Mercado B2B

O que eu devo avaliar na gestão de risco de fornecedores?

No contexto das operações de uma empresa, a gestão de risco de fornecedores exerce um papel crucial para a correta manutenção das suas atividades. Isso porque, hoje, é muito comum que os negócios trabalhem com extensas cadeias produtivas, as quais dependem da participação de diferentes agentes, em diferentes etapas, seja fornecendo insumos para as atividades ou serviços essenciais para a entrega de um produto acabado ao consumidor final.

Nesse sentido, estabelecer bons parâmetros na escolha e gestão dos fornecedores, sem dúvida, tem um impacto direto sobre a performance da empresa. Questões ligadas à produtividade, competitividade, custos e margem de lucro estão entre os principais pontos motivadores para que avaliações façam parte da rotina do negócio, de modo a se operar sempre em parceria com os melhores fornecedores.

Diante da importância desse tema, preparamos este artigo para explicar melhor a você o que a gestão de risco de fornecedores pode representar dentro das atividades de uma empresa. Continue a leitura e aprenda mais!

Quais os impactos da gestão de fornecedores no processo produtivo?

Inicialmente, um dos pontos mais importantes da gestão de fornecedores diz respeito aos custos operacionais. Para se ter uma ideia, aproximadamente 50% a 70% dos gastos de uma empresa estão relacionados a área de suprimentos.

Ou seja, a manutenção da cadeia produtiva, com a compra de materiais, insumos e outros itens necessários para a manutenção das atividades interfere diretamente nos custos de uma empresa, a exemplo de uma indústria. Nesse sentido, é primordial avaliar os fornecedores, mantendo o equilíbrio no fornecimento em questão de eficiência, nos custos e resultados financeiros.

Na prática, em um cenário de alta competitividade, em que o produto final precisa estar à disposição do consumidor em tempo e modo, uma boa gestão dos fornecedores garante que eles tenham mais qualidade nas suas entregas, fornecendo insumos e matérias-primas no tempo ideal. Isso nutre a cadeia de suprimentos de forma ajustada às demandas, reforçando, assim, os valores e objetivos da empresa perante o mercado e seus clientes.

Em paralelo a isso, a gestão de risco de fornecedores também implica mudanças nos processos, tornando-os mais ou menos eficientes, dependendo da qualidade dos fornecedores e parceiros. Além disso, a questão da inovação, o comprometimento com os resultados e a busca por otimizações também estão associados aos fornecedores.

Quando alinhados com a empresa, esses quesitos se fortalecem, já que todos os agentes envolvidos na cadeia produtiva operam com um único ideal de produtividade e eficiência, garantindo assim um produto final de qualidade, custos reduzidos e uma melhor margem de lucro.

O que avaliar na gestão de risco de fornecedores para evitar impactos negativos?

Via de regra, grande parte das empresas foca a gestão de risco principalmente em aspectos como custos, qualidade e precisão na entrega. Nesses quesitos vamos discorrer um pouco sobre a PETRONAS que, além desses pontos, ainda tem uma preocupação extra com a segurança.

Dentro da PETRONAS, há um robusto time de qualidade e segurança que se encarrega de verificar certificados — como ISO 9001, 9000 etc. —, histórico de atividades, regularidade financeira e fiscal, entre outros aspectos importantes. Assim, por exemplo, a partir do momento que um transportador entrou dentro da planta, ele tem que estar adequado aos planos de ações criados para gerenciar as operações no interior da empresa com maior segurança.

Ao executar seus contratos, a PETRONAS também conta com fornecedores trabalhando dentro da empresa-cliente. Por isso, há uma intensa preocupação em se firmar um contrato robusto e bem documentado, a fim de que se siga com rigor todos os planos de segurança. Esse contrato é o que resguarda o cliente de eventuais riscos e danos.

Custos

A PETRONAS hoje fabrica e comercializa uma gama completa e de alta qualidade de lubrificantes automotivos e produtos industriais, garantindo a manutenção de parques tecnológicos e cadeias produtivas de empresas.

Sobre os custos, cada linha de produto apresenta uma relação diferenciada para se garantir o equilíbrio no fornecimento. Por exemplo, existe uma política de congelamento dos reajustes de preços, estudo da concorrência e mercado. Tudo isso com o objetivo de analisar a performance de outros fornecedores, de modo a promover ajustes e melhorias para cortar gastos e reduzir os custos para o cliente.

Qualidade das entregas

No quesito qualidade, a PETRONAS também se destaca. Ela tem uma grande inclinação para investir em tecnologia e inovação nos processos. Além disso, são aplicadas auditorias periódicas com os fornecedores de matéria-prima e embalagem. Tudo para garantir a máxima qualidade das entregas.

De 3 em 3 anos são realizadas auditorias in loco para se avaliar a estrutura do fornecedor. Antes dessa auditoria, é feito também um mapeamento da categoria, estabelecendo os melhores critérios para avaliar o nível de criticidade do fornecedor, isto é, a probabilidade de que rupturas no fornecimento ocorra e prejudique as operações do cliente.

Por fim, a PETRONAS também aplica em seus processos o conceito de Dual Sourcing — uma metodologia empregada nas compras da empresa, na qual se trabalha sempre com duas fontes de fornecimento de um mesmo item. Isso para evitar a sua indisponibilidade.

Como transformar a parceria em diferenciais competitivos?

A empresa que conta com o apoio de bons fornecedores, sem dúvida, tem muito mais condições de atuar de maneira competitiva, econômica e fluida. Nesse sentido, erros nos processos de fornecimento, flutuações nos preços e oscilações no padrão de qualidade das entregas se tornam ocorrências menos comuns.

Nesse sentido, percebe-se que é possível tornar a relação de fornecimento de suprimentos em um verdadeiro diferencial competitivo para o negócio. Para isso, no entanto, é preciso gerir bem essa relação empresa/fornecedor a partir de boas práticas. Vejamos quais são elas, a seguir!

Melhora na comunicação

Essa gestão dos fornecedores é um processo mais qualitativo. Assim, é necessário estabelecer uma comunicação assertiva com cada fornecedor, de modo a se monitorar de perto a performance de cada um deles. Para tanto, reuniões, feedbacks e avaliação de indicadores pode fazer toda a diferença na relação e na identificação de oportunidades de melhoria.

Desse modo, com uma relação próxima dos fornecedores é possível conhecer mais a fundo sobre as suas atividades, sobre as inovações e diferenciais aplicados, além de explorar melhor essa relação de fornecimento. Inclusive, há até mesmo casos de fornecedores auxiliarem no desenvolvimento de soluções customizadas, como novas embalagens.

SRM

O SRM (Supplier Relationship Management) é uma abordagem de processos que visa a otimização na relação de fornecimento entre empresas. A ideia é agregar mais valor a essa relação, a partir do gerenciamento mais aprofundado de cada contrato.

O SRM é fundamental para garantir mais visibilidade aos negócios. A partir desse conceito, é possível conhecer cada contrato, os custos envolvidos, prazos, cronogramas de fornecimento etc. Assim, a gestão de riscos de fornecedores se torna ainda mais transparente, possibilitando identificar pontos críticos, além de aproximar os agentes envolvidos na relação.

Vale destacar que quando se trata da gestão fornecedores, essa não pode ser considerada uma relação meramente comercial, mas sim estratégica. Os fornecedores fazem parte da estrutura da empresa, impactam os resultados e, por isso, podem ajudar bastante o negócio, quando alinhados com os seus ideais.

Como você pôde ver, a gestão de risco de fornecedores tem um peso enorme nas operações de indústrias e demais empresas que necessitam da atuação de outros agentes e parceiros para a entrega de um produto final. Assim, ir em busca de fornecedores qualificados, conforme mostramos, traz diferenciais competitivos, otimizações nos custos e na produtividade, pontos extremamente relevantes no cenário empresarial atual.

Então, a sua empresa precisa do apoio de um fornecedor comprometido e que opere com inovação e qualidade? Saiba que a PETRONAS pode exercer esse papel, entregando produtos de alta performance e firmando uma parceria focada em resultados. Entre em contato e tire todas as suas dúvidas!

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Mercado B2B

×
0 %