Estratégias de Custos

Parceria entre suprimentos e manutenção: quais os benefícios para a siderurgia?

Prefere ouvir o áudio deste artigo? Utilize o player abaixo.

A parceria entre suprimentos e manutenção é exigida em diversos setores da indústria. Porém, quando falamos da siderurgia, ela se torna ainda mais relevante. Afinal, alguns insumos, como os lubrificantes, precisam ter qualidade impecável e propriedades específicas para suportar temperaturas elevadas. Em contraste, não se pode apenas considerar os atributos e esquecer o quanto o valor ou a logística são fundamentais nesse processo.

Então, como aliar todos esses pontos indispensáveis para obter lucros e otimizar recursos? De que forma acontece essa comunicação? Neste conteúdo, explicaremos o que é essa colaboração, como funciona e quais são seus benefícios. Leia abaixo e entenda!

De que modo ocorre a parceria entre suprimentos e manutenção na siderurgia?

De acordo com o Instituto Aço Brasil, o país lidera a produção de aço bruto na América Latina. Só em 2021, foram geradas 36 mil toneladas desse material. Além disso, nesse mesmo ano, foi registrado o maior número de contratações dos últimos tempos. Esses dados destacam a importância e a força do setor para a economia.

Apesar de serem informações bastante positivas, ainda existem maneiras de aperfeiçoar os processos na siderurgia. Visto que, dessa forma, as entregas ganham qualidade e as empresas aumentam o faturamento. Unir as áreas de suprimentos e manutenção é uma das opções frequentemente recomendadas.

A necessidade dessa parceria não é difícil de entender. Para executar as revisões de rotina e garantir o excelente funcionamento das máquinas, é necessário contar com insumos de qualidade. Tendo em vista que são os profissionais da operação que dominam essa área, eles são os principais indicados para dizer quais produtos fazem sentido. Isso porque conhecem os equipamentos, sua performance e utilização.

Em paralelo, não se pode escolher sem considerar custo-benefício, prazo, entrega, logística e outros pontos que a equipe de suprimentos tem na ponta da língua. Ademais, sem dúvidas, irá negociar com os fornecedores de maneira mais efetiva do que os outros colaboradores que não foram treinados para essa tarefa.

Logo, essa parceria visa a unir forças e habilidades pensando no ganho geral da empresa. Afinal, de nada adianta conseguir insumos com ótimo preço e prazo de entrega rápido, sendo que eles não são adequados ao forno elétrico, por exemplo. O mesmo acontece nos casos contrários.

Ainda, o time de manutenção tem a responsabilidade de indicar a frequência e a quantidade da mercadoria que deve ser comprada. Desse modo, é possível manter uma gerência de estoque eficaz e lucrativa.

Suprimentos na era da transformação

Como funciona a relação entre suprimentos e manutenção?

A parceria entre suprimentos e manutenção é muito comentada, inclusive na siderurgia. Contudo, em grande parte das vezes, é vista e executada de forma genérica. Mais do que ter uma comunicação alinhada ou compreender os colegas, é preciso que essas equipes troquem informações relevantes. Assim, podem influenciar no trabalho uma da outra e garantir maior assertividade nas compras e na operação.

Para começar, a manutenção deve auxiliar antes das cotações dos produtos. Sua função é indicar quais são as necessidades dos equipamentos para que fique claro o que deve ser adquirido.

Certamente, contar com a avaliação técnica dos profissionais faz toda a diferença. Aqui, eles precisam considerar as recomendações do fabricante, o histórico dos ativos e estratégias para otimizar recursos.

Nesses casos, os responsáveis por suprimentos abordarão o orçamento, que deve encontrar um equilíbrio com a qualidade do insumo e a contenção de gastos. Lembre-se que o ideal é encontrar o melhor custo-benefício. Nunca escolha alternativas que tragam economia a curto prazo porque, provavelmente, elas virão acompanhadas de dores de cabeça.

Depois de ter esses dados em mãos, é o momento de trazer especificações sobre a mercadoria. No caso dos lubrificantes, deve-se ponderar:

  • estabilidade térmica:analisar a temperatura de atuação é indispensável na siderurgia, afinal ambientes com altos níveis de calor são comuns. Sem contar que, se esse ponto não estiver em conformidade, o óleo tende a não ter um bom desempenho;
  • pacote de aditivos:antioxidantes, detergentes e outros componentes são adicionados ao fluido para determinar sua função e essa etapa requer saber quais podem ser utilizados ou não;
  • viscosidade: varia de acordo com o uso. Em alguns casos, deve ser menos viscoso para circular com agilidade e em outros deve ser mais resistente;
  • óleo base:deve-se entender qual o utilizado na fabricação, seja sintético, semissintético ou mineral.

Quais os benefícios da parceria entre suprimentos e manutenção na siderurgia?

Agora que você já entendeu como funciona essa colaboração, chegou a hora de conhecer de perto os benefícios da relação entre suprimentos e manutenção. Em primeiro lugar, é preciso destacar o aumento de desempenho e a confiabilidade dos ativos. Isso porque, com os insumos pensados exatamente para cada um deles, o rendimento aumenta e o medo de paralisações repentinas diminui.

Por consequência, a produtividade da companhia como um todo apresenta ganhos. Visto que se encontrará com menos frequência colaboradores ociosos ou com baixa performance devido a um problema na planta industrial.

Quando falamos do lado dos suprimentos, o cumprimento do valor estipulado em orçamento, bem como a otimização de custos e recursos, são grandes vantagens. Não é à toa, já que esses pontos são determinantes para essa área e definem a eficácia do trabalho. Aqui, ainda é interessante salientar um melhor gerenciamento do estoque e da logística da cadeia em geral.

Leia também: indicadores na cadeia de suprimentos: veja quais são os principais!

Agora, no caso dos lubrificantes, outro ponto positivo é o maior intervalo entre trocas de óleo. Visto que, com um fluido de qualidade e as manutenções em dia, o insumo dura um tempo maior e aumenta a vida útil dos equipamentos.

Antes de terminarmos este conteúdo, temos mais uma dica! Leia nosso outro texto no blog que explica como a tecnologia PETRONAS proporciona um maior saving nas siderúrgicas. Assim, você entende as estratégias para reduzir custos sem prejudicar o desempenho da empresa. Confira!

Acompanhe o que há de novo na industria também pelo Telegram

Você também vai gostar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
0 %