Lubrificação

Como reduzir custos na lubrificação de sistemas hidráulicos industriais?

Por mais que segmentos diferentes utilizem maquinários distintos, a lubrificação dos sistemas hidráulicos é um assunto de interesse geral. Isso porque eles estão presentes em quase todos os equipamentos e têm uma função vital em manter a planta industrial funcionando.

Devido a sua importância, mais um ponto de atenção surge: os custos envolvidos na compra e manutenção. Afinal, se os sistemas não podem parar, é preciso investir para que mantenham a performance, certo? Sim, mas conhecer os cuidados e produtos corretos ajuda a suprir as necessidades das máquinas sem que isso pese nos cofres da empresa.

Neste artigo, trouxemos algumas das informações mais relevantes para gestores que querem reduzir custos e garantir a boa lubrificação de sistemas hidráulicos. E, por mais que o assunto pareça ser exclusividade da área de manutenção, você verá como outros setores são indispensáveis para garantir a performance e a redução de custos.

Lubrificação de sistemas hidráulicos: o que considerar para garantir o saving

A lubrificação é um assunto constante aqui no blog. E não é para menos, uma vez que os cuidados corretos trazem benefícios para todas as indústrias. Dentre os principais, podemos destacar:

Para quem lida, seja com a manutenção ou com a compra desses insumos, não é difícil perceber que esses tópicos se relacionam com a economia. O problema é que muitos gestores têm dificuldades em achar o caminho que os leve até essas melhorias.

Guia da viscosidade em lubrificantes industriais

Para ajudá-lo, elencamos algumas ações que contribuem para a diminuição de custos com a lubrificação dos sistemas hidráulicos, mas sem colocar em xeque a performance dos equipamentos. Acompanhe.

Tenha sempre em mãos o manual do fabricante

Esse é o primeiro passo para quem quer assegurar uma boa lubrificação dos sistemas hidráulicos. É no manual do fabricante que você encontrará as informações mais importantes. Viscosidade, pacote de aditivos, período de relubrificação e tudo que englobe a correta manutenção do ativo estará presente nele. Alguns profissionais, por atuarem há muito tempo, acabam deixando esse cuidado de lado e podem perder instruções relevantes.

Em escavadeiras, por exemplo, certos modelos recomendam a utilização de um único lubrificante para o sistema hidráulico e o motor. Porém, outros indicam o uso de um fluido específico para cada componente, enquanto ainda há fabricantes que pedem por um que seja isento de zinco. Com tratores acontece algo semelhante, uma vez que há modelos com caixa conjugada e outros sem e essa categorização muda completamente as necessidades do veículo.

Infográfico Como ler rótulo de lubrificantes PETRONAS?

Estimule o alinhamento entre setores

É impossível mencionar economia e não englobar quem realiza as negociações de insumos: a área de compras. Isso porque a equipe de manutenção deve nutrir esses profissionais com informações técnicas suficientes para que eles tenham poder de negociação. Com a diversidade dos equipamentos que constam em uma planta industrial, ter um plano de lubrificação é essencial para gerenciar as análises, trocas e, claro, as aquisições dos insumos. Tantas necessidades diferentes em uma mesma fábrica faz com que essa seja uma tarefa que deve ser desempenhada em conjunto.

Afinal, deixar a escolha a cargo apenas do setor de suprimentos, por exemplo, pode fazer com que o preço seja o principal determinante para fechar negócio. O contrário também vale: delegar essa aquisição aos responsáveis pela manutenção pode acarretar compras que não consideram o orçamento disponível ou a disponibilidade para armazenamento dos barris. Dessa forma, é necessário que haja uma sinergia entre diferentes setores.

Leia mais em: Manutenção x PCP: importância do alinhamento entre setores

Saiba como diferenciar custo de investimento

Os recursos alocados na lubrificação de sistemas hidráulicos podem facilmente ser convertidos em investimentos. Uma aplicação financeira um pouco maior na aquisição de lubrificantes de qualidade superior pode parecer impensável em um primeiro momento.

Porém, deve-se observar o retorno desse desembolso. Caso o novo produto consiga estender a vida útil dos componentes, diminuir as paradas para troca, reduzir o consumo de combustível, aumentar a confiabilidade e a disponibilidade dos equipamentos torna-se um investimento. Portanto, ao encarar os gastos, é preciso entender qual a possibilidade de otimização dele para conseguir diferenciar custo de investimento.

Priorize fornecedores que ofereçam assistência técnica

Mesmo seguindo essas dicas, nem sempre a equipe de manutenção conseguirá fazer tudo sozinha. A etapa de processamento de minério nas mineradoras é um bom exemplo. No cuidado com os redutores dos britadores, o acompanhamento do óleo por meio de análises é mais importante até do que se atentar à oxidação do fluido. “É muito mais comum o lubrificante precisar ser substituído por estar contaminado com particulados de ferro do que por chegar ao fim da sua vida útil”, comenta o especialista da PETRONAS Rafael Tavares.

Ao desenvolver parcerias estratégicas com fornecedores que oferecem assistência técnica, ganha-se um grande aliado na busca pela extensão de vida útil dos lubrificantes e equipamentos. Dessa forma, pode-se explorar insumos mais completos, com aditivos robustos que garantam um ROI (Retorno sobre investimento) superior. Isso porque será conduzido um estudo acerca das necessidades do maquinário e, também, um acompanhamento da performance do fluido.

Existem ainda muitas outras formas de buscar o saving na compra de lubrificantes. Novas modalidades de compra, como os leilões eletrônicos, de gestão de fornecedores e métricas que ajudam os gestores a monitorar o desempenho dos equipamentos são alguns exemplos. Para se aprofundar no assunto, baixe gratuitamente o e-book Melhores práticas de compra de lubrificantes.

Continue acompanhando o Portal Inovação Industrial para ficar por dentro de outras dicas e insights sobre o mercado nacional. Aproveite e inscreva-se também na nossa lista exclusiva no Telegram e receba as novidades em primeira mão.

Acompanhe o que há de novo na industria também pelo Telegram

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %