia abaixo e entenda!
Veja 5 dicas para realizar uma gestão de fornecedores assertiva no setor de transportes
Bom, você já deve saber como um ônibus exige tratativas diferentes de um caminhão. Ou mesmo como esse veículo destinado a passageiros se distingue quando é utilizado para viagens em rodovias. O checklist de manutenções é único para cada um deles, bem como a frequência em que elas devem ser realizadas. Ainda percorrem distâncias variadas, as cargas não possuem o mesmo peso e têm um número específico de paradas.
Mas há um ponto que não se difere: a gestão de fornecedores. Independentemente do veículo, ter parceiros à disposição para levar materiais de qualidade e no tempo esperado garante o bom serviço prestado. A seguir, veja 5 dicas sobre o tema para aplicar na sua realidade.
Veja no blog: Qual o impacto da Norma Euro 6/Proconve P8 para frotas de veículos pesados?
1. Conheça a demanda
O comprador técnico, há algum tempo, já não é mais só um colaborador que realiza pedidos e orçamentos. Ele deve entender a demanda de produtos, sua validade em estoque, a velocidade em que são utilizados, entre outras informações. Dessa forma, consegue fazer a gestão de fornecedores e de insumos de maneira vantajosa.
Se as manutenções preventivas de caminhões são realizadas a cada 30 dias, por exemplo, ele sabe que determinadas mercadorias precisam estar disponíveis com essa frequência. Logo, também poderá decidir, na hora da compra, a quantidade ideal e o prazo de entrega. Ainda vale ressaltar que conseguirá negociar melhor dominando os atributos do material, o que torna o custo-benefício maior.
2. Trabalhe com fornecedores de qualidade
De nada adianta compreender as necessidades do setor de transportes de cargas do início ao fim se o fornecedor não oferecer qualidade. Os insumos de baixo padrão podem prejudicar equipamentos, atrasar entregas e causar gastos inesperados.
Para evitar esse cenário, o recomendado é trabalhar com fornecedores bem avaliados no mercado. E, inclusive, que já fizeram trabalhos excelentes para o seu negócio.
Ademais, é necessário conferir se as condições disponíveis são compatíveis com o que sua companhia necessita. Descontos à vista, flexibilidade para pagamento e parcelas, bem como tempo de entrega, são pontos fundamentais. Eles colaboram, igualmente, para evitar riscos futuros e preservar o seu fluxo de caixa.
3. Organize os cadastros
Uma etapa importante da gestão de fornecedores no setor de transportes é a organização de cadastros. Afinal, ter as informações dos novos e antigos bem estruturadas agiliza processos internos de pedidos de orçamentos e busca por parceiros.
Você pode dividi-los por categorias, local ou qualquer outro critério que seja coerente com o seu negócio. O interessante é conversar com os colaboradores para entender como faz mais sentido para eles que lidam com esses dados no dia a dia.
Lembre-se, também, de atualizar esses arquivos periodicamente. Tanto com dados básicos quanto com histórico de atuação daquele parceiro. Adicionar referências como o prazo de entrega médio, método de negociação e outros argumentos que ajudem a fechar acordos também é essencial.
Em dúvida sobre como cuidar da sua frota? Veja aqui os principais cuidados com motores a diesel.
4. Mantenha um bom relacionamento
O relacionamento positivo é crucial na gestão de fornecedores. Mas exige atenção para não burlar diretrizes de compliance e acabar manchando a imagem da companhia no mercado.
Para realizar essa atividade com êxito, garanta que seu parceiro saiba como ele é importante para as suas operações funcionarem. Essa valorização pode ser importante quando você precisar de uma flexibilização de tempo ou pagamentos.
Tenha uma comunicação clara, transparente e envolva-os no processo sempre que possível. Essas atitudes criarão laços de confiança entre as partes e tornarão os negócios mais lucrativos.
5. Acompanhe o desempenho do parceiro
Não é porque sua equipe trabalha com algumas empresas há anos que, na hora que eles cometem erros, devem passar despercebidos. Realizar uma avaliação frequente ajuda a identificar falhas, oferecer feedbacks e garantir um serviço melhor. Inclusive, caso não se resolva, é possível fazer trocas para que o transporte da sua companhia não seja prejudicado.
Para realizar essa análise, veja se ocorreram incidentes durante o período, como foi o cumprimento dos combinados e a qualidade dos produtos. O ideal é ter um olhar crítico sobre todas as interações e identificar os pontos de melhoria.
Agora, como estamos falando de frota, temos uma recomendação que impacta nos lucros do seu negócio. Leia outro conteúdo do nosso blog que explica como economizar os custos de transporte de cargas sem perder a produtividade. Você conhecerá quais são os gastos mais comuns e saberá como reduzi-los de maneira significativa.
E se já quiser dar um passo em busca de maior desempenho, fique à vontade para acompanhar uma entrevista que realizamos. A Auto Viação São José dos Pinhais, cliente da PETRONAS, falou sobre a confiabilidade dos ativos e o ganho de rendimento que nossa parceria proporcionou. Até a próxima!